Sabe-se que os dados oriundos dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são utilizados para apoiar o planejamento de ações, além de possibilitar a construção de indicadores pactuados internacionalmente.
A alternativa que descreve um SIS é:
Existe um tipo de desenho de estudo epidemiológico que é adequado para identificar pessoas e características passíveis de intervenção, além de gerar hipóteses de causas de doenças, mas com limitações para determinar se a exposição antecede ou representa a consequência da doença ou condição relacionada à saúde. Ou seja, ele é inadequado para determinar associações do tipo causa efeito.
Esse tipo de desenho de estudo é o
A cronobiologia estuda os processos orgânicos rítmicos. No contexto específico da Saúde do Trabalhador, são investigados vários temas que se relacionam com o desempenho, o risco de acidentes, as caraterísticas dos trabalhos por turnos e as alterações que a idade do trabalhador pode acarretar.
Com relação ao trabalho noturno, sabe-se que
A Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) nº 275, de 21 de outubro de 2002, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. À luz da RDC supracitada, a única afirmativa correta sobre os requisitos legais referentes aos POPs é a seguinte:
A compreensão de conceitos de bioestatística é fundamental para que o profissional de saúde consiga interpretar dadosepidemiológicos e estudos científicos. Com relação ao tema, é correto afirmar que
A epidemiologia nutricional tem como alvo compreender as exposições e as alterações alimentares e nutricionais relacionadas ao desenvolvimento de enfermidades. Dessa forma, são utilizadas várias medidas e indicadores epidemiológicos.
Quanto às medidas de frequência e às derivações do conceito de risco, é correto afirmar que:
A transmissão da filariose ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito da espécie Culex com larvas infectantes do parasito.
O viajante que se desloca para áreas de transmissão de malária deve procurar orientação de prevenção antes da viagem e acessar o serviço de saúde, caso apresente sintomas de malária dentro de três meses após retornar de uma área de risco de transmissão da doença.
Para o estudo sobre a mortalidade infantil e materna em uma determinada área, deve-se advertir que o denominador usado para a construção desses indicadores de saúde são feitos à base de dados que implicam:
Em uma área com 100 mil habitantes, foram notificados cerca de 50 casos de sarampo nos últimos dois meses. Com essas informações, os serviços de saúde podem construir indicadores a respeito desse agravo. Considerando tais informações, assinale o indicador de saúde que poderá ser elaborado com os dados descritos.
A Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Analise as doenças e/ou agravos abaixo, de acordo com a periodicidade da notificação, e coloque I para Imediata e S para Semanal.
( ) Acidente de trabalho com exposição a material biológico
( ) Hanseníase
( ) Botulismo
( ) Cólera
( ) Malária na região extra amazônica
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Considerando a lista de doenças de notificação compulsória, segundo o Ministério da Saúde, analise as patologias a seguir.
Estão corretas as alternativas
No campo da promoção da saúde são considerados exemplos de aplicação do SUS para com a população:
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
As causas externas ocupam o primeiro lugar na mortalidade de adolescentes e jovens e são determinadas por:
A gonorréia é causada por: