
Quanto aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item
Na linha 5, estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “cresceu” estivesse flexionada no plural, dada a possibilidade de concordância com “7%”.
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.(...)
Extraído de? https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/classes-sociais.htm. Acesso em 16/10/2019.
A alternativa que se mostra de acordo com a norma-padrão de concordância é:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Há ocorrência de voz passiva e respeito às normas de concordância verbal na frase:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado para integrar adequadamente a frase:
A frase abaixo em que ocorre uma falha gramatical é:

Assinale a alternativa correta quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Assinale a alternativa que traz um enunciado correto, do ponto de vista da concordância (verbal e nominal).
As normas sintáticas da língua portuguesa conferem à concordância verbal certa distinção social. No que concerne ao uso da chamada ‘norma culta’, respeitar essas regras é revelar-se linguisticamente competente. Assinale a alternativa em que a relação sintática ‘verbo-sujeito’ está indicada conforme tais normas.
A pessoa que não sabe o que quer, quando entra em uma livraria, entra também em um estado de desespero. Se vai a um restaurante self-service, fica desesperada. Quando vai a um rodízio, essa coisa bem brasileira (espeto corrido, como se diz no Sul), só pode ser um local de fruição e aproveitamento se tiver critério de seleção. Do contrário, se for aceitando tudo o que vier, no máximo vai ficar empanturrada em 15 minutos. O indivíduo se depara hoje com um excesso de oferta, sua única possibilidade para criar um anteparo, uma capacidade de aproveitamento menos alienado e robótico, é através de critérios de seleção. Talvez a advertência mais séria seja aquela feita pelo gato para Alice, a do País das Maravilhas: ela pergunta para onde vai a estrada, ao que o bicho questiona para onde a moça quer ir. Ela responde que não sabe para onde vai — então qualquer caminho serve.
FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/mario-sergio-cortella-nao-basta-ter-informacao-e-preciso-saber-o-que-fazer-com-ela.html
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.
Assinale a alternativa redigida em conformidade com a norma-padrão de concordância.
Assinale a alternativa em que a concordância verbal e a grafia das palavras estão em conformidade com a norma-padrão.
Texto para o item.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os item. Na linha 5, estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal “Estima‐se” estivesse flexionada na terceira pessoa do plural para concordar com a expressão numérica “7,2 milhões de mulheres”.
Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Agradecendo a sua participação no III Forum do Serviço Social, louvamos a concistência de seus argumentos e a competência que foram apresentados, por que enriqueceram em muito o nosso evento, tendo sido de grande valia para os assistentes sociais que nele tiveram presente.
Leia as assertivas a seguir:
I. Nem Carlos nem Romualdo tinham percebido que o menino não estava.
II. Dizem que comer e nadar faz mal à saúde.
III. Um grupo de pessoas rodearam o vendedor.
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal: