Figura 1

O recorte do organograma (figura 1) representa unidades organizacionais de uma determinada instituição, que caracterizam funções:
Acerca da gestão da informação e de documentos, julgue os itens subsecutivos.
Quando os documentos de arquivo chegam à instituição, a primeira ação deve ser tramitá-los para o setor destinatário do assunto.
Maria trabalha no setor de protocolo de uma organização, onde exerce as atividades de recebimento, registro, classificação, distribuição, expedição e controle de tramitação de documentos. Ao receber um documento de caráter confidencial, Maria deve, para proceder de maneira correta, conhecer a classificação de documentos quanto à natureza do assunto e aos respectivos graus de sigilo.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
O arquivo com predominância de documentos decorrentes do exercício das atividades-fim de uma instituição ou unidade administrativa é denominado arquivo
Não faz parte das modalidades de remessa física de correspondência (serviço postal) o(a)
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1
1. Arquivamento
2. Correspondência
3. Processo
4. Protocolo
5. Tramitação
Coluna 2 Descrição
( ) É a movimentação do documento/processo de uma unidade organizacional para outra.
( ) É a forma de comunicação escrita que é estabelecida entre pessoas – físicas ou jurídicas – para tratar de assuntos de mútuo interesse.
( ) É o conjunto de procedimentos que culmina com a guarda de um documento/processo em um Arquivo Setorial ou Central.
( ) É a unidade junto ao Senado Federal encarregada dos procedimentos com relação às rotinas de recebimento, registro, autuação de processos, tramitação e expedição de documentos.
( ) É o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo com relação à Gestão de Arquivos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:
A conservação do arranjo dado pela entidade que produziu os arquivos estabelece o princípio da reversibilidade.
Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:
A minuta de um documento é o resultado da reprodução deste documento.
Alberto está criando seu controle de gastos pessoais em uma planilha eletrônica e deseja saber o total das despesas. Assinale a alternativa correta que indica qual função do MS Excel 2016 (versão em português, configuração padrão), retorna o total de gastos pessoais de Alberto.
Quanto às noções de arquivologia, julgue o item
Documento precedente é aquele que se junta a outro por tratar de um mesmo assunto, mas trata de pessoas diferentes.
Em relação às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item
São vantagens da organização linear a clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e a facilidade de implantação.
Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. O arquivo deve garantir a fidedignidade das informações fornecidas.
Quanto às noções de arquivologia, julgue o item
O documento é o material físico no qual a informação está registrada, independentemente da natureza da informação.
Em relação às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item
A organização linear é caracterizada pelas linhas formais de comunicação e pela descentralização das decisões para os níveis inferiores.