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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Folha de respostas:

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A infraestrutura física do CREAS deve assegurar as condições para acessibilidade a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como:

Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, entre outras, as seguintes diretrizes:

1 difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
2 promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
3 consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
4 orientação para o trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

Em geral, as normas sobre conselhos de ensino referem-se a funções deliberativa, consultiva, normativa, mediadora, mobilizadora, fiscal, recursal, entre outras. A função deliberativa é assim entendida quando:

O pedagogo que tem a clareza de elaborar o diagnóstico socioterritorial, com profissionalismo, deverá considerar:

A Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem como o objetivo ofertar serviços especializados com vistas a:

Para assegurar ao CREAS a delimitação e o exercício de suas competências, é fundamental diferenciá-las das competências do Órgão Gestor da Assistência Social, em especial da área responsável pela Proteção Social Especial. De modo geral, cabe ao órgão gestor:

“Certa vez, numa escola da rede municipal de São Paulo, que realizava uma reunião de quatro dias com professores e professoras de dez escolas da área para planejar em comum suas atividades pedagógicas, visitei uma sala em que se expunham fotografias das redondezas da escola. Fotografias de ruas enlameadas, de ruas bem-postas também. Fotografias de recantos feios que sugeriam tristeza e dificuldades. Fotografias de corpos andando com dificuldade, lentamente, alquebrados, de caras desfeitas, de olhar vago. Um pouco atrás de mim dois professores faziam comentários em torno do que lhes tocava mais de perto. De repente, um deles afirmou: “Há dez anos ensino nesta escola. Jamais conheci nada de sua redondeza além das ruas que lhe dão acesso. Agora, ao ver esta exposição de fotografias que nos revelam um pouco de seu contexto, me convenço de quão precária deve ter sido a minha tarefa formadora durante todos estes anos. Como ensinar, como formar sem estar aberto ao contorno geográfico, social, dos educandos?” (Freire, Pedagogia da autonomia, 1996) A reflexão de Paulo Freire nos remete a uma dimensão do currículo amplamente discutida por Tomaz Tadeu da Silva. Trata-se de categorias como:

Leia as afirmações abaixo, extraídas do filme Matrix e do livro de Fernão Capelo Gaivota.

Eu luto Jiu-jitsu ...(Neo) Mostre-me! (Morfeu)
Nada sabes até provares. Voa! (Instrutor)

As ideias acima apontam para um saber construído pelo aprendiz que, continuamente, apropria-se do conhecimento, seja na escola ou fora dela. As referidas ideias sugerem que

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