A respeito do frevo analise as afirmativas abaixo:
I) O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do Brasil.
II) O frevo tem origem no século XIX em Rio Grande do Sul, onde surgiu da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres.
III) O frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada ao som de uma banda que segue o estilo dos blocos de carnaval. Ele incorpora elementos de outras danças, tais como maxixe, polca e, inclusive, a capoeira. Uma das características mais marcantes é a utilização de sombrinhas coloridas, objeto que assume um papel importante na dança.
Assinale a alternativa abaixo:
Leia sentença e complete a lacuna a seguir:
A___________ é um tipo de dança clássica, embora sua origem tenha sido campestre. A valsa surgiu na Áustria e na Alemanha, no inicio do século XIX. Importante pontuar que a mesma surgiu primeiramente como uma dança, sendo posteriores as composições desta como música.
Dançar é uma das maneiras adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. A prioridade é levar o aluno a:
Como parte de um dos elementos da dança, a cinesfera (kinesfera) é um elemento relacionado ao movimento corporal do dançarino, sendo adequadamente explicado como:
Considerando o grau de expressividade trazido para a dança moderna, assim como os desenvolvimentos e novidades técnicas, é correto afirmar que:
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Atribui-se aos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a provável origem desse folguedo.
São principais danças Folclóricas, EXCETO:
Sobre as características do ritmo salsa, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) A salsa é caracterizada pelo movimento quaternário, ou seja, pelo movimento em quatro tempos.
( ) Os movimentos são executados para frente e para trás.
( ) A salsa faz o uso de muitos movimentos com giros.
( ) A salsa é um ritmo que só pode ser coreografado em dupla ou mais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Investigar a dança a partir da cultura corporal de movimento que se estabelece em espaços escolares, é adentrar no universo cultural e social de corpos historicamente construídos e, consequentemente, referir-se:
A dança é uma das linguagens da Arte. Observe a seguir os estilos de dança e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
As palmas que marcam o ritmo e o sapateado forte em filas ou rodas são a base dessa dança.
A respeito da Capoeira, assinale a alternativa INCORRETA.
São elementos estruturantes da dança:
Relacione as colunas dos nomes com os movimentos dos passos de ballet clássico.
(1) Tendu.
(2) Rond de jambe.
(3) Jeté.
( ) significa rodar a perna, que pode ser feito à terre ou en l'air, no chão ou no ar. Se for feita no chão, a perna tem de desenhar no chão um semi-círculo ou a letra D. Pode ser feito de trás para frente ou ao contrário. Se for feito no ar, a perna sai para for e faz um círculo, em que a coxa aparentemente não se mexe.
( ) O nome deste passo significa atirado, lançado. Nesse passo o bailarino atira a perna com energia, sempre esticada. Existem vários tipos de saltos, grandes ou pequenos.
( ) Neste movimento uma das pernas fica esticada ao lado, à frente ou atrás do corpo. Afasta-se a perna na direção pretendida, arrastando também o respetivo pé. Levanta-se primeiro o calcanhar e, de seguida a planta do pé, mantendo a ponta do pé apoiada no chão.
Assinale a alternativa CORRETA.
A Dança na escola não é a arte do espetáculo, é educação através da arte. A dança tem importância para alcançar os objetivos da Educação, um deles, o desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, portanto, esta prática propicia ao aluno: