Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
Os referenciais teóricos de determinada abordagem didática são espelhados na sequência didática de maneira direta, sem intermediação.
Um telescópio refrator é constituído por duas lentes convergentes: uma objetiva, de distância focal igual a 50,0 cm; e uma ocular, de distância focal igual a 2,0 cm.
Tendo como referência essas informações, julgue o item subsequente.
Ao se utilizar o referido telescópio para observar objetos distantes, como a Lua, planetas e estrelas, a imagem da lente objetiva será formada a uma distância de 52,0 cm dessa lente.
A respeito desse assunto, a autora destaca que a avaliação pode ser um instrumento de
A respeito da queda livre dos corpos, assinale a alternativa correta.
Um exemplo de concepção prévia, um conhecimento ou representação que a pessoa elabora a partir de uma primeira e superficial interpretação de um fenômeno, é considerar que os astronautas flutuam dentro da Estação Espacial Internacional porque não há força gravitacional no vácuo. Uma estratégia para tentar modificar essas concepções é, ao invés de simplesmente apresentar a resposta correta, apresentar situações em que as explicações fornecidas pelas concepções prévias falhem, gerando conflitos cognitivos. Com base nessa estratégia, uma afirmação que pode produzir conflito cognitivo com relação à concepção citada é
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
A elaboração de um plano de aula deve iniciar-se pela construção da sequência didática, estabelecendo-se, a seguir, a metodologia na qual tal sequência se enquadra.
Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.
O Tracker é um software de análise de vídeo, que pode ser executado apenas em notebooks e desktops.
Na natureza, encontram-se exemplos de sistemas físicos oscilantes que podem ser aproximados pela equação de um movimento harmônico simples, como a oscilação de um pêndulo em pequenos ângulos, a oscilação de um elétron em torno do núcleo e o deslocamento da corda de instrumentos musicais. Suponha que o deslocamento transversal de um ponto em uma corda seja descrito pela equação
Quanto ao efeito fotoelétrico, assinale a alternativa correta.
No livro do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, são mostradas duas figuras de imagens em dois tipos de óculos:
imagem ampliada e imagem diminuída.

É correto afirmar que, respectivamente, os óculos são para os seguintes defeitos da visão:
A BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
(BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, s/d. p. 15)
Para atender a essa proposta, o professor de Física na Educação Básica deve buscar a
Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
O fenômeno que faz a luz passar por uma fenda é chamado de polarização.
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
Os referenciais teóricos servem apenas de guias genéricos para a elaboração de sequências didáticas, uma vez que o que importa e dá coerência a uma aula é a experiência do professor.
Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.
Recentemente as TDIC têm ganhado lugar de notoriedade entre os recursos didáticos utilizados em sala de aula.
Com relação ao material didático para o ensino de física criado pelo Comitê de Estudo de Ciências Físicas (Physical Science Study Committee) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é correto afirmar que