Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 104 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Não faz parte das modalidades de remessa física de correspondência (serviço postal) o(a)

Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1
1. Arquivamento
2. Correspondência
3. Processo
4. Protocolo
5. Tramitação

Coluna 2 Descrição
(  ) É a movimentação do documento/processo de uma unidade organizacional para outra.
(  ) É a forma de comunicação escrita que é estabelecida entre pessoas – físicas ou jurídicas – para tratar de assuntos de mútuo interesse.
(  ) É o conjunto de procedimentos que culmina com a guarda de um documento/processo em um Arquivo Setorial ou Central.
(  ) É a unidade junto ao Senado Federal encarregada dos procedimentos com relação às rotinas de recebimento, registro, autuação de processos, tramitação e expedição de documentos.
(  ) É o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Analise as afirmativas abaixo com relação à Gestão de Arquivos.

  1. As informações produzidas, recebidas e acumuladas pelos órgãos e entidades da Administração Pública no exercício de suas funções e atividades são registradas nos documentos públicos.
  2. A gestão documental envolve tanto a área de arquivística quanto a área de tecnologia da informação, sendo que ambas auxiliam na melhoria das demandas de acesso à informação.
  3. A integração dos protocolos com os arquivos, visando à padronização dos procedimentos técnicos, faz com que os documentos sejam rapidamente localizados, não apenas durante sua tramitação, mas também durante o período em que aguardam o cumprimento de
    seus prazos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:

A conservação do arranjo dado pela entidade que produziu os arquivos estabelece o princípio da reversibilidade.

Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:

A minuta de um documento é o resultado da reprodução deste documento.

Alberto está criando seu controle de gastos pessoais em uma planilha eletrônica e deseja saber o total das despesas. Assinale a alternativa correta que indica qual função do MS Excel 2016 (versão em português, configuração padrão), retorna o total de gastos pessoais de Alberto.

Quanto às noções de arquivologia, julgue o item  

Documento precedente é aquele que se junta a outro por tratar de um mesmo assunto, mas trata de pessoas diferentes.

Em relação às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item  

São vantagens da organização linear a clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e a facilidade de implantação.

Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. O arquivo deve garantir a fidedignidade das informações fornecidas.

Quanto às noções de arquivologia, julgue o item

O documento é o material físico no qual a informação está registrada, independentemente da natureza da informação.

Em relação às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item

A organização linear é caracterizada pelas linhas formais de comunicação e pela descentralização das decisões para os níveis inferiores.

Em relação a gestão de documentos, assinale a alternativa incorreta

Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Um conjunto de documentos acumulados a partir das funções e atividades de instituição/órgão/organização pode ser chamado de arquivo.

Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.

O Brasil contribuiu na elaboração de documentos patrimoniais, entre eles a Carta de Brasília e o Compromisso de Salvador.

A respeito dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

Com a mudança política ou administrativa em que ocorra a transferência de funções de uma entidade para outra, os documentos de arquivo importantes também devem ser transferidos para essa outra entidade a fim de assegurar a continuidade administrativa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282