A partir da crise cambial sofrida pelo Brasil em 1999, um forte ajuste fi scal foi promovido na economia. Fazem parte deste ajuste fi scal uma elevação do superávit primário e a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Indique qual das seguintes opções não descreve características
deste ajuste fi scal.
Durante a década de 90 do século XX, o Estado brasileiro vivencia a investida "neoliberal" sobre sua estrutura jurídico administrativa.
Entre as instituições e mecanismos criados para dar conta desses processos está o Ministério da
Administração e Reforma do Estado (MARE). A partir da análise de Elaine Behring, em sua obra "Brasil em
contrarreforma", considere as seguintes afirmativas:
1– O modelo de reforma proposto não pretende atingir o Estado mínimo, mas reconstruir um Estado que mantém suas responsabilidades na área social, acreditando no mercado, do qual contrata a realização de serviços, inclusive na própria área social.
2– A reforma orienta direcionar a economia brasileira predominantemente para o mercado interno e a indústria nacional. Deve receber proteção via subsídios estatais, condicionados ao desenvolvimento tecnológico, visando substituir as importações.
3– No modelo proposto pelo MARE, é possível enfrentar a crise fiscal a partir do paradigma social–liberal, que preconiza um Estado pequeno e forte, com a tarefa de garantir a propriedade e os contratos, promover o bemestar e realizar uma política industrial e de promoção das exportações.
4– Frente à crise fiscal do Estado brasileiro, a constatação de sua insolvência, bem como a ineficiência do serviço público, o modelo proposto atribui ao Estado o papel de coordenador suplementar e não executor direto de todas as políticas públicas.
Estão corretas as afirmativas:
Um dos ingredientes fundamentais para a substancial redução, nos anos 90 do século passado, das altas taxas de inflação na economia brasileira foi a(o)
A respeito da regulação econômica dos mercados, considere:
I. Pode ser definida como um conjunto de regras que
se originam do governo (ou das agências reguladoras)
e afetam o funcionamento dos mercados,
interferindo na eficiência alocativa das empresas.
II. Ganha importância no contexto brasileiro de privatizações,
instaurado a partir dos anos 1990
III. Na definição dos chamados “marcos regulatórios”
destacam-se três tipos de regulação − de mercado,
de preços e de qualidade.
IV. Pode ser utilizada para amenizar diferentes tipos de
falhas na operação dos mercados como, por exemplo,
as externalidades, o poder de mercado e a
informação assimétrica.
Está correto o que consta em
Em agosto de 1979, o ministro Delfim Netto assumiu a Secretaria do Planejamento com uma proposta desenvolvimentista ao mesmo tempo que visava o combate à inflação. Assinale a alternativa que está relacionada às medidas adotadas e seus respectivos resultados obtidos.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento foi lançado logo após o primeiro choque do petróleo. Em relação a esse plano, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Tinha como meta desestimular a demanda interna afim de conter a inflação propagada pelo choque externo ocasionado pela forte elevação do preço do barril de petróleo. ( ) A meta do plano era a de crescer a uma média próxima de 10% ao ano e foi comprida, entre 1974 e 1979. ( ) A prioridade da industrialização mudou do setor de bens de consumo duráveis para os de bens de capital e insumos básicos. As afirmativas são, respectivamente,
Contribuíram diretamente para a queda da desigualdade brasileira a partir de 1993 todos os seguintes determinantes, exceto:
Indique qual das seguintes opções de fato contribuiu para a notável expansão da produção e exportação agrícola a partir de 1999 no Brasil.
O processo de industrialização da economia brasileira, no século XX, foi
Em relação às razões relacionadas para a privatização das empresas estatais na década de 1990, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A baixa qualidade dos serviços prestados. ( ) O déficit financeiro dessas empresas. ( ) A alteração no quadro tecnológico internacional. As afirmativas são, respectivamente,
Após a desvalorização cambial no início de 1999 não se verificou a redução da atividade econômica. Em relação aos motivos deste fato, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A economia brasileira apresentou um fraco desempenho em 1998 e, assim, o crescimento de 1999 foi computado a partir de um nível base mais baixo. ( ) O governo promoveu um “hedge”ao setor privado, o que evitou um efeito-riqueza associado à queda do consumo e do investimento. ( ) As importações foram substituídas em alguns setores pela maior competitividade que a mudança cambial propiciou ao setor doméstico frente ao setor externo. As afirmativas são, respectivamente,
Um traço positivo do sistema tributário no Brasil é a
Durante o regime militar, a economia brasileira mergulhou em uma das mais graves crises de sua história. Para conter a inflação elevada, os governos posteriores ao regime militar adotaram planos econômicos para tentar combater a hiperinflação. Qual plano econômico bloqueou contas e aplicações financeiras nos bancos, confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país, incluindo o das cadernetas de poupança e extinguiu a moeda vigente à época, o cruzado, restabelecendo o cruzeiro?
Sobre a necessidade de financiamento externo da economia brasileira após 1994, considere as seguintes afirmativas: 1 O hiato de recursos foi ampliado. 2 O hiato de recursos, que nas décadas anteriores tinha sido determinante importante do endividamento externo, passou a ser determinado pelo influxo de capital. 3 A estabilidade inicial de preços após o Plano Real atraiu grande entrada de investimentos greenfield, o que garantiu o aumento da oferta e da competição internas. 4 A política econômica da chamada âncora cambial incluía a elevação das taxas de juros internas, resultando numa nova estrutura de entrada de capitais com maior participação dos fluxos de portfólio. Assinale a alternativa correta.
De acordo com Lopes & Rosseti (2009), quais foram os fundamentos da estabilização do Plano Real, pós-emissão da nova moeda?