Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 207 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considera-se que um aspecto importante para a construção de uma sociedade mais igualitária é a garantia do direito à educação, desde sempre, em creches e pré-escolas públicas de qualidade. Para isto, é necessária uma prática pedagógica que privilegie uma educação:

Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:

“De uma perspectiva ________________, o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar. É isso que justifica uma proposta de ensino baseada na ideia de que se aprende resolvendo problemas."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

Ao longo da história da educação no Ocidente, desenvolveram-se várias concepções de aprendizagem que apresentam entendimentos distintos sobre como o indivíduo adquire conhecimento e, consequentemente, como o ensino deve ser organizado, para que o sucesso da aprendizagem ocorra. As concepções mais conhecidas, por se fazerem presentes na educação brasileira, são as seguintes:

No contexto das teorias psicogenéticas, há uma tendência que entende o homem como um ser pré destinado a linguagem. Ela defende que o conhecimento linguístico é nato de cada um, que o aparelho fonador está pronto para uso desde que nascemos. Trata-se da seguinte tendência:

Tornou se o representante mais importante da corrente comportamental. Ele lançou o conceito de "condicionamento operante a partir das suas experiências com ratos em laboratório, (1953). Por esse conceito explicou que, quando um comportamento é seguido da apresentação reforço positivo (recompensa) ou negativo (supressão de algo) a frequência deste comportamento aumenta ou diminui, a depender de como foi programada a experiência. O texto refere-se a:

Qual a Pedagogia que tem como método: exposição verbal da matéria, demonstração. Ênfase nos exercícios, repetição e memorização, visando disciplinar a mente e formar hábitos?

Não é o nome de uma teoria de aprendizagem:

Preencha a lacuna corretamente.

“Na proposta ____ o jogo, enquanto conteúdo/estratégia tem papel privilegiado. É considerado o principal modo de ensinar, é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança".

A Pedagogia tradicional, como bem o conhecemos através dos cursos de formação inicial e continuada, adveio do estudo das concepções antigas de educação. Essa teoria ou concepção pedagógica formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação.

Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.

“O conhecimento das tendências pedagógicas de ensino é fundamental para a realização de uma prática docente realmente significativa."

A professora Maria Helena, dos anos inicias de uma escola municipal coordena a transmissão do conhecimento onde o aluno é receptor passivo das informações, não tendo a oportunidade de diálogo e vínculos. Sua prática pedagógica é controladora das ações dos alunos e direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas. O aluno para lograr sucesso na vida e na escola, precisa apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar ou criar algo novo. A concepção de aprendizagem da professora está baseada na tendência pedagógica:

Sobre Paulo Freire:

(__) - Defendia uma pedagogia acrítica;

(__) - Professores e alunos devem desconsiderar as "políticas" que cercam a educação;

(__) - A forma como os alunos são ensinados e o que lhes é ensinado serve a uma agenda política;

(__) - Professores, eles próprios, têm noções políticas que trazem para a sala de aula.

Levando-se em consideração que “V" significa verdadeiro e “F" significa falso a sequência das proposições acima é:

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

A proposta triangular tem sido sistematizada epistemologicamente e utilizada amplamente no ensino de arte desde o início do século XXI.

Em que tendência pedagógica Jean Piaget melhor expõe suas concepções sobre a temática Educação?

“[...] Nessa perspectiva, a criança só aprenderia o que fosse demandado por uma necessidade que se expressaria em interesse: tudo o mais seria imposição. E as coisas só teriam o poder de serem interessantes à medida que correspondessem a uma necessidade do indivíduo em um determinado momento [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p.27).

A qual movimento de renovação do ensino a autora se refere?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282