Segundo a teoria da evolução atualmente aceita, o uso inadequado de antibióticos acaba selecionando organismos resistentes a essas substâncias. Essa resistência foi evidenciada na bactéria que causa a tuberculose, tornando ineficazes medicamentos que anteriormente eram eficazes.
FUTUYMA, D. J. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2002 (adaptado).
Segundo a teoria proposta por Darwin, que mecanismo evolutivo explica o aparecimento de bactérias resistentes a antibióticos quando em contato com esses medicamentos?
Membros do reino vegetal conquistaram a terra e evoluíram. O esquema abaixo representa relações filogenéticas entre as algas carofíceas e quatro grupos de plantas atuais. Cada círculo numerado (I,II, III e IV) indica uma aquisição evolutiva compartilhada apenas pelos grupos que estão representados nos ramos adiante desse círculo, durante o tempo evolutivo indicado.
Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
Os esquemas I e II abaixo ilustram dois processos que podem ser compreendidos como evidência evolutiva, revelando a importância da adaptação.
Com base nos esquemas e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.
Os conceitos de evolução transformacional e evolução variacional são atribuídos, respectivamente, às teorias evolucionistas de Darwin e Lamarck, e ambos estabelecem que o processo evolutivo das espécies decorre da sobrevivência e da reprodução entre organismos com diferentes características.
Com base nas informações acima e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
Analisando o texto acima de acordo com os conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
Assinale a alternativa que corresponde a uma observação que NÃO auxiliou Alfred Wegener a construir a teoria da deriva continental:
Atente para as seguintes afirmações em relação à teoria do naturalista Jean–Baptiste Lamarck (1744–1829):
I. Na publicação Filosofia Zoológica (Philosophie Zoologique) de 1809, Lamarck argumentou que as espécies mudam ao longo do tempo e transformam-se em outras espécies.
II. A espécie muda em função de algum mecanismo desconhecido no interior do organismo que o leva a produzir uma prole levemente diferente de si próprio.
III. Lamarck sugeriu que uma espécie poderia ser transformada se as modificações adquiridas individualmente fossem herdadas pela progênie do indivíduo.
É correto o que se afirma em:
O filo Arthropoda é o mais diversificado do reino animal. Esses animais possuem um exoesqueleto articulado, plano corporal segmentado, especializações sensoriais e ciclo de vida que frequentemente inclui metamorfose, o que contribuiu para o sucesso evolutivo do grupo. A respeito dos artrópodes, assinale a alternativa correta.
Um professor de Ciências Naturais que deseja desenvolver a temática “evolução e hereditariedade” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Na Inglaterra, há dois tipos da mariposa Biston betularia: clara e escura, que costumam repousar na árvore bétula.
A predominância de uma das cores de mariposas inglesas constitui uma evidência a favor da
Quando estudamos os processos evolutivos e encontramos organismos de origens diferentes apresentando semelhança de forma ou de comportamento. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse processo.
Leia o texto a seguir:
Sobre a resistência aos antibióticos, é CORRETO afirmar que
A soja transgênica foi criada por meio da introdução de genes
responsáveis pela síntese de uma determinada enzima nas
células das plantas de soja. Esse gene torna as plantas resistentes
aos efeitos do herbicida glifosato que, borrifado sobre a
plantação, penetra pelas folhas, destruindo apenas as ervas
daninhas não resistentes ao herbicida. O uso do herbicida tem o
objetivo de eliminar plantas invasoras que dificultam a cultura da
soja.
A cultura desse tipo de soja transgênica acarreta
O s gráficos a seguir representam três propostas sobre a evolução
dos seres vivos.
Considere que nos gráficos 2 e 3 os eixos são os mesmos do
gráfico 1.
Os três gráficos acima poderiam ser utilizados para ilustrar três
ideias sobre a evolução dos seres vivos em um plano de aula,
conforme as propostas a seguir.
I.O gráfico 1 serve para explicar a ideia de fixismo, isto é, a
ideia de que o número de espécies é fixo e imutável.
II.O gráfico 2 pode ser utilizado para explicar a ideia de que os
seres vivos se modificam ao longo do tempo.
III.O gráfico 3 pode ser utilizado para explicar tanto a ideia de
Lamarck quanto a de Darwin.
Assinale: