Os documentos arquivísticos caracterizam-se por registrarem e apoiarem as atividades do órgão ou entidade, servindo de evidência dessas atividades, bem como de fonte de informação para a pesquisa, e para assegurar os direitos dos cidadãos.
Para padronizar a comunicação no universo dos repositórios arquivísticos digitais confiáveis, o Conselho Nacional de Arquivos definiu os conceitos de alguns termos. Relacione esses termos, com suas respectivas características apresentadas a seguir.
I - Confiabilidade
II - Confidencialidade
III - Conversão
IV - Migração
P - Técnica de migração que pode se configurar de diversas formas.
Q - Propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.
R - Propriedade de certos dados ou informações que não podem ser disponibilizadas ou divulgadas sem autorização para pessoas, entidades ou processos.
S - Credibilidade de um documento arquivístico enquanto afirmação de um fato.
T - Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas.
As associações corretas são:
Considerada um dos elementos internos para a diplomática, a data tópica indica o:
Visando ao tratamento do acervo arquivístico de uma instituição, o estabelecimento dos prazos de guarda dos documentos deve ser feito em seguida à:
Para garantir a preservação e autenticidade de documentos arquivísticos digitais de valor permanente, é preciso
Com base no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), analise as assertivas abaixo, relacionadas à terminologia arquivística, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Documento cartográfico: Gênero documental integrado por documentos que contêm representações gráficas da superfície terrestre ou de corpos celestes e desenhos técnicos, como mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas.
( ) Documento filmográfico: Gênero documental integrado por documentos que contêm imagens em movimento, com ou sem som, como filmes e fitas videomagnéticas. Também chamado documento cinematográfico.
( ) Documento iconográfico: Gênero documental integrado por documentos que contêm imagens fixas, impressas, desenhadas ou fotografadas, como fotografias e gravuras.
( ) Documento micrográfico: Gênero documental integrado por documentos em microforma, como cartões-janela, microfilmes e tab-jacks.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa correta sobre documentos de arquivo
Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:
1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.
2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.
3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.
4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.
5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.
conce
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
O conjunto de documentos organicamente vinculados às entidades que os produziram e podem representar uma parcela significativa do patrimônio cultural de uma cidade ou instituição define
Arquivo é o conjunto organizado de documentos acumulados por uma pessoa ou instituição ao longo de suas atividades. O conjunto de documentos mantidos sob a guarda de um arquivo é denominado
Na gestão de conhecimentos existe a preocupação de garantir que conhecimentos únicos, frutos de experiências reais e de grande importância para a empresa, não se percam e sejam úteis para a equipe. Os conhecimentos podem se dividir em categorias, e existem padrões de criação que formam uma espiral do conhecimento contínua.
Uma experiência profissional passada por meio de treinamentos ou instruções práticas, com compartilhamento de experiências, é um exemplo de troca de conhecimento:
Sobre arquivos, analise as afirmativas a seguir.
I. Suporte é todo meio físico no qual a informação é registrada. Exemplos de suporte são: CD, papel, pen drive, dentre outros.
II. São também considerados arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.
III. A característica comum entre arquivos, bibliotecas e museus é que todos possuem fontes geradoras únicas de documentos.
IV. O princípio da preservação da ordem original dos documentos não determina que eles estejam na ordem física correta, mas, sim, na ordem de contexto em que os documentos foram naturalmente acumulados.
Está correto o que se afirma apenas em
Quanto aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os próximos itens.
Documentos de arquivo são produzidos em exemplares únicos.
A atividade que dá apoio e suporte à consecução das atividades-fim de uma instituição denomina-se
Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, da política de arquivos, da legislação e das normas da área, julgue o item que se segue.
A diferença entre o documento de biblioteca e o de arquivo é que o primeiro instrui e ensina, e o segundo constitui-se como prova.
Há três tipos de arquivos: ativo ou temporário, inativo ou intermediário, morto ou permanente. Arquivo morto é aquele que contém documentos