O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de instituições e órgãos que regulam e executam as operações financeiras no Brasil. O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão colegiado de caráter deliberativo e normativo que atua como a mais alta autoridade monetária do Brasil.
Qual é a função do Conselho Monetário Nacional (CMN) no Sistema Financeiro Nacional
Tendo sido regulamentadas por resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2018, as fintechsintroduziram inovações nos mercados financeiros.
O que diferencia uma SEP (Sociedade de Empréstimo entre pessoas) de uma SCD (Sociedade de Crédito Direto)?
Tendo sido regulamentadas por resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2018, as fintechs introduziram inovações nos mercados financeiros. O que diferencia uma SEP (Sociedade de Empréstimo entre pessoas) de uma SCD (Sociedade de Crédito Direto)
São exemplos de órgãos normativos, entidades supervisoras e entidades operadoras, respectivamente:
A Resolução 4.818/2000 do Banco Central do Brasil consolida os critérios gerais para a elaboração e divulgação de demonstrações financeiras individuais e consolidadas das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Está sob o alcance dessa resolução:
Uma instituição financeira possui diversas agências com atendimento presencial, contando com milhares de funcionários. Por força de nova política empresarial decorrente de aquisição do controle acionário por nova instituição, ocorre o fechamento de centenas de agências e a substituição por postos de pagamento exclusivamente eletrônico, sendo incentivada, ainda, a utilização de meios
digitais por força da criação de aplicativos para inserção em aparelhos telefônicos e computadores.
Consoante a Resolução CMN n° 4.949/2021, as instituições financeiras que prestam serviço
Operações de open market, como a compra e venda de títulos públicos pelo Banco Central, são utilizadas para ajustar a base monetária. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o efeito de uma compra de títulos pelo Banco Central no mercado aberto
J é economista, com larga experiência no setor financeiro, tendo iniciado sua carreira como caixa em pequeno banco no interior do estado onde nasceu. Dado o seu currículo, foi convidado para exercer atividade de ouvidor em prestigiada instituição financeira.
Nos termos da Resolução CMN no 4.860, de 23 de outubro de 2020, o estatuto da instituição financeira deve conter, dentre outros dados, os critérios de designação e de destituição do ouvidor e o tempo de duração de seu
O gerenciamento do meio circulante para garantir, à população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie é competência
Como parte da missão de assegurar que o sistema financeiro seja sólido e eficiente, a autorização para funcionamento de instituições financeiras controladas por capitais nacionais é concedida
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Economia. Dentre as suas diversas funções, o Banco Central é responsável por
Tendo em vista que estudos do Banco Central do Brasil, com base em dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), revelaram que, em 2017, as 277 empresas brasileiras que obtiveram recursos no mercado de capitais tiveram custos menores que aquelas que se financiaram por meio dos canais tradicionais de crédito bancário, julgue o próximo item, relativo aos instrumentos de captação de recursos disponíveis no mercado de crédito e no mercado de capitais para as empresas brasileiras.
Uma forma de obtenção de crédito bancário pelas empresas é a conta garantida, caso em que a liberação dos recursos está condicionada ao oferecimento de garantias pelo tomador do crédito.
As casas lotéricas possuem autorização para receber pagamentos de contas de luz, água, telefone e, em alguns municípios, até certos tributos.
Esse tipo de função, própria do setor bancário tradicional, só é possível por autorização:
A Resolução nº 4.553, de 30 de janeiro de 2017, estabelece a segmentação do conjunto de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a aplicar proporcionalmente a regulação prudencial.
De acordo com essa Resolução, o Segmento 2 (S2) é composto pelos(as)
A regra de Taylor é uma das mais conhecidas regras de política monetária dos bancos centrais. Na formulação mais simples, ela pode ser expressa como:
em que o subscrito t é o horizonte temporal de um ano;
i é a taxa de juros básica;
rn é a taxa de juros real natural;
πt é a taxa de inflação efetiva;
πm é a meta de inflação anual;
lnYt é o logaritmo do produto efetivo;
lnYt* é o logaritmo do produto potencial, compatível com a taxa natural de desemprego, e α e β são os pesos relativos conferidos pela autoridade monetária aos objetivos de alcançar a meta de inflação e o produto potencial, respectivamente.
Nesse contexto, suponha um banco central que confira peso igual aos objetivos de atingir a meta de inflação e o produto potencial (ou seja, α = 0,5 e β = 0,5).
Se as evidências confirmarem que a taxa de inflação efetiva alcança níveis inferiores à meta de inflação, e a taxa de desemprego persiste significativamente acima da taxa natural de desemprego, a regra de Taylor estabelece que, supondo tudo o mais constante, a autoridade monetária deverá