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Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e plena observância das normas de concordância na frase:

Em relação aos conhecimentos de concordância nominal e verbal, assinale a alternativa correta: 

Em relação aos conhecimentos de concordância nominal e verbal, assinale a alternativa correta: 

Assinale a alternativa em que a reescrita da frase do 5o parágrafo “... usaram-se aulas gravadas.” está em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal e nominal.

Em relação aos conhecimentos de concordância nominal e verbal, assinale a alternativa correta: 

Em “Além do patrimônio arquitetônico, há também os acervos nos museus”, o verbo haver pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por:

Falta incentivo para a prevenção. Infelizmente, não tem em grande escala. Ainda existe um preconceito muito grande em relação à saúde mental e à busca por ajuda de psicólogos e psiquiatras... (linhas 26 e 27)

Assinale a alternativa em que a passagem para o plural e alterações estruturais no segmento acima tenham sido feitas segundo a norma culta.

I. O grupo de estudantes gritava (ou gritavam) palavras de ordem na manifestação.

II. A maioria dos funcionários preferiu (ou preferiram) o aumento de salário.

III. Fui eu quem fez (ou fiz) a entrevista.

IV. Foi (ou foram) ao cinema a mãe, o pai e as filhas. 

 

Justificam-se pela mesma regra de concordância verbal as frases: 

Quanto aos processos sintáticos de concordância e regência nominal e verbal, identifique os enunciados que
atendem à norma-padrão da língua portuguesa.

Estão CORRETOS apenas:

    Para falar de racismo, é preciso antes diferenciar o racismo de outras categorias que também aparecem associadas à ideia de raça: preconceito e discriminação.

     Podemos dizer que o racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam.

     Embora haja relação entre os conceitos, o racismo difere do preconceito racial e da discriminação racial. O preconceito racial é o juízo baseado em estereótipos acerca de indivíduos que pertençam a determinado grupo racializado, o que pode ou não resultar em práticas discriminatórias. Considerar negros violentos e inconfiáveis, judeus avarentos ou orientais “naturalmente” preparados para as ciências exatas são exemplos de preconceitos.

     A discriminação racial, por sua vez, é a atribuição de tratamento diferenciado a membros de grupos racialmente identificados. Portanto, a discriminação tem como requisito fundamental o poder — ou seja, a possibilidade efetiva do uso da força —, sem o qual não é possível atribuir vantagens ou desvantagens por conta da raça. Assim, a discriminação pode ser direta ou indireta. A discriminação direta é o repúdio ostensivo a indivíduos ou grupos, motivado pela condição racial, exemplo do que ocorre em países que proíbem a entrada de negros, judeus, muçulmanos, pessoas de origem árabe ou persa, ou ainda lojas que se recusam a atender clientes de determinada raça. Já a discriminação indireta é um processo em que a situação específica de grupos minoritários é ignorada — discriminação de fato — ou sobre a qual são impostas regras de “neutralidade racial” sem que se leve em conta a existência de diferenças sociais significativas — discriminação pelo direito ou discriminação por impacto adverso. A discriminação indireta é marcada pela ausência de intencionalidade explícita de discriminar pessoas. Isso pode acontecer porque a norma ou prática não leva em consideração ou não pode prever de forma concreta as consequências da norma.

Silvio Almeida. Racismo Estrutural (Feminismos Plurais). Editora Jandaíra.

Edição do Kindle (com adaptações).  

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue.  

A correção gramatical do último período do último parágrafo seria prejudicada se a forma verbal “leva” fosse substituída por levam.

Analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I – Em “Fazem dez anos que eu não vejo a maioria dos meus familiares.” há incorreta concordância verbal.

II – Em “Seguem anexos os documentos ao email.” há incorreta concordância nominal.

III – Em “paciência é necessário, mas eu não tenho.” há correta concordância nominal.

IV – Em “A multidão de fãs invadiu o palco.” há correta concordância verbal. 

Em relação aos conhecimentos de concordância nominal e verbal, assinale a alternativa correta: 

Em relação aos conhecimentos de concordância nominal e verbal, assinale a alternativa correta: 

Em relação ao excerto “[...] há conteúdo de alta qualidade, [...], mas que os usuários em geral têm muita dificuldade de entender.”, assinale a alternativa correta.

A alternativa correta quanto à concordância (verbal e nominal) é:

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