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A relação estabelecida pelos termos destacados, nos períodos abaixo, foi CORRETAMENTE identificada em:

Subentende-se uma relação de comparação marcada por recurso gramatical, em:

O termo destacado tem o mesmo significado da palavra entre parêntese, exceto em:

Releia o trecho a seguir.

“[...] Eugênio Bucci sugere cautela, pois não aposta que as redes sociais vão corromper a democracia no Ocidente."

A palavra destacada indica que a segunda parte desse trecho é, em relação à primeira, uma:

"Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição."

“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada."

"A reunião foi suspensa quando ele chegou."

"Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou."

O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a:

O texto a seguir se refere à questão.

No trecho “É possível que amanhã, com outro governo, o Brasil não seja um grande exportador de armas, mas passe a ser conhecido pelo mundo como um país de brio que deu às crianças esquálidas e tristes não direi diploma de doutor, isso seria um enorme milagre inútil. Mas uma oportunidade de trabalho, ao menos isso [...]", a conjunção mas dá ideia de:

Texto para responder à questão.

A expressão destacada no trecho "NO ENTANTO, a sociedade como um todo deve participar: [...]" pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido originai do texto, por:

Em “Não contém nenhum daqueles sólidos grãos de cacau maravilhosos que, embora nada recomendáveis, dão ao chocolate seu caráter exclusivo e seu rico sabor", a proposição negritada em relação à proposição que lhe antecede tem por função estabelecer

Leia o texto abaixo e responda à questão.

"(...) atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo (...)".Os termos grifados, no texto, possuem o valor semântico de:

Leia o texto a seguir para responder à questão.

No trecho “Se educação é um direito de toda criança, denunciar a exploração da mão de obra infantil é seu dever.", a conjunção que introduz a oração em destaque exprime uma ideia de

Confira no texto, as palavras marcadas em I, II, III e IV, a seguir. Releia e analise cada um deles e responda à questão.

I . ... para conseguir mais realização pessoal.

II . ...para que sobrem recursos ...

III. Para muitos dos que sentem falta de mais tempo ou de dinheiro,...

IV . Para ter mais tempo e mais dinheiro,...

A palavra em destaque presta-se à mesma função sintático-semântica em:

A opção que pode substituir a conjunção destacada em “PORTANTO, o cérebro não só filtra o que é importante” por ter o mesmo valor semântico é:

Texto 04

Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa autoestima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo ASSIM nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.

LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44,
p.25, 3 nov. 2004. Artigo de Opinião.

Observe o fragmento e responda à questão:

"A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, MESMO assim nos faz sentir aceitos e respeitados"

Sobre a função coesiva da palavra ASSIM, no fragmento destacado do Texto 04, pode-se afirmar que:

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