A estrutura padrão do ofício requer uma ordem em que cada elemento aparece no documento. Dentre as partes que compõem o texto oficial estão: Cabeçalho; Identificação do Expediente; Local e data; Endereçamento; Assunto; Texto; Fechos para Comunicações e Numeração das Páginas. Quanto à correta formatação dos referidos elementos, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à comunicação e à redação oficial, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Quando se fala em redação oficial, quem comunica é o serviço público (secretarias,departamentos, ministérios, divisão, serviço, seção), e o que se comunica deve ser algum assunto relativo às atribuições do órgão em questão.
( ) Na redação oficial, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto seja adequado à finalidade e à situação comunicativa.
( ) Comunicar com objetividade e acessibilidade é a finalidade básica da redação oficial, impondo certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de modo distinto daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.
( ) A clareza é uma qualidade de todo texto oficial e implica em buscar uniformidade do tempo verbal em todo o texto, usar frases curtas e bem estruturadas, apresentar as orações na ordem direta, evitar intercalações excessivas e explicitar o significado da sigla em sua primeira referência.
Assinale a sequência correta.
Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Ao comprimentar‐lhe, temos a honra de submeter a consideração desse Conselho proposta de reanálise de parecer desfavorável à prorrogação de prazo de vigência vencível em 23/03/2019 prorrogando‐os por mais 360 dias conforme proposta desta entidade de serviço social.
Considerando-se as expressões e os vocábulos latinos de uso frequente nas comunicações administrativas oficiais, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Ex officio.
(2) Sic.
(3) Lato sensu.
(4) Quorum.
(---) Medida tomada no serviço público segundo a rotina.
(---) Número mínimo de membros presentes necessário para que uma assembleia possa funcionar ou deliberar regularmente.
(---) Em sentido amplo, em sentido geral.
(---) Pospõe-se a uma citação, ou nela se intercala, entre parênteses ou entre colchetes, para indicar que o texto original é bem assim, por errado ou estranho que pareça.
Texto para responder à questão.
Suponha que a psicóloga Marieke Liema, a serviço da Universidade Estadual de Goiás, estivesse interessada em realizar entrevistas com detentos de alguns presídios goianos e que, para isso, fosse necessário emitir um expediente ao Diretor-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás, com a finalidade de apresentar a proposta e solicitar a realização do trabalho. De acordo com as normas prescritas pelo Manual de Redação da Presidência da República, nesse contexto comunicativo, a suposta correspondência
Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.
De que se trata ato administrativo expedido por autoridade pública por meio do qual instruções são dadas para a execução de um serviço, uma lei, regulamento, nomeação, demissão ou medida disciplinar?
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O uso da primeira pessoa no expediente hipotético apresentado não viola a recomendação de impessoalidade da linguagem em comunicações oficiais.
Considerando o trecho de documento hipotético apresentado anteriormente, julgue o item a seguir.
A linguagem empregada no texto é inadequada à correspondência oficial, por sua informalidade e simplicidade.
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos que estamos tentando acesso junto ao Sistema de Informações desse Conselho a mais de quinze dias sem sucesso e o mesmo consta como "aguardando autorização", conforme comprovante em anexo.
Analise se os itens a seguir estão certos (C) ou errados (E) e marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) O Parecer difere da Informação, pois enquanto o primeiro caracteriza-se como um exame apurado sobre determinado assunto ou fato, o segundo caracteriza-se por apresentar possíveis soluções para um problema, fornecendo subsídios para a tomada de decisões.
( ) A exposição dos resultados de atividades desenvolvidas e realizadas em uma empresa, por exemplo, geralmente apresentada a uma autoridade superior, com o propósito de cientificá-la acerca da execução de serviços, deve ser feita por meio de um Relatório.
( ) Os termos de um Contrato podem ser alterados, se necessário, mediante uma Declaração feita pelas partes envolvidas, desde que devidamente registrada em cartório e registrada anteriormente em ata.
( ) No caso de uma abertura de licitação, a fim de torná-la pública e de conhecimento das partes interessadas, o instrumento de comunicação e divulgação a ser usado é o Edital.
A sequência correta, de cima pra baixo, é a da alternativa:
Considerando que o fragmento de texto apresentado integra parte de uma correspondência oficial, julgue o item a seguir.
Os aspectos estruturais e o tema do texto indicam tratar-se de expediente que segue o padrão ofício, ao passo que o seu fechamento sugere tratar-se de documento destinado a autoridade de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior à do remetente.
Analise as afirmativas a seguir, em relação à redação de correspondências oficiais.
Assinale a alternativa CORRETA.
O texto a seguir é um e-mail fictício, enviado por um funcionário de um hemocentro a um de seus fornecedores.
Prezado Sr. Silva, venho por meio deste confirmar o recebimento de material descartável na sexta feira à tarde. Nossos sinceros agradecimentos e sem mais para o momento!!!
Bjos e abs!
Com base no texto e nas normas da redação oficial, julgue o próximo item.
O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser sempre preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.
O emprego de Vossa Excelência no campo de indicação do destinatário é considerado inadequado.