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Os arquitetos Everton e Joana adquiriram pacote de viagens para passar a lua de mel na Europa, primeira viagem internacional do casal. Ocorre que o trajeto do voo previa conexão em um país que exigia visto de trânsito, tendo havido impedimento do embarque dos noivos, ainda no Brasil, por não terem o visto exigido. O casal questionou a agência de turismo por não ter dado qualquer explicação prévia nesse sentido, e a fornecedora informou que não se responsabilizava pela informação de necessidade de visto para a realização da viagem.

Diante do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

Antônio desenvolve há mais de 40 anos atividade de comércio

no ramo de hortifrúti. Seus clientes chegam cedo para adquirir

verduras frescas entregues pelos produtores rurais da região.

Antônio também vende no varejo, com pesagem na hora,

grãos e cereais adquiridos em sacas de 30 quilos, de uma

marca muito conhecida e respeitada no mercado.

Determinado dia, a cliente Maria desconfiou da pesagem e fez

a conferência na sua balança caseira, que apontou suposta

divergência de peso. Procedeu com a imediata denúncia junto

ao Órgão Oficial de Fiscalização, que confirmou que o

instrumento de medição do comerciante estava com

problemas de calibragem e que não estava aferido segundo

padrões oficiais, gerando prejuízo aos consumidores. A cliente

denunciante buscou ser ressarcida pelo vício de quantidade

dos produtos.

Com base na hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.

O fornecedor que não cumprir a data e o turno escolhido por ele dentre as três opções enumeradas pelo consumidor para a entrega de produto ou para a realização do serviços fica, no Estado de Santa Catarina, por força do disposto na Lei Estadual n. 15.779/12, sujeito à advertência e à multa.

Xavier adquiriu, em 20/9/2012, na casa de materiais de construção Materc Ltda., piso em cerâmica fabricado pela empresa Ceramic Ltda. A Materc Ltda. comprometeu-se a instalar na cozinha da residência de Xavier o material comprado e assim o fez, prevendo contratualmente trinta dias de garantia. Posteriormente, em 19/3/2013, o piso passou a apresentar rachaduras. Diante de tal situação, Xavier contatou, em 20/3/2013, os técnicos das empresas envolvidas, que, no mesmo dia, compareceram ao local. O representante da Materc Ltda. não reconheceu a má prestação do serviço; contudo, o preposto da fabricante atestou que os produtos adquiridos apresentavam vícios. Não obstante, este informou que, como já havia transcorrido o prazo da garantia oferecido pelo serviço, bem como o prazo de trinta dias previsto em lei, nada poderia ser feito. Inconformado com os produtos adquiridos, Xavier ingressou com ação de cobrança contra os fornecedores e requereu que estes, solidariamente, restituíssem a quantia paga. Nessa situação hipotética, conforme as disposições do CDC,

Acerca dos direitos básicos do consumidor, do fato do produto e do

serviço e da responsabilidade civil do fornecedor, julgue os itens a

seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Beatriz contratou Sílvio para prestar serviço de reparos

elétricos em sua residência. Dias depois, um de seus

equipamentos eletrônicos, que estava ligado a uma tomada

reparada por Sílvio, queimou. Beatriz, então, acionou-o

judicialmente, pleiteando sua responsabilização pelo ocorrido.

Em contestação, Sílvio apresentou laudo técnico cuja

conclusão apontava que Beatriz havia ligado o equipamento

em tomada com voltagem superior à capacidade do aparelho.

Nessa situação hipotética, o juiz deverá concluir pela

responsabilização de Sílvio, independentemente de culpa.

No que tange ao contrato de adesão, às práticas abusivas, ao fato do

produto e do serviço, à responsabilidade solidária e ao direito de

regresso, julgue os itens subsequentes.

O fornecedor de serviços está obrigado a entregar ao

contratante de seus serviços orçamento prévio discriminando

o valor da mão de obra e dos materiais, entre outros aspectos,

não respondendo o contratante por eventuais ônus ou

acréscimos decorrentes da necessidade de contratação, pelo

fornecedor, de serviços de terceiros surgida durante a execução

do serviço e que não estejam previstos no orçamento prévio.

Segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor sobre a qualidade de produtos e serviços, a prevenção e a reparação de danos, a responsabilidade

Acerca dos direitos básicos do consumidor, do fato do produto e do

serviço e da responsabilidade civil do fornecedor, julgue os itens a

seguir.

Considere que, em determinado supermercado constem nas

prateleiras informações referentes à quantidade, às

características, à composição, à qualidade e ao preço dos

produtos, bem como as referentes aos riscos a eles associados,

mas não conste informação sobre os tributos incidentes sobre

tais produtos. Nessa situação, o supermercado estará

infringindo regra constante no CDC.

Acerca dos direitos básicos do consumidor, do fato do produto e do

serviço e da responsabilidade civil do fornecedor, julgue os itens a

seguir.

O feirante que vender uma fruta estragada não poderá ser

responsabilizado pelo vício se o produtor da fruta estiver

claramente identificado.

No que diz respeito à relação jurídica de consumo, assinale a opção correta.

A respeito da responsabilidade civil, da posse, do usufruto, do contrato de locação e das práticas comerciais no âmbito do direito do consumidor, julgue os itens que se seguem.

Segundo o entendimento do STJ, caso preexistam outras inscrições regularmente realizadas, a ausência de prévia comunicação ao consumidor da inscrição do seu nome em órgão de proteção ao crédito não ensejará indenização por danos morais.

Com relação aos fundos para a reconstituição dos direitos difusos lesados, julgue os itens subsecutivos.

No âmbito federal, o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) tem por finalidade reparar danos causados por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos, excetuados os relativos à defesa do consumidor, que devem ser reparados pelo Fundo de Defesa do Consumidor (FDC) gerido pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.

Dulce, cinquenta e oito anos de idade, fumante há três

décadas, foi diagnosticada como portadora de enfisema

pulmonar. Trata-se de uma doença pulmonar obstrutiva

crônica caracterizada pela dilatação excessiva dos alvéolos

pulmonares, que causa a perda da capacidade respiratória e

uma consequente oxigenação insuficiente. Em razão do

avançado estágio da doença, foi prescrito como essencial o

tratamento de suplementação de oxigênio. Para tanto, Joana,

filha de Dulce, adquiriu para sua mãe um aparelho respiratório

na loja Saúde e Bem-Estar. Porém, com uma semana de uso, o

produto parou de funcionar. Joana procurou imediatamente a

loja para substituição do aparelho, oportunidade na qual foi

informada pela gerente que deveria aguardar o prazo legal de

trinta dias para conserto do produto pelo fabricante.

Com base no caso narrado, em relação ao Código de Proteção

e Defesa do Consumidor, assinale a afirmativa correta.

No que tange ao contrato de adesão, às práticas abusivas, ao fato do

produto e do serviço, à responsabilidade solidária e ao direito de

regresso, julgue os itens subsequentes.

Se um liquidificador, após poucos dias de uso, explodir e

causar sérios ferimentos ao consumidor que o tiver adquirido,

o comerciante e o fornecedor serão objetiva e solidariamente

responsáveis pelos danos a ele causados.

Acerca da qualidade dos produtos e serviços,

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