Considerando as definições dos dispositivos de drenagem pluvial urbana previstas na Norma DNIT 030/2004 – ES, analise as afirmativas a seguir.
I - As galerias são dispositivos destinados à condução dos deflúvios que se desenvolvem na plataforma rodoviária para oscoletores de drenagem, através de canalizações subterrâneas.
II - Os bueiros são dispositivos de captação, localizados junto aos bordos dos acostamentos ou meios-fios da malha viária urbana, que, através de ramais, transferem os deflúvios para as galerias ou outros coletores.
III - Os poços de visita são caixas intermediárias que se localizam ao longo da rede para permitir modificações de alinhamento, dimensões, declividade ou alterações de quedas.
Está correto o que se afirma em:
Em certo local foi implantada uma linha de estacas-prancha ao longo de grande comprimento, de modo que o nível d’água (NA) nos dois lados da linha de estacas ficou com um desnível (H) de 4 metros. A figura abaixo mostra uma seção transversal dessa situação, na qual se encontra traçada a rede de fluxo estabelecida no solo de fundação.

Considerando que o nível d’água em ambos os lados é mantido constante e que a condutividade hidráulica do solo é de 3,33 x 10-6m/s, a vazão que percola por baixo cortina, por metro de comprimento, é de:
Nos projetos de sistemas de saneamento básico, na etapa de concepção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, é comum partir de dados de censos populacionais para projetar a população para o ponto futuro de alcance do projeto. São utilizados métodos matemáticos de projeção como o aritmético, o geométrico e o da curva logística.
A tabela apresenta os dados dos últimos censos de um município onde se pretende instalar um novo e completo sistema de saneamento:

A população de projeto do sistema para o ano de 2050, pelo método geométrico, é de:
Se o módulo de elasticidade e momento de inércia forem iguais para todas as barras, os momentos fletores máximos positivos e negativos da estrutura abaixo serão, respectivamente:

Se todas as barras da estrutura representada na figura abaixo possuírem as mesmas propriedades físicas e geométricas e o produto do módulo de elasticidade com o momento de inércia for igual a 2×105 kN.m, a deformação vertical para baixo do Ponto A será de:

Para executar 1 m2 de impermeabilização com manta asfáltica, classe B, estruturada com poliéster não tecido, face exposta em alumínio, tipo II, espessura e = 4mm; um engenheiro apropriou os seguintes consumos de material e mão de obra:
1,15 m2 de manta asfáltica com polímeros e elastômeros, classe B, poliéster não tecido, face exposta em alumínio, tipo II, e = 4mm;
0,26 kg de gás;
0,4 L de primer, emulsão asfáltica à base de água, para colagem de mantas;
0,4 h de pedreiro aplicador de impermeabilização; e
0,8 h de ajudante de aplicador de impermeabilização.
Os custos desses insumos, incluindo os encargos sociais de mão de obra, são:

Se o BDI por decisão do empreiteiro será nulo, o custo unitário total desse serviço, incluindo materiais e mão de obra, é:
O método do payback simples (PBS) é um método de avaliação financeira de um empreendimento que, a partir do capital inicial e do fluxo de caixa previsto, mede o prazo necessário para recuperar o investimento realizado nessa obra. Dessa forma, ele não considera a desvalorização do dinheiro no tempo.
Um investidor está interessado em aportar R$ 800.000,00 em um empreendimento que apresenta o fluxo de caixa mostrado na tabela. No quadro a seguir, o investimento está entre parênteses e os retornos na sequência:

Para esse empreendimento ser aceito pelo investidor, uma vez que ele não pretende ter prejuízo, sua expectativa é de ter, no mínimo, um PBS menor que:
Para executar um serviço de assentamento de telhas de PVC rígido com inclinação de 27% em cobertura são utilizados pedreiro telhadista e ajudante de telhadista, trabalhando 8 horas por dia, com índices de uso horário, respectivamente, de 0,25 h/m2 e 0,50 h/m2.
Uma vez que serão utilizados 3 pedreiros e 6 serventes, a duração do trabalho para executar 1.200 m2 será de: