Assinale a afirmativa incorreta acerca do Recenseador e seu trabalho.
Avalie se são falsas (F) ou verdadeiras (V) as três afirmativas a seguir sobre a conduta do recenseador.
( ) Recomenda-se sempre o uso de palavras