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Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Instituídas por meio da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, define-se currículo como: 

Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de 2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem. Esse princípio NÃO requer:

A respeito das estatísticas e avaliações oficiais, julgue os itens subsequentes.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador sintético, referente aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ao ensino médio, que combina informações relativas à aprendizagem dos alunos, apuradas em exames padronizados de larga escala, e o fluxo escolar, calculado a partir dos dados de aprovação do censo escolar.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Com relação à gestão democrática e à organização da escola, a legislação vigente define o conceito de gestão democrática no tocante à horizontalização das relações. Entretanto, omite a forma de escolha dos gestores escolares, o que ocasiona interpretações ambíguas e disparidades regionais sobre o tema.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A qualidade social preconizada no referido documento pressupõe compromisso com o acesso e a permanência do estudante na escola, bem como com a qualidade de sua formação, cujo principal responsável é o professor.

Em 2013, com o advento da Lei no 12.796/2013, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou por importantes mudanças, talvez as maiores desde a sua promulgação. Acerca de o que essas duas leis dissertam a respeito de educação inclusiva, assinale a alternativa correta.

No Art. 38 da Resolução n. 4/10, que define as Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, consta que

“deve ser considerada a participação da comunidade na definição

do modelo de organização e gestão da escola, bem como suas

estruturas sociais, suas práticas socioculturais e religiosas, suas

formas de produção de conhecimento, processos próprios e

métodos de ensino-aprendizagem e suas atividades econômicas".

Essas normas atendem à organização de escola para

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em suas referências conceituais, e, alinhado ao conceito de cidadania que expressa o documento, torna-se exigência do projeto educacional:

O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.

O principal objetivo do planejamento de ensino é garantir o cumprimento dos conteúdos estabelecidos na grade curricular.

A Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, no art. 47, aborda a avaliação da aprendizagem. É correto afirmar que a avaliação deve ser de:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, “A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania.” Discutem-se, no documento, o conceito de cidadania e a necessidade da mudança de perspectiva a respeito do tema. A cidadania nas diretrizes é entendida como:

Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.

De acordo com o conceito de polivalência, o trabalhador desempenha diferentes tarefas, mobilizando distintos conhecimentos, o que o leva a superar a parcialidade e a fragmentação típicas dos antigos sistemas de produção em massa.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

(DCN) têm por objetivo orientar as políticas públicas

educacionais na elaboração, implementação e avaliação de orientações curriculares.

Em suas determinações referentes às propostas curriculares

dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

segundo as DCN, o currículo do Ensino Fundamental é

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