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Ao ponderar sobre as noções de “saúde” e “doença”, Durkheim estabelece uma metáfora orgânica que tem a finalidade de:

O desenvolvimento da sociedade industrial, ao longo do século

XIX, foi objeto da reflexão sociológica. Karl Marx e Émile

Durkheim foram dois teóricos que participaram dessa discussão,

através da análise da divisão do trabalho.

Assinale a opção que identifica corretamente aspectos dessa

análise em Marx e Durkheim.

Analise as definições do fazer sociológico apresentadas a seguir.
1- O sociólogo estuda os fatos sociais em uma perspectiva comparativa, seguindo um método que lhe permite defini–los, refutar as interpretações precedentes e elaborar sua explicação sociológica.
2- A sociologia é o estudo do conjunto das leis fundamentais próprias dos fenômenos sociais, que permite determinar as etapas do progresso histórico percorrido pela humanidade.
3- A sociologia compreende a sociedade mediante um procedimento interpretativo, elabora conceitos de tipos e procura regras gerais para explicar a causualidade do decurso e dos efeitos da ação social.
Eles correspondem, respectivamente, às comcepções de

Émile Durkheim, em As regras do método sociológico, formula as categorias de solidariedade, coesão social e divisão do trabalho. Assinale a opção que identifica corretamente as relações entre elas.

Para Durkheim, o objeto central da análise sociológica é o conceito de

No que se refere a autores associados ao funcionalismo, uma das

principais correntes do pensamento sociológico, e suas teorias,

julgue os itens subsequentes.

Em relação à ideia da divisão do trabalho, as analogias de Émile Durkheim expõem a relevância que as noções de sociedade e de indivíduo adquirem para ele, distinguindo-as inteiramente da ideia de organismo da forma como aparece na biologia.

Em 1895, Émile Durkheim, em As Regras do Método Sociológico,   buscava

Max Weber nasceu em uma família liberal – seu pai era um político do partido Nacional-liberal na Alemanha – e protestante (pietismo). Juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, entrou para a história da Sociologia como um dos pais-fundadores desta ciência. Sobre os autores citados, podemos afirmar que: I. As influências de Weber são muitas, podemos apontar sumariamente algumas delas; o Idealismo Alemão (Hegel); os filósofos ligados à escola neokantiana (Windelband, Rickert e Feurbach); a sociologia de Simmel; e a escola neoclássica da economia (Menger). II. Podemos notar uma postura crítica dos três autores clássicos da Sociologia ao longo de suas obras. Karl Marx desenvolveu o conceito de fetichismo da mercadoria para a compreensão crítica da sociedade capitalista, Max Weber a racionalização e Émile Dukheim a anomia. III. Para Weber, a ação social aparece como elemento central de análise para a compreensão/explicação do mundo histórico-social. Para Durkheim, a regra fundamental é que os fatos sociais devem ser considerados como coisas. Para Marx, o fundamental é entender a relação dinâmica entre os elementos contraditórios da realidade histórica. IV. A questão nuclear com a qual se defrontam Weber e Durkheim, em boa parte de suas obras, diz respeito à busca da neutralidade das ciências sociais, bem como a tipificação da ação coletiva, a partir da ação individual. V. Os pensamentos de Weber e Marx se distanciam em perspectivas distintas no que diz respeito aos rumos da sociedade moderna. Se este último conclama os trabalhadores à união para superar as relações sociais alienadas, o primeiro resigna-se diante da racionalidade fria e calculista da sociedade moderna. Assinale a alternativa correta:

Nos clássicos da Sociologia, a forma como eles pensam a organização social reflete a forma como eles utilizam o método de análise da sociedade. Sobre o método utilizado por eles, aponte a alternativa incorreta:

Além de Karl Marx, que formou suas ideias na primeira metade do século XX, os clássicos maiores da Sociologia são Émile Durkheim e Max Weber. A Sociologia é definida por Durkheim e Weber, respectivamente, como a ciência:

De acordo com as correntes teóricas, os métodos e as técnicas da

sociologia da educação, julgue os itens subsequentes a respeito da

institucionalização da sociologia da educação como uma disciplina

acadêmica e um campo de pesquisa.

