Não corresponde ao nome de uma dança:
O texto considera que um corpo vazio (de som, sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa. Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o ápice de
"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo". Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31. Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças. ( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade. ( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando. As afirmativas são, respectivamente,
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores
construídos pela condição das experiências vividas nas
periferias de muitas cidades. Colocando-se como um
contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o
hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo
é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa
à população excluída.
SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008
As autoras abordam no texto um movimento cultural que
também tem características reconhecidas
No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o
debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o
movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe
uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são
aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?
Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas
a seguir.
I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,
capaz de gerar identidade e promover a interação.
II.Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais, sem hierarquizá-las.
III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em
movimento para entender o valor dos exercícios físicos.
Assinale:
Essa forma de dança social (folclórica) desenvolveu-se como parte dos costumes e tradições de um povo que expressa sua manifestação cultural. Transmitida de geração a geração, é uma das formas de dança mais antigas, datando desde a época das culturas tribais evoluídas que estabeleceram ligação com as grandes civilizações da história da humanidade. A principal característica dessa dança é a integração, socialização, prazer, divertimento, respeito aos costumes e tradições.
HASS, A. N; GARCIA, A. Ritmo e Dança. Canoas: Ulbra, 2003 (fragmento).
As danças folclóricas, sendo uma expressão das diferentes manifestações da dança
A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas
muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos
passos executados pelos dançarinos foram infl uenciados pelos
franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica
termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar
atividades como essas, devem os professores de Educação
Física se valer tanto do conhecimento histórico–social, quanto
do técnico–corporal.
Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos
de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija–flor" se realiza quando: