Assinale a alternativa que reescreve a passagem – Os mais novos têm escolhido o isolamento do espaço privado em detrimento do uso do espaço público... – de acordo com a norma-padrão de regência e do emprego do sinal indicativo de crase.
Quanto à voz de Maria Gadú, pouco adianta dizer que é rouca ou grave. Semelhante ......... experiência olfativa, ......... qual usamos com frequência analogias, aduzir ......... voz uma definição não resolve a imprecisa descrição. Maria Rita Kehl, assim, termina por introduzir uma imagem: “uma lixa muito fina a filtrar o som que passa por ela, vindo do fundo de um poço”. Preenche respectivamente as lacunas acima o que se encontra em:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), de acordo com o texto.
( ) Quanto ao sinal indicativo de crase, a grafia correta dos cinco vocábulos, na sequência das lacunas no primeiro parágrafo, é: à , a ,a , as , a.
( ) Em “Talvez você já tenha ouvido" (1º parágrafo), a forma verbal composta pode ser substituída por ouvira, sem prejuízo de significado temporal e sem ferir a norma culta da língua.
( ) Em “Porém, já parou para se perguntar de onde ela vem?" (1º parágrafo), o pronome “se" faz referência a “você" e “ela" faz referência a “a expressão 'o esporte forma caráter'".
( ) Em “já parou para se perguntar" e “Já o esporte tem seu sentido" (1º parágrafo), o vocábulo sublinhado apresenta o mesmo significado nas duas ocorrências.
( ) As duas últimas frases do primeiro parágrafo podem ser assim reescritas, sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita: “Enquanto a ética tem como sentido a condução da vida e tem seu propósito maior na conquista da felicidade, o esporte tem seu sentido na saúde e bem-estar e tem seu propósito na formação do sujeito ético."
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
A constante exposição à mídia acaba levando o filósofo... (último parágrafo)
No segmento acima, o sinal indicativo de crase deverá ser mantido caso se substitua “mídia" por
Cunha e Cintra (2008, p.692) definem a crase como a fusão de duas vogais idênticas numa só. Trata-se da junção da preposição “a" com o artigo “a". Assinale a alternativa que apresenta o uso INADEQUADO da crase, obedecendo ao determinado pela gramática da Língua Portuguesa.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.
No trecho “à análise de cenários alternativos e à inclusão da sociedade na formulação das políticas" (ℓ. 26 a 28), o emprego do sinal indicativo de crase é obrigatório em ambas as ocorrências.
O uso INCORRETO da crase pode ser visto na seguinte frase:
INSTRUÇÕES: A questão diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-las.
Assinale a alternativa que justifica corretamente o porquê de o termo “a" em “a medir" (linhas 10 e 11) não ter sido craseado:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do 3º parágrafo do texto
Leia os fragmentos retirados das obras de Graciliano Ramos. Em qual alternativa o acento indicador de crase deverá ser retirado?
Com base na norma-padrão e considerando as questões linguísticas referentes ao texto, assinale a alternativa correta.
Considere o seguinte texto: Em meio _____ escassez de recursos, não foi possível dar atenção especial _____ todos os que mais precisavam de ajuda. Contudo, __________ que foi possível identificar como casos críticos, foi dispensado tratamento prioritário. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.
O uso do sinal indicativo de crase em “à proposta pedagógica da escola" (linhas 6 e 7) é equivocado, já que uma escola pode ter mais de uma proposta pedagógica, o que obrigaria a redação do trecho à construção da ideia de indefinição, sem artigo feminino precedendo “proposta pedagógica".