Releia o trecho a seguir. “Isso não significa, é claro, que essa lógica seja aceita por todos, mas pelo menos é uma lógica com fundamentos.” De acordo com a norma-padrão, em relação a esse trecho, pode-se afirmar que
As formas verbais “acreditasse” e “trocaria” em “Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E se falo é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim, troque os seus pensamentos pelos meus.” (3º§) mesmo pertencendo a tempos e modos verbais diferentes,
Analise a frase a seguir: “Se ele ganhasse o campeonato, eu ficaria muito feliz..."
Assinale o tempo e o modo verbal no qual se encontra a palavra destacada:
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 7:
ENTÃO, ADEUS!
(Lygia Fagundes Telles)
Isto aconteceu na Bahia, numa tarde em que eu visitava
a mais antiga e arruinada igreja que encontrei por lá, perdida na
última rua do último bairro. Aproximou-se de mim um padre
velhinho, mas tão velhinho, tão velhinho que mais parecia feito
de cinza, de teia, de bruma, de sopro do que de carne e osso.
Aproximou-se e tocou o meu ombro:
— Vejo que aprecia essas imagens antigas — sussurroume
com sua voz débil. E descerrando os lábios murchos num
sorriso amável: - Tenho na sacristia algumas preciosidades. Quer
vê-las?
Solícito e trêmulo foi-me mostrando os pequenos
tesouros da sua igreja: um mural de cores remotas e tênues como
as de um pobre véu esgarçado na distância; uma Nossa Senhora
de mãos carunchadas e grandes olhos cheios de lágrimas; dois
anjos tocheiros que teriam sido esculpidos por Aleijadinho, pois
dele tinham a inconfundível marca nos traços dos rostos severos
e nobres, de narizes já carcomidos... Mostrou-me todas as
raridades, tão velhas e tão gastas quanto ele próprio. Em
seguida, desvanecido com o interesse que demonstrei por tudo,
acompanhou-me cheio de gratidão até a porta.
— Volte sempre — pediu-me.
— Impossível — eu disse. — Não moro aqui, mas, em todo
o caso, quem sabe um dia... — acrescentei sem nenhuma
esperança.
— E então, até logo! — ele murmurou descerrando os
lábios num sorriso que me pareceu melancólico como o destroço
de um naufrágio.
Olhei-o. Sob a luz azulada do crepúsculo, aquela face
branca e transparente era de tamanha fragilidade, que cheguei a
me comover. Até logo?... "Então, adeus!", ele deveria ter dito. Eu
ia embarcar para o Rio no dia seguinte e não tinha nenhuma ideia
de voltar tão cedo à Bahia. E mesmo que voltasse, encontraria
ainda de pé aquela igrejinha arruinada que achei por acaso em
meio das minhas andanças? E mesmo que desse de novo com
ela, encontraria vivo aquele ser tão velhinho que mais parecia um
antigo morto esquecido de partir?!...
Ouça, leitor: tenho poucas certezas nesta incerta vida,
tão poucas que poderia enumerá-las nesta breve linha. Porém,
uma certeza eu tive naquele instante, a mais absoluta das
certezas: "Jamais o verei." Apertei-lhe a mão, que tinha a mesma
frialdade seca da morte.
— Até logo! - eu disse cheia de enternecimento pelo seu
ingênuo otimismo.
Afastei-me e de longe ainda o vi, imóvel no topo da
escadaria. A brisa agitava-lhe os cabelos ralos e murchos como
uma chama prestes a extinguir-se. "Então, adeus!", pensei
comovida ao acenar-lhe pela última vez. "Adeus."
(...)
Durante o jantar ruidoso e calorento, lembrei-me de
Kipling. "Sim, grande e estranho é o mundo. Mas principalmente
estranho..."
Meu vizinho da esquerda quis saber entre duas garfadas:
— Então a senhora vai mesmo nos deixar amanhã?
Olhei para a bolsa que tinha no regaço e dentro da qual
já estava minha passagem de volta com a data do dia seguinte.
E sorri para o velhinho lá na ponta da mesa.
— Ah, não sei... Antes eu sabia, mas agora já não sei.
http://www.releituras.com/lftelles_entaoadeus.asp - acesso em 11/01/2017
“Ouça, leitor: tenho poucas certezas nesta incerta vida(...) Assinale a alternativa em que a palavra destacada apresenta o mesmo tempo verbal da palavra em destaque no trecho acima.
Sobre a charge a cima, considere as seguintes afirmativas:
1 - A charge satiriza a atual situação econômica do país por meio dos exercícios escolares de conjugação de verbos.
2 - Se o verbo assistir estivesse conjugado com o pronome “tu", teria a forma “assiste".
3 - O pronome “ele", utilizado com o verbo aumentar, faz referência ao governo.
4 - Se a conjugação se desse no futuro simples, teríamos a conjugação “eles reprimiram".
Assinale a alternativa correta.
Sobre a palavra comprava, que aparece no Texto 7, podemos afirmar que
Preenchem corretamente as lacunas I, II e III da frase acima, na ordem dada:
No enunciado "Antigamente, quem não conseguia ser procura v a ter bens materiais para conquistar a admiração dos outros" (TEXTO 04 ). Em relação ao enunciado acima, analise as proposições e marque a alternativa CORRETA.
I- O marco temporal inscrito no texto está no passado e produz um efeito de objetividade.
II- A relação de temporalidade apresenta os fatos de forma contínua e progressiva.
III -O marco temporal é narrado em tempo concomitantemente à fala do narrador e apresenta um efeito de subjetividade.
Está (ão) CORRETA(s), apenas
Assinale a alternativa em que todos os verbos estão corretos, de acordo com o padrão de concordância.
Leia as frases.
I - Em vez de darmos 1 milhão de reais para cada um deles, optamos por dar 40 mil. (Infinitivo pessoal)
II - Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas. (Infinitivo pessoal)
III - (...) tem coisas que eu não dou conta de fazer. (Pret. Perfeito do indicativo.)
IV - Que nós déssemos uma chance para a História mostrar sua razão de ser. (Pret. Imperfeito do indicativo)
Considerando a classificação verbal em parênteses e os verbos sublinhados, considera-se correta a alternativa:
Considere esses elementos de uma oração.
• Expulsar
• Dois jogadores de cada time
• O juiz da partida
Empregando o verbo no pretérito perfeito, a redação que apresenta uma ênfase ao termo “dois jogadores de cada time" é:
Atenção: As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto seguinte.
A representação da "realidade" na imprensa
Parece ser um fato assentado, para muitos, que um jornal ou um telejornal expresse a "realidade". Folhear os cadernos de
papel de ponta a ponta ou seguir pacientemente todas as imagens do grande noticiário televisivo seriam operações que atualizariam a
cada dia nossa "compreensão do mundo". Mas esse pensamento, tão disseminado quanto ingênuo, não leva em conta a questão da
perspectiva pela qual se interpretam todas e quaisquer situações focalizadas. Submetermo-nos à visada do jornalista que compôs a
notícia, ou mesmo à do câmera que flagra uma situação (e que, aliás, tem suas tomadas sob o controle de um editor de imagens), é
desfazermo-nos da nossa própria capacidade de análise, é renunciarmos à perspectiva de sujeitos da nossa interpretação.
Tanto quanto os propalados e indiscutíveis "fatos", as notícias em si mesmas, com a forma acabada pela qual se veiculam, são
parte do mundo: convém averiguar a quem interessa o contorno de uma análise política, o perfil criado de uma personalidade, o
sentido de um levante popular ou o alcance de uma medida econômica. O leitor e o espectador atentos ao que leem ou veem não têm
o direito de colocar de lado seu senso crítico e tomar a notícia como espelho fiel da "realidade". Antes de julgarmos "real" o "fato" que
já está interpretado diante de nossos olhos, convém reconhecermos o ângulo pelo qual o fato se apresenta como indiscutível e como
se compõe, por palavras ou imagens, a perspectiva pela qual uma bem particular "realidade" quer se impor para nós, dispensandonos
de discutir o ponto de vista pelo qual se construiu uma informação.
(Tibério Gaspar, inédito)
Observam-se plenamente as normas de concordância verbal e a adequada articulação entre os tempos e os modos na frase:
Na gravura, alterando-se o sujeito dos verbos do período para “nós" (1ª pessoa do plural), tem-se a seguinte modificação das formas verbais:
Assinale a alternativa correta. No fragmento " Talvez quisesse que seu pai conversasse com você " (21ª§), os verbos estão flexionados no mesmo tempo e modo indicando