Observe:
" ... e não apenas com palavras ... ", '' .... e pode se transformar ... "," ... e faz isso de tal maneira .. . "," ... e a gente pensa .. .''.
A repetição do "e", conjunção com valor aditivo, foi usada por Galeano para:
A classe gramatical a que pertence a palavra destacada em "Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]” é:
Texto 04
Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa autoestima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo ASSIM nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.
LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44,
p.25, 3 nov. 2004. Artigo de Opinião.
Sobre o uso do operador argumentativo MAS, no primeiro parágrafo do texto, é correto afirmar que o conecto r provoca:
Texto para responder à questão.
Com relação à oração anterior, a conjunção destacada em: “Morei dez anos em São Conrado e, na época, costumava fazer o trajeto com frequência, MAS desisti do programa..." confere ideia de:
Texto para responder à questão.
No trecho: “Se, como todos nós, também tu te questionas...”, a conjunção SE introduz oração que expressa ideia de:
Texto para responder à questão.
A opção que pode substituir a conjunção destacada em “PORTANTO, o cérebro não só filtra o que é importante” por ter o mesmo valor semântico é:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No terceiro parágrafo, que trata dos dados do censo do IBGE sobre o trabalho infantil na faixa etária dos 5 aos 9 anos, a relação estabelecida entre os resultados da pesquisa de 2015 e os que poderão ser mostrados na próxima é de:
Foram indicadas corretamente as ideias representadas pelos conectivos destacados, EXCETO em:
Assinale a opção em que o valor semântico das conjunções destacadas está corretamente identificado.
A oração “visto que estão presentes na vida do aluno fora do seu ambiente escolar” (linhas 16 e 17) expressa, em relação à oração anterior, circunstância de
O tom é de autoajuda. O próprio autor usa a expressão “dados como terapia”. Mas isso em nada diminui o valor da obra... (1o parágrafo)
O emprego do vocábulo “Mas” permite concluir que, em livros do estilo de Factfulness, o tom de autoajuda pode ser considerado como indício de um texto
Releia o trecho a seguir.
“Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor [...]"
O trecho destacado nesse excerto confere a ele uma ideia de:
Observe as orações:
Ela jogou seu laço como a mulher maravilha.
Gritou tanto que perdeu a voz.
Quanto mais eu estudo, mais conhecimento adquiro.
Se você merecer, ganhará um presente.
O valor semântico das conjunções subordinativas adverbiais em destaque acima equivalem, respectivamente, a:
No período: “A BELEZA do Rio é comparável à sua BARBÁRIE.", a autora aproxima os dois substantivos destacados, expressando:
No trecho: “Se, como todos nós, também tu te questionas...”, a conjunção SE introduz oração que expressa ideia de: