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Provas: FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Psicólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico Veterinário FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Assistente Social FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Ambiental FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Matemática FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Enfermeiro FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Dentista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - História FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Educador Físico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Contador FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fonoaudiólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Turismólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Ensino Religioso FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Artes FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fisioterapeuta FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Terapeuta Ocupacional FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Nutricionista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Civil FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Auditor
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Adjetivos Locução Verbal Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro) Conjunções

Releia o trecho a seguir. “Isso não significa, é claro, que essa lógica seja aceita por todos, mas pelo menos é uma lógica com fundamentos.” De acordo com a norma-padrão, em relação a esse trecho, pode-se afirmar que

As formas verbais “acreditasse” e “trocaria” em “Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E se falo é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim, troque os seus pensamentos pelos meus.” (3º§) mesmo pertencendo a tempos e modos verbais diferentes,

Analise a frase a seguir: “Se ele ganhasse o campeonato, eu ficaria muito feliz..."

Assinale o tempo e o modo verbal no qual se encontra a palavra destacada:

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 7:

ENTÃO, ADEUS!

(Lygia Fagundes Telles)

Isto aconteceu na Bahia, numa tarde em que eu visitava

a mais antiga e arruinada igreja que encontrei por lá, perdida na

última rua do último bairro. Aproximou-se de mim um padre

velhinho, mas tão velhinho, tão velhinho que mais parecia feito

de cinza, de teia, de bruma, de sopro do que de carne e osso.

Aproximou-se e tocou o meu ombro:

— Vejo que aprecia essas imagens antigas — sussurroume

com sua voz débil. E descerrando os lábios murchos num

sorriso amável: - Tenho na sacristia algumas preciosidades. Quer

vê-las?

Solícito e trêmulo foi-me mostrando os pequenos

tesouros da sua igreja: um mural de cores remotas e tênues como

as de um pobre véu esgarçado na distância; uma Nossa Senhora

de mãos carunchadas e grandes olhos cheios de lágrimas; dois

anjos tocheiros que teriam sido esculpidos por Aleijadinho, pois

dele tinham a inconfundível marca nos traços dos rostos severos

e nobres, de narizes já carcomidos... Mostrou-me todas as

raridades, tão velhas e tão gastas quanto ele próprio. Em

seguida, desvanecido com o interesse que demonstrei por tudo,

acompanhou-me cheio de gratidão até a porta.

— Volte sempre — pediu-me.

— Impossível — eu disse. — Não moro aqui, mas, em todo

o caso, quem sabe um dia... — acrescentei sem nenhuma

esperança.

— E então, até logo! — ele murmurou descerrando os

lábios num sorriso que me pareceu melancólico como o destroço

de um naufrágio.

Olhei-o. Sob a luz azulada do crepúsculo, aquela face

branca e transparente era de tamanha fragilidade, que cheguei a

me comover. Até logo?... "Então, adeus!", ele deveria ter dito. Eu

ia embarcar para o Rio no dia seguinte e não tinha nenhuma ideia

de voltar tão cedo à Bahia. E mesmo que voltasse, encontraria

ainda de pé aquela igrejinha arruinada que achei por acaso em

meio das minhas andanças? E mesmo que desse de novo com

ela, encontraria vivo aquele ser tão velhinho que mais parecia um

antigo morto esquecido de partir?!...

Ouça, leitor: tenho poucas certezas nesta incerta vida,

tão poucas que poderia enumerá-las nesta breve linha. Porém,

uma certeza eu tive naquele instante, a mais absoluta das

certezas: "Jamais o verei." Apertei-lhe a mão, que tinha a mesma

frialdade seca da morte.

— Até logo! - eu disse cheia de enternecimento pelo seu

ingênuo otimismo.

Afastei-me e de longe ainda o vi, imóvel no topo da

escadaria. A brisa agitava-lhe os cabelos ralos e murchos como

uma chama prestes a extinguir-se. "Então, adeus!", pensei

comovida ao acenar-lhe pela última vez. "Adeus."

(...)

Durante o jantar ruidoso e calorento, lembrei-me de

Kipling. "Sim, grande e estranho é o mundo. Mas principalmente

estranho..."

Meu vizinho da esquerda quis saber entre duas garfadas:

— Então a senhora vai mesmo nos deixar amanhã?

Olhei para a bolsa que tinha no regaço e dentro da qual

já estava minha passagem de volta com a data do dia seguinte.

E sorri para o velhinho lá na ponta da mesa.

