Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 207 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Essa tendência “tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de barro, comunidades religiosas. Parte desse êxito se deve ao fato de ser utilizada entre adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundada com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares.” (LIBÂNEO, 2013, p. 73). A citação caracteriza a Tendência Pedagógica:

Para responder à questão, considere o tema Ensino: concepções e tendências pedagógicas, de acordo com José Carlos Libâneo.

Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como:

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.

Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir.

Nessa concepção teórica, a aprendizagem eficiente está condicionada à robustez do estímulo.

Para Dermeval Saviani, ao elaborar a teoria pedagógica histórico-crítica foi necessário um pressuposto filosófico encontrado através do conceito de:

A tendência pedagógica onde o professor se torna um mero especialista na aplicação de manuais e o aluno é apenas um indivíduo que reage aos estímulos dados pelo professor, tendo que corresponder às respostas esperadas pela escola para ter êxito e avançar para a próxima etapa é a:

Segundo Demerval Saviani, em História das Ideias Pedagógicas do Brasil entre 1932 e 1969 houve predomínio da:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.

Na tendência _____________ o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal ás solicitações do ambiente.

Essa questão faz citação propositada da psicóloga e pesquisadora argentina Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schavi, uma vez que suas contribuições sobre os fatores estruturantes da construção da linguagem oral e escrita no processo de alfabetização serão discutidas e trabalhadas na educação infantil. A pesquisadora nasceu no mesmo ano que o cronista e humorista brasileiro Luis Fernando Veríssimo, isto é, em 1936. Formou-se em Psicologia, pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente, é professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México. Chama-nos muitíssimo à atenção a década em que a pesquisadora doutorou-se em Psicologia, na Universidade de Genebra. Não por acaso, teve como orientador um dos mais importantes pensadores do recém terminado século XX: o biólogo, psicólogo, epistemólogo e educador suíço Jean William Fritz Piaget, mundialmente conhecido como Jean Piaget (falecido em 1980), cujas ideias são seguidas por Emília Ferreiro até os dias de hoje. Não intencionamos, e também não é nosso objetivo, aprofundar nossa pesquisa nos fatos que aconteceram nas imediações da década de 70. Contudo, não podemos falar desse período em que Emília Ferreiro conclui seu doutoramento, sem mencionar o que aconteceu no mundo da Educação à época, principalmente porque, em meados da década seguinte, de 80, passa ser “a principal referência teórica do discurso educacional relacionado com alfabetização”, influenciada por Emilia Ferreiro, a educação passa a ....

Em sua prática pedagógica a professora Ana utiliza como conteúdo de ensino, conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais. Acredita que não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social. Acerca das Tendências Pedagógicas na Prática Escolar, o trabalho da professora Ana está relacionado a qual Tendência:

Kilpatrick estruturou e difundiu o método de projetos, inicialmente testado por Dewey ainda no século XIX (ZABALA, 1998). O ponto de partida do método de projetos é:

O modelo de desenvolvimento descrito na psicanálise baseia-se na suposição da sexualidade infantil, chamados de estágios de desenvolvimento psicossexual. De acordo com os estágios descritos por Sigmund Freud, assinale a alternativa que apresenta todos os estágios descritos pelo autor:

Acerca dos conceitos e teorias de Célestin Freinet é correto afirmar:

I. Para ele, a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce.

II. Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.

III. O educador francês não via valor didático no erro. Ele acreditava que o fracasso desequilibra e desmotiva o aluno.

IV. A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).

“Provavelmente por isso, os pressupostos desse movimento acabaram sendo mais difundidos na educação infantil, onde era menor a preocupação com a aprendizagem de conteúdos específicos. O professor do Ensino Fundamental que se inspirava na _________________ acabou vivendo uma contradição aflitiva [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28).

A qual movimento da educação o texto se refere?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282