No século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1872) fez uma viagem de cinco anos ao redor do mundo; a partir de suas observações e do material coletado, ele então elaborou o conceito da seleção natural, conceito central na sua teoria da evolução.
Já no século XX, com as contribuições da genética, a teoria da evolução sofreu ajustes e ficou conhecida como teoria Sintética da Evolução, Neodarwinismo ou Nova Síntese.
De acordo com a teoria Sintética da Evolução e o conceito de seleção natural:
Apesar de os animais representados no cladograma compartilharem um mesmo ancestral, eles se caracterizam por distintos padrões de reprodução ou de nutrição dos embriões e descendentes

DIXSON, A. F. Mammalian Sexuality: The Act of Mating and the Evolution of Reproduction. Disponível em: www.cambridge.org.
Acesso em: 2 jul. 2024 (adaptado)
Ao longo do processo evolutivo, percebem-se, entre esses animais, perdas e ganhos nos padrões citados que envolvem o(a)
dengue, varíola e tétano.
(B) febre amarela, giardíase e malária.
(C) difteria, tuberculose e sífilis.
(D) varíola, poliomielite e botulismo.
(E) dengue, sarampo e malária.
– membros anteriores de todos os mamíferos mostram a
mesma disposição dos ossos desde o ombro às pontas
dos dedos (I);
– em certo ponto do seu desenvolvimento, todos os
embriões de vertebrados têm uma cauda em posição
posterior ao ânus e também estruturas denominadas
arcos faríngeos (II);
– humanos e bactérias compartilham genes que codificam
subunidades ribossômicas utilizadas na síntese
proteica (III);
– vertebrados e cefalópodes apresentam olhos bem
desenvolvidos,
com diferenças estruturais quanto ao
tipo, origem e arranjo de células que os constituem (IV).
As descrições são exemplos de evolução
Os amniotas são um grupo de vertebrados tetrápodes que, durante a evolução, adquiriram várias adaptações para a vida em ambiente terrestre. O esquema a seguir apresenta a filogenia dos amniotas.

No esquema, foram identificados os grupos taxonômicos atualmente extintos, com exceção do Tuatara, único representante atual do grupo dos Esfenodontes. Os números no esquema representam grupos taxonômicos atuais, sendo que
A espécie petauro do açúcar é um tipo marsupial australiano, superficialmente parecido com os esquilos voadores eutérios planadores que vivem nas florestas da América do Norte. Porém, o pentauro do açúcar apresenta outras características que o tornam um marsupial muito mais próximo de cangurus
e demais marsupiais do que dos esquilos voadores e demais eutérios. A compreensão sobre a evolução pode explicar tais observações. Embora estas espécies tenham evoluído independentemente de ancestrais distintos, os dois mamíferos se adaptaram a ambientes similares de modo parecido. Trata-se de um exemplo de espécies que compartilham características por evolução:
Pesquisas em distintas áreas da Biologia fornecem fartas evidências da evolução biológica. Em relação à evolução convergente, podemos citar como exemplo:
Uma das importantes teorias sobre a evolução dos seres vivos foi proposta por Jean Baptiste Lamarck, e era composta pela lei do uso e desuso — órgãos utilizados constantemente se desenvolvem e órgãos não utilizados se atrofiam.
Contudo, historicamente, as ideias de Lamarck foram sendo refutadas, pois estudos posteriores estabeleceram a teoria da
”Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças.”
Charles Darwin https://citacoes.in/citacoes/568187-charles-darwin-nao-sao-as-especies-mais-fortes-que-sobrevivem-nem/- Acesso em 13/11/2019.
A citação de Charles Darwin refere-se ao processo de evolução das espécies. Sobre esse processo, justificase afirmar que
Sobre a Teoria Sintética de Evolução, assinale V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações abaixo, em seguida assinale a alternativa com SEQUÊNCIA CORRETA:
( ) Há dois fatores principais na variabilidade genética: mutações e recombinações genéticas.
( ) Mutação não é a única maneira de surgirem novos genes em uma população.
( )Alterações provocadas pelo ambiente nas características físicas de um indivíduo adulto são transmitidas a sua prole.
( ) A Teoria Sintética de Evolução conseguiu explicar o rearranjo dos genes que chegam aos gametas, permitindo variabilidade genética a partir de fenômenos como a Reprodução Sexuada e Crossing-Over.
( ) A mutação mistura novos genes e a recombinação cria os genes já existentes.
Os fósseis são evidências evolutivas muito importantes quando o assunto é o estudo da evolução. Os achados fósseis e o estudo e a observação da anatomia das espécies, permitiram mostrar a existência de importantes estruturas com uma mesma origem embrionária. Além disso, órgãos estudados que se mostraram atrofiados ou sem função evidente, também foram conceituados. Assinale a alternativa correta que apresenta a identificação dessas estruturas e órgãos retrocitados.
Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.
Os primeiros organismos vivos foram protocélulas, unidades autônomas delimitadas por membranas e organização funcional complexa que permitia a atividade essencial de autorreplicação.
Assinale a alternativa que considerar verdadeira em relação aos conceitos de cada assertiva:
Os mecanismos de isolamento reprodutivo podem ser classificados em pré-zigóticos e pós-zigóticos. Entre as opções apresentadas, a que faz referência a uma barreira pré-zigótica é:
Sobre as eras geológicas e seus principais eventos. Relacione as colunas.
ERA Principais eventos da história da vida
I. Cenozoica ( ) evolução do homem
II. Mesozoica ( ) diversificação dos dinossauros
III. Cambriano ( ) o nível de oxigênio se aproxima do atual
IV. Carbonífero ( ) diversificação dos insetos
A Teoria da Endossimbiose, proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, sustenta que alguns organoides que hoje compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de associações simbióticas estáveis entre diferentes organismos procariontes.
Mais especificamente, essa teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias dos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) sugiram a partir da endocitose de cianobactérias e bactérias aeróbias.

O esquema acima mostra, de forma simplificada, o surgimento de eucariontes a partir de procariontes ancestrais. No esquema, as setas representam as relações evolutivas entre quatro dos cinco Reinos biológicos propostos no modelo classificatório de Whittaker. A ancestralidade eucarionte dos Fungos não é apresentada.
De acordo com as informações acima e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar: