O texto a seguir se refere à questão.
“No alto da figueira estava, no alto da figueira fiquei.” Os verbos em destaque estão no tempo:
Observe os versos: “Cantaremos o medo da morte e o medo depois da morte,/depois morreremos de medo". Assinale a alternativa que indica corretamente a flexão verbal para a segunda pessoa do singular, mantendo o tempo verbal utilizado pelo autor:
Complete a lacuna da frase abaixo com o verbo flexionado corretamente;
“ Os aprovados no concurso pareciam não __________ em si de alegria." ( caber)
Leia os trechos abaixo e assinale a alternativa que constitui um fato.
Assinale a alternativa que o verbo esteja conjugado no pretérito perfeito.
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) No período “Luiza ressalta que o lúdico faz parte da proposta pedagógica..." (linha 16), a palavra destacada é um pronome relativo.
( ) No texto, o tempo verbal que predomina é o presente do modo indicativo.
( ) A primeira vírgula do segundo parágrafo pode ser substituída por ponto e vírgula.
( ) As orações “para que os alunos tenham a possibilidade de vencer suas dificuldades" (linha 10) expressam uma ideia de finalidade à ideia de criar “diferentes momentos de aprendizagem por meio de materiais estimulantes em diversas áreas do conhecimento" (linhas 8 e 9).
( ) O sujeito do verbo realizar (linha 21) é o mesmo ser sujeito do verbo apropriar-se (linha 24).
Em: “Mamãe me punha para fora quando a história era mais pesada.", punha está flexionado no
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Considere o trecho do último parágrafo:
Se o homem é um ser racional e usa a razão contra si mesmo (...), então de que é que serve a razão? Se ela não serve à ética, ela se transforma numa arma destrutiva.
Se esse trecho se iniciasse pelo segmento Se o homem fosse plena e absolutamente um ser racional, as formas verbais destacadas deveriam ser, por consequência,
Leia o texto III para responder à questão.
A forma verbal ‘pôde’, no Texto III,
Assinale a alternativa que reescreve os trechos destacados nas passagens – ... embora não conviesse atirá-lo em parte alguma... / ... a ponte é lugar de moradia para quem não dispõe de outro rancho. –, conjugando correta e respectivamente seus verbos.
Os verbos abandonara, mudara, passara e adivinhara estão no tempo:
Texto para responder à questão.
Sobre o fragmento "Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais." Leia as afirmativas. I. A palavra ELE, é um pronome pessoal do caso reto. II. TINHA CAÍDO e TINHA INCENDIADO estão flexionados no pretérito mais-que-perfeito composto. III. A palavra O em tudo o mais retoma o termo AVIÃO, em claro processo de coesão. Está correto apenas o que se afirma em:
Na oração "[...] até mesmo para que não faltem legitimidade e força moral às denúncias de malversação", o verbo sublinhado está conjugado respectivamente:
Analise as seguintes sentenças:
I – Viva com mais saúde!
II – Procure uma unidade de saúde.
Assinale a alternativa CORRETA a respeito da conjugação dos verbos sublinhados.
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Numa reelaboração de um segmento do texto, mantêm-se a correção da frase e uma adequada correlação entre os tempos e modos verbais em: