“O debate sobre os direitos humanos e a formação para a cidadania vem alcançando mais espaço e relevância no Brasil, a partir dos anos _______ e, ______ por meio de proposições da ___________________ organizada e de ações governamentais no campo das __________________________, visando ao fortalecimento da democracia". (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e consecutiva:
“[...] é uma forma de gerenciamento de conflitos, através do qual um facilitador auxilia todas as partes direta e indiretamente envolvidas num conflito, a realizarem um processo dialógico visando transformar uma relação de resistência e oposição em relação de cooperação. Nesse processo, através de técnicas de comunicação não violenta, os envolvidos decidem coletivamente como lidar com circunstâncias decorrentes do ato danoso e suas implicações para o futuro, levando à responsabilização, à reparação de danos e à reintegração, com o fortalecimento dos laços comunitários e à prevenção de futuros conflitos”. (Curso de introdução à justiça restaurativa para educadores: manual prático, p. 14). Como se denomina o tipo de justiça definida acima?
A sigla FUNDEB significa:
Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.
A oferta de vagas está praticamente universalizada no País. O maior contingente de crianças fora da Escola encontra-se na região:
“O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente."
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
Na escola quando há um caso de adolescente que está em situação de conflito com a lei, deve-se acionar_____________, quando um adolescente tirou a arma para o professor, ou bateu no professor ou está depredando a escola, o professor deve acionar ___________________ e quando um professor vê um menino com hematoma que denota espancamento, queimaduras, maus-tratos deve acionar ________________.
A luta pela escola pública obrigatória e gratuita para toda a população tem sido bandeira constante entre os educadores brasileiros, sobressaindo temas sobre as funções sociais e pedagógicas, como a universalização do acesso e permanência, e a educação com qualidade e ainda o atendimento às diferenças sociais e culturais, a formação para a cidadania crítica. Entretanto, tem-se observado nas últimas décadas contradições mal resolvidas entre quantidade e qualidade em relação ao direito à escola, entre aspectos pedagógicos e aspectos socioculturais, entre uma visão de escola assentada no conhecimento e outra nas suas missões sociais. LIBÂNEO (2010). Ao considerar a crítica feita por Libâneo, podemos defender que a função social da escola é visar
A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.
Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.
A discussão sobre a função social e política da escola passa pela compreensão de quais são as atribuições próprias dessa instituição. A respeito da função social da escola, julgue o item seguinte.
As dimensões social e política da escola mantêm relações distintas, cujas ações são marcadas por inúmeras especificidades; por isso elas não se confundem nem se complementam.
Da pauta de um determinado treinamento consta como objetivo: “desenvolver pessoal que possa pensar a instituição em termos globais e amplos". A equipe responsável pelo treinamento deve considerar que o conteúdo a ser trabalhado constitui:
Marque a alternativa que não pode ser considerada uma estratégia de prevenção ao uso de drogas na escola:
Art. 16 - O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I. Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação.
II. Buscar refúgio, auxílio e orientação.
III. Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, para tanto, não existem restrições legais.
Em consonância com a Lei 8.069/90, está correto o que se afirma em:
A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.
A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.
Sobre as previsões de oferta da educação a distância, de acordo com a legislação educacional vigente, é correto afirmar que o
De acordo com Maluf, (2009) a atividade lúdica como prática indispensável nas classes infantis, pois permite às crianças a aquisição de novos conhecimentos de forma natural e agradável, promovendo o bem-estar psicológico e trazendo benefícios como: assimilação de valores, aquisição de comportamentos, desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, aprimoramento de habilidades e principalmente:
A diversidade econômica, social e cultural exige da escola o conhecimento da realidade em que vivem os alunos, condição importante para que o aluno possa se reconhecer como parte dessa cultura e construir identidades afirmativas. Ao mesmo tempo, a escola deverá propiciar aos alunos condições para transitarem em outras culturas, para que transcendam seu universo local, com vistas a: