Considera-se que um aspecto importante para a construção de uma sociedade mais igualitária é a garantia do direito à educação, desde sempre, em creches e pré-escolas públicas de qualidade. Para isto, é necessária uma prática pedagógica que privilegie uma educação:
Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:
“De uma perspectiva ________________, o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar. É isso que justifica uma proposta de ensino baseada na ideia de que se aprende resolvendo problemas."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes:
No contexto das teorias psicogenéticas, há uma tendência que entende o homem como um ser pré destinado a linguagem. Ela defende que o conhecimento linguístico é nato de cada um, que o aparelho fonador está pronto para uso desde que nascemos. Trata-se da seguinte tendência:
Tornou se o representante mais importante da corrente comportamental. Ele lançou o conceito de "condicionamento operante a partir das suas experiências com ratos em laboratório, (1953). Por esse conceito explicou que, quando um comportamento é seguido da apresentação reforço positivo (recompensa) ou negativo (supressão de algo) a frequência deste comportamento aumenta ou diminui, a depender de como foi programada a experiência. O texto refere-se a:
Qual a Pedagogia que tem como método: exposição verbal da matéria, demonstração. Ênfase nos exercícios, repetição e memorização, visando disciplinar a mente e formar hábitos?
Não é o nome de uma teoria de aprendizagem:
Preencha a lacuna corretamente.
“Na proposta ____ o jogo, enquanto conteúdo/estratégia tem papel privilegiado. É considerado o principal modo de ensinar, é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança".
A Pedagogia tradicional, como bem o conhecemos através dos cursos de formação inicial e continuada, adveio do estudo das concepções antigas de educação. Essa teoria ou concepção pedagógica formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação.
Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.
“O conhecimento das tendências pedagógicas de ensino é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa."
A professora Maria Helena, dos anos inicias de uma escola municipal coordena a transmissão do conhecimento onde o aluno é receptor passivo das informações, não tendo a oportunidade de diálogo e vínculos. Sua prática pedagógica é controladora das ações dos alunos e direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas. O aluno para lograr sucesso na vida e na escola, precisa apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar ou criar algo novo. A concepção de aprendizagem da professora está baseada na tendência pedagógica:
Sobre Paulo Freire:
(__) - Defendia uma pedagogia acrítica;
(__) - Professores e alunos devem desconsiderar as "políticas" que cercam a educação;
(__) - A forma como os alunos são ensinados e o que lhes é ensinado serve a uma agenda política;
(__) - Professores, eles próprios, têm noções políticas que trazem para a sala de aula.
Levando-se em consideração que “V" significa verdadeiro e “F" significa falso a sequência das proposições acima é:
Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.
A proposta triangular tem sido sistematizada epistemologicamente e utilizada amplamente no ensino de arte desde o início do século XXI.
Em que tendência pedagógica Jean Piaget melhor expõe suas concepções sobre a temática Educação?
“[...] Nessa perspectiva, a criança só aprenderia o que fosse demandado por uma necessidade que se expressaria em interesse: tudo o mais seria imposição. E as coisas só teriam o poder de serem interessantes à medida que correspondessem a uma necessidade do indivíduo em um determinado momento [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p.27).
A qual movimento de renovação do ensino a autora se refere?