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Ainda em consideração aos adjetivos por ele empregado, o eu lírico se revela:

Em seu sentido global, pode-se AFIRMAR que o tema do poema é:

Ao atribuir às outras pessoas a condição de semideuses, o eu lírico utiliza-se de:

Ao atribuir às outras pessoas a condição de semideuses, o eu lírico utiliza-se de:

Qual é o centro da reflexão feita pelo eu lírico?

Quem ama inventa. (Mário Quintana)

Quem ama inventa as coisas que ama...

Talvez chegaste quando eu te sonhava.

Então de súbito acendeu-se a chama!

Era a brasa dormida que acordava...

E era um revoo sobre a ruinaria.

Tangidos por uns anjos peregrinos

Cujo dom é fazer ressurreições...

Um ritmo divino? Oh! Simplesmente

O palpitar de nossos corações

Batendo juntos e festivamente

Ou sozinhos, num ritmo tristonho...

Oh! Meu pobre, meu grande amor distante.

Nem sabes tu o bem que faz à gente

Haver sonhado... e ter vivido o sonho!

Leia os itens e assinale a alternativa correta. I - O eu lírico dirige-se à pessoa amada. II - O eu lírico trata seu interlocutor na 2ª pessoa do singular (tu). III - O eu lírico mantém coerência no tratamento que dá ao seu interlocutor, porque ele sempre se dirige tratando-o na 2ª pessoa do singular (tu); a 3ª pessoa do singular é utilizada quando ele se refere ao tema do qual se ocupa, que é o amor. IV - De tanto querer amar ou de tanto amar o amor, o eu lírico sonhou ou inventou um ser amado, e com ele, viveu um sonho de amor. Assim, embora o ser amado não fosse real, o sonho de amor foi realmente vivido. V - As formas verbais “chegaste” (2º verso) e “sabes” (13º verso) estão respectivamente no pretérito perfeito do indicativo e no imperativo afirmativo para dar razão ao que o poeta sentia.

A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua está em:

Leia o texto VI para responder às questões 11 a 14.

Algumas palavras e expressões antigas ou em desuso são facilmente encontradas no texto VI. No entanto, outras ainda são utilizadas nos dias de hoje. Por exemplo, pode-se trocar a expressão “Jogavam verde para colher maduro” (sublinhado nas linhas 9 e 10), por:

A letra da canção nos passa algumas informações sobre o eu-lírico e sobre a relação com um “você” que chegou e modificou a sua vida. Das suposições abaixo, identifique uma que não se pode afirmar:

Leia o poema Pronminais de Oswald de Andrade. Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da nação brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Esse texto poderia ser utilizado em uma aula de português para fomentar discussões e reflexões sobre:

A leitura do poema revela que a criação poética baseia-

-se em

Se chorar, chorar é vão / porque os dias vão pra nunca mais" (v. 10-11)

Em relação aos versos em evidências, é correto afirmar:

Texto 5

Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.

A vida inteira que podia ter sido e que não foi.

Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:

- Diga trinta e três.

- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...

- Respire.

..................................................

- O senhor tem uma escavação no pulmão

esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

- O s

- Então, doutor, não é possível tentar o

pneumotórax?

- Não. A única coisa a fazer é tocar um tango

argentino.

(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de

Janeiro: José Olympio, 1973, p.107.)

Em relação ao poema “Pneumotórax", é

correto afirmar que o poeta:

Considere as seguintes afirmações a respeito dos versos: I. O poema destaca, num tom grandiloquente, a forma totalizante como o homem expandiu seus domínios.
II. Ênfase é dada ao espírito materialista do homem, cuja ambição desmedida é a causa da destruição da natureza.
III. A citação de Homero, Isaías e Alexandre se dá em uma gradação que vai do menos ao mais importante, reproduzindo textualmente a evolução das habilidades humanas.
Está correto o que se afirma APENAS em

Leia o trecho a seguir da música Alegria, Alegria de Caetano Veloso.
Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
[...]
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot
[...]
Ela pensa em casamento
E eu nunca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento
Eu vou
Eu tomo uma Coca-Cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou
[…]
Marque a alternativa em que o termo ou expressão em destaque apresente sentido conotativo.

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