— Ah, não sei... Antes eu sabia, mas agora já não sei.

http://www.releituras.com/lftelles_entaoadeus.asp - acesso em 11/01/2017

“Ouça, leitor: tenho poucas certezas nesta incerta vida(...) Assinale a alternativa em que a palavra destacada apresenta o mesmo tempo verbal da palavra em destaque no trecho acima.

Sobre a charge a cima, considere as seguintes afirmativas:

1 - A charge satiriza a atual situação econômica do país por meio dos exercícios escolares de conjugação de verbos.
2 - Se o verbo assistir estivesse conjugado com o pronome “tu", teria a forma “assiste".
3 - O pronome “ele", utilizado com o verbo aumentar, faz referência ao governo.
4 - Se a conjugação se desse no futuro simples, teríamos a conjugação “eles reprimiram".

Assinale a alternativa correta.

Sobre a palavra comprava, que aparece no Texto 7, podemos afirmar que

Preenchem corretamente as lacunas I, II e III da frase acima, na ordem dada:

No enunciado "Antigamente, quem não conseguia ser procura v a ter bens materiais para conquistar a admiração dos outros" (TEXTO 04 ). Em relação ao enunciado acima, analise as proposições e marque a alternativa CORRETA.

I- O marco temporal inscrito no texto está no passado e produz um efeito de objetividade.

II- A relação de temporalidade apresenta os fatos de forma contínua e progressiva.

III -O marco temporal é narrado em tempo concomitantemente à fala do narrador e apresenta um efeito de subjetividade.

Está (ão) CORRETA(s), apenas

Assinale a alternativa em que todos os verbos estão corretos, de acordo com o padrão de concordância.

Leia as frases.

I - Em vez de darmos 1 milhão de reais para cada um deles, optamos por dar 40 mil. (Infinitivo pessoal)

II - Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas. (Infinitivo pessoal)

III - (...) tem coisas que eu não dou conta de fazer. (Pret. Perfeito do indicativo.)

IV - Que nós déssemos uma chance para a História mostrar sua razão de ser. (Pret. Imperfeito do indicativo)

Considerando a classificação verbal em parênteses e os verbos sublinhados, considera-se correta a alternativa:

Considere esses elementos de uma oração.

• Expulsar

• Dois jogadores de cada time

• O juiz da partida

Empregando o verbo no pretérito perfeito, a redação que apresenta uma ênfase ao termo “dois jogadores de cada time" é:

Atenção: As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto seguinte.

A representação da "realidade" na imprensa

Parece ser um fato assentado, para muitos, que um jornal ou um telejornal expresse a "realidade". Folhear os cadernos de

papel de ponta a ponta ou seguir pacientemente todas as imagens do grande noticiário televisivo seriam operações que atualizariam a

cada dia nossa "compreensão do mundo". Mas esse pensamento, tão disseminado quanto ingênuo, não leva em conta a questão da

perspectiva pela qual se interpretam todas e quaisquer situações focalizadas. Submetermo-nos à visada do jornalista que compôs a

notícia, ou mesmo à do câmera que flagra uma situação (e que, aliás, tem suas tomadas sob o controle de um editor de imagens), é

desfazermo-nos da nossa própria capacidade de análise, é renunciarmos à perspectiva de sujeitos da nossa interpretação.

Tanto quanto os propalados e indiscutíveis "fatos", as notícias em si mesmas, com a forma acabada pela qual se veiculam, são

parte do mundo: convém averiguar a quem interessa o contorno de uma análise política, o perfil criado de uma personalidade, o

sentido de um levante popular ou o alcance de uma medida econômica. O leitor e o espectador atentos ao que leem ou veem não têm

o direito de colocar de lado seu senso crítico e tomar a notícia como espelho fiel da "realidade". Antes de julgarmos "real" o "fato" que

já está interpretado diante de nossos olhos, convém reconhecermos o ângulo pelo qual o fato se apresenta como indiscutível e como

se compõe, por palavras ou imagens, a perspectiva pela qual uma bem particular "realidade" quer se impor para nós, dispensandonos

de discutir o ponto de vista pelo qual se construiu uma informação.

(Tibério Gaspar, inédito)

Observam-se plenamente as normas de concordância verbal e a adequada articulação entre os tempos e os modos na frase:

Assinale a alternativa correta. No fragmento " Talvez quisesse que seu pai conversasse com você " (21ª§), os verbos estão flexionados no mesmo tempo e modo indicando

É correta a seguinte afirmação:

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