Leia as afirmativas a seguir:
I. No basquetebol, ganha a equipe que fizer o menor número de pontos.
II. No basquete, as agressões entre jogadores são consideradas faltas.
Marque a alternativa CORRETA:
Bracht e Almeida (2003) afirmam que as ideias que orientaram a intervenção do Estado no setor esportivo, nas quatro ou cinco últimas décadas do século XX foram:
a) o esporte como instrumento de ação política no plano internacional (o desejo declarado por medalhas);
b) a ideia de que a prática de esportes em massa é promotora da saúde e de uma melhor qualidade de vida da população.
Segundo eles, no que diz respeito à intervenção do Estado no sentido de o país obter conquistas esportivas internacionais, buscava-se
Teixeira e Caminha (2013) apresentam um estudo sobre a existência do preconceito de gênero no futebol feminino e concluem que o preconceito sobre as mulheres nessa modalidade esportiva é causado pela ideia de incompetência e fragilidade fundadas no discurso
Durante um treino de futebol em um dia de muito sol e calor, um atleta se retira do campo para falar com seu técnico, pois sentia dores de cabeça muito fortes, tonturas e também calafrios. Ao olhar para o atleta, o técnico notou que sua pele estava muito pálida, suas pupilas estavam dilatadas e que suava abundantemente. Analisando essa situação, segundo M. Flegel, Primeiros socorros no esporte, e com o intuito de identificar o problema para que possam ser tomados os devidos cuidados, é correto afirmar que o atleta está passando por um estado de
O vôlei, também chamado de volley ou voleibol, é um esporte de origem norte-americana do século XIX. É um esporte de popularidade significativa em grande parte do mundo, e está presente em muitos torneios e eventos esportivos de âmbito internacionais, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos.
Os movimentos do vôlei são, EXCETO:
É característica da ginástica competitiva:
Dentre os tempos aplicados no jogo de Basquetebol, existe o tempo debitado que consiste
No Basquetebol, quando um jogador obtém a posse de bola no jogo e sua equipe permanece com a posse da bola, é aplicada a regra de 24
segundos, que determina que a equipe
Na marcha atlética, o atleta precisa manter um ritmo de passos, em que pelo menos um dos pés deve estar em contato com o solo. As provas oficiais desta modalidade são divididas em quais distâncias?
As provas de corridas com barreiras e obstáculos no Atletismo tem modalidades femininas e masculinas, que são divididas em
O esporte, como conteúdo da Educação Física (EF) na escola, deverá ser oferecido de forma que o aluno possa compreendêlo integralmente e conhecendo suas diferentes modalidades. É imprescindível que o profissional de EF tenha conhecimento que
O primeiro passo para traçarmos objetivos pedagógicos à prática dos esportes na escola é conceituarmos e diferenciarmos esporte educacional e esporte rendimento “performance". Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O esporte educação traz consigo o propósito da vitória sobre o adversário e, normalmente, essa prática pode ser vista em transmissões televisivas de campeonatos nacionais e internacionais de várias modalidades esportivas, como futebol, voleibol, judô, ginástica e outros.
II. O esporte rendimento é aquele que visa ao êxito, à vitória e ao esporte espetáculo, sendo muitas vezes antidemocrático, preocupandose, principalmente, com o treinamento sistematizado dos componentes físico, técnico e tático.
III. O esporte educação é aquele que pode ser trabalhado de forma interdisciplinar e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando a seletividade e a hipercompetitividade, tendo como objetivo alcançar o desenvolvimento integral do aluno.
IV. O esporte rendimento é aquele que se preocupa com a formação integral do aluno e está pautado em princípios educacionais, ou seja, aquele que deve ser praticado de forma não sistematizada, evitando, principalmente, a seletividade e a hipercompetitividade;
V. O esporte educação deve ter caráter formativo e está pautado em princípios educacionais, proporcionando ao aluno a vivência de diferentes modalidades, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.
Está correto somente o item:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O basquetebol é um esporte individual, nunca praticado entre equipes.
II. No basquetebol, os jogadores são classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. No atletismo, a prova de salto pode ser feita em duas modalidades: em salto vertical e em salto horizontal.
II. No salto em distância, o atleta corre e salta após passar 5 metros da marca estabelecida.
Marque a alternativa CORRETA:
Kunz, In: Stigger e Lovisolo (2009), aborda o esporte segundo a fenomenologia, destacando as ideias de Merleau-Ponty sobre a percepção, sensibilidade e intuição.
Segundo Kunz, existe algo que determina os movimentos que o ser humano realiza no esporte e, ao mesmo tempo, é determinado pelos movimentos que o ser humano realiza.
Ele se refere à