A educação é um fenômeno social, presente em toda e qualquer cultura, que hominiza o homem, de acordo com a teoria durkheimiana.

“A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ou seja, por ano, um milhão de indivíduos decidem tirar a própria vida. Atualmente, 55% destes têm menos de 45 anos idade - em 1950, por outro lado, 60% dos suicidas eram mais velhos que isto. Os dados são de um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS)” (acesso em 21/01/2013 http://revistaepoca.globo.com). No final do século XIX, Émile Durkheim produziu um dos estudos clássicos da sociologia, O Suicídio. Karl Marx também escreveu algumas notas a respeito deste fenômeno em Sobre o suicídio, publicando-as em janeiro de 1846. A partir das análises de Marx e Durkheim, podemos afirmar que:

Émile Durkheim nasce na região entre a Alsácia e a Lorena, em 1858, e morre em 191De família judia, mas agnóstico, ainda jovem vai a Paris completar seus estudos, até que inicia sua carreira de professor universitário em Bordeaux. É durante o período de Bordeaux que ele produz suas obras mais conhecidas: Da divisão do trabalho social (1883), As Regras do Método Sociológico (publicada dois anos depois desta primeira) e O Suicídio (1887). Em 1902, deixa Bordeux e segue para a Sorbonne. A partir das obras do autor e de seus conhecimentos, julgue as assertivas seguintes. I - Podemos dizer que existem vários sentidos para o termo positivismo, como é comum nas ciências humanas. Por muito tempo a expressão “positivismo” tornou-se antes uma expressão ofensiva do que um termo técnico da filosofia. Apesar disso, a Sociologia positivista teve uma influencia profunda para pensadores como E. Durkheim, T. Parsons e Z. Bauman. II - As preocupações maiores de Durkheim são sobre a delimitação do campo de estudo da sociologia, a identificação do objeto de estudo específico desta nova ciência e a definição de procedimentos e regras bem definidas para a pesquisa sociológica, articulando-a com a Psicologia, a Biologia e a Filosofia. III - Cumprem funções importantes de socialização a educação, a religião, a família, já que são instituições sociais capazes de inculcar nos indivíduos uma série de valores morais e de conduzi-los a aceitarem os papéis que lhes são impostos socialmente. IV - Durkheim considera a prática do crime como um fato social anormal, indicando que o direito positivo possui um caráter de coerção social perante os indivíduos tomados isoladamente. V - Pensando na solidariedade mecânica, ela se estrutura a partir das semelhanças entre seus membros. Aqui a consciência individual é extremamente consolidada e exerce uma pressão forte sobre as ações coletivas. É correto afirmar que:

“As histórias são parecidas: sem aviso, as meninas são levadas pelas mães a um local ermo, onde encontram uma espécie de parteira que as espera com uma navalha. Sem qualquer anestesia ou assepsia, a mulher abre as pernas das garotas - muitas vezes, crianças de menos de dez anos - e corta a região genital, num procedimento que varia da retirada do clitóris ao corte dos grandes lábios e à infibulação (fechamento parcial do orifício genital).” (Acesso em 5.7.2010. Sanches, Giovana. http\\ g1.globo.com). Algumas comunidades realizam a prática da circuncisão como forma de reprimir o desejo sexual, garantir a fidelidade conjugal e manter as jovens “limpas” e “belas”. No momento em que os indivíduos passam a se inserir em determinado contexto social, eles sofrem interferências dos grupos sociais no qual pertencem, geralmente se relacionando com normas, valores criados coletivamente. Sobre essas discussões, qual a alternativa que podemos ligar á teoria de Émile Durkheim?

Entre os fundadores da Sociologia, destacam-se os nomes de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
Esses autores conceberam de modo diferente o papel da Sociologia e o caráter das mudanças sofridas pelas sociedades europeias do seu tempo. É correto afirmar que:

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