No texto 1A3-I, a oração “se o Estado reduzisse a tributação de determinado setor da economia” (ℓ. 10 e 11) apresenta, no período em que se insere, noção de
Em “Eu canto porque o instante existe” (linha 1), há um
marcador textual (conectivo) que pode ser substituído, sem
prejuízo de sentido, por
A passagem em que há uma expressão compatível com
a noção de causa é:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão de número 5.
Sem prejuízo para o sentido, o trecho sublinhado em Contanto que a conduta acarrete recompensa (último parágrafo) pode ser substituído por
Em relação a aspectos linguísticos no texto, assinale a afirmativa correta.
Observe o trecho abaixo:
[...]
e muda porque com nenhuma comunica,
porque cortou-se a sintaxe desse rio,
o fio de água por que ele discorria
[...] (linhas 10 a 12)
Pode-se afirmar que as palavras destacadas funcionam, respectivamente, como
Utilize o Texto I para responder a questão.
No excerto “[...] a segurança pública não é apenas dever do Estado e direito dos cidadãos, mas responsabilidade de todos.", o termo em destaque indica uma relação de
O texto a seguir, é referência para as questões.
A frase “... é porque as gerações que os antecederam não foram insensatas", estabelece com o segmento anterior uma relação de:
Texto para responder o item.
Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item. Na linha 21, a supressão de “também” não provoca prejuízos à correção gramatical e aos sentidos originais do texto.
Na oração “e só havia uma saída" (segundo quadrinho), a conjunção sublinhada exerce função
[...] Nossa memória não se comporta como a de uma câmara digital, em que tudo fica gravado, fica facilmente acessível quando bem se entende. Ela está mais para uma página de
Wikipédia, que pode ser editada livremente. É o principal: ela é colaborativa. Você não é o único editor – sua memória enciclopédica também pode ser editada pelos outros.
A analogia acima é de Elizabeth Loftus, psicóloga americana que conduziu o primeiro teste de destaque envolvendo a implantação de memórias falsas em 1995. A ideia de Loftus era
descobrir, nos experimentos, ser era possível convencer alguém de algo que nunca viveu só na base da lábia. Algo no estilo do filme A origem, só que com ela mesma assumindo o lugar de Leonardo DiCaprio.
A manipulação deu certo: (1) uma em cada quatro pessoas testadas saíram dos encontros acreditando piamente ter memórias sobre os mais bizarros acontecimentos. [...]
Superinteressante. Ed. 398, janeiro 2019.
Assinale a alternativa cuja expressão, ao substituir os dois pontos (1), altera a relação de sentido entre as proposições.
No trecho – Ainda que as mulheres tenham tido papel de
agente nesse processo, o estudo ressalta que elas são
às principais vítimas da gentrificação… (4o parágrafo) – a
expressão destacada confere ao trecho ideia de
Na linha 58, tem-se o emprego da conjunção “se”, que expressa ideia de ______________ e poderia ser substituída por __________ desde que __________ alterações no período para a manutenção da correção gramatical.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Na linha 12, a locução “assim como” tem valor ___________, podendo ser substituída por __________, desde que ____________ alterações no período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da proposição acima.
Para que a escola faça algum sentido, os jovens e os seus pais e professores deverão ter um deus a quem servir ou, se possível, vários deuses. Sem eles, a escola é inútil. O famoso aforismo de Nietzsche torna-se aqui relevante: “Aquele que sabe por qual razão viver poderá suportar quase qualquer como”. Isto é válido tanto para a aprendizagem como para a vida. Muito simplesmente, não há modo mais certo de levar o ensino ao seu fim do que não o dotar de um fim. (...)
Um deus, no sentido em que uso a palavra, é o nome de uma grande narrativa, uma narrativa que possui credibilidade, complexidade e poder simbólico suficientes para permitir que o indivíduo organize a vida em função dela.
O Fim da Educação; Postman, Neil
Em “Para que a escola faça algum sentido, os jovens e os seus pais e professores deverão ter um deus a quem servir ou, se possível, vários deuses”, se o verbo em destaque fosse substituído por “deveriam” – futuro do pretérito -, o excerto ficaria corretamente redigido da seguinte maneira, mantendo-se seu sentido original: