Qual das alternativas completa correta e respectivamente os espaços pontilhados do texto?
A frase em que o uso do sinal indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada é:
Levando em conta a necessidade do uso da crase, avalie as afirmações que seguem:
I. Nas lacunas tracejadas das linhas 02 e 03, o uso de à é obrigatório.
II. Nas lacunas tracejadas das linhas 09 e 38, o uso de à é utilizado considerando-se que atende às duas condições suficientes e necessárias – a regência do verbo visar e o fato de que os termos pospostos às lacunas permitirem o uso do artigo feminino – para o uso da crase.
III. Na linha 18, o uso da crase na lacuna tracejada é obrigatório em virtude da regência do verbo reduzir (l. 18). Quais estão corretas?
Atente para os dois excertos abaixo, sobre os quais se seguirão algumas assertivas referentes a escolhas morfossintáticas e semânticas feitas pelo autor. Anteponha-lhes V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Em “O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica.", o uso da vírgula indicando elipse é crucial para a correta compreensão do enunciado. Da mesma forma, isso ocorre em “A puberdade, o choque de realidade."
( ) Em ambos os fragmentos, veem-se situações em que se justifica o emprego da vírgula para separar termo(s) intercalado(s).
( ) No excerto II, temos o emprego da vírgula separando vocativo, que é termo discursivo de grande relevância para a construção do enunciado.
( ) As aspas, presentes no fragmento I, têm por função chamar a atenção para um uso inadequado do item lexical, no caso o verbo “roubar".
( ) O uso da crase, no fragmento I, está adequado, pois permite identificar a elipse de um substantivo, evitando-lhe a repetição. É uso equivalente ao que ocorre em “tutu à mineira", “bife à milanesa", entre outras expressões afins, nas quais se identifica um substantivo elidido.
A sequência CORRETA, de cima para baixo é:
O texto a seguir é referência para a questão.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
Assinale a alternativa incorreta quanto ao uso da crase:
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o sinal grave indicativo da crase deve ser empregado na palavra destacada em:
Quanto à ocorrência da crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir:
O autor comparou ___ situação da China ___ dos demais países e chegou ___ uma conclusão um tanto preocupante.
De acordo com o emprego do acento grave indicador de crase, analise a regra abaixo e assinale a alternativa que contempla tal regra:
“Recebe acento grave o “a" das locuções adverbiais “à moda de" e “à maneira de". Frequentemente essas expressões aparecem subentendidas, mas, ainda assim, o acento grave será de rigor sobre o 'a'."
Completa corretamente os espaços pontilhados do texto a sequência de palavras da alternativa:
O emprego do acento indicativo de crase em “e à indireta" (linha 24) justifica-se pela regência do termo “expostas" (linha 23) e pela presença de artigo definido feminino, empregado para determinar o termo “violência" (linha 24), que está omitido no segmento.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Na linha 10, o emprego do acento indicativo de crase em "às sociedades" justifica‐se pela regência do termo "ameaças" e pela presença do artigo definido feminino plural que se antepõe a "sociedades".
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la
“Isso limitava muito sua mobilidade, o que, naturalmente, intensificava ainda mais sua depressão, em um ciclo vicioso de prejuízos à saúde." (linhas 8 a 11). Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do acento grave indicador de crase no termo destacado.
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o uso do sinal indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:
Uma frase redigida com clareza e em conformidade com a norma-padrão da língua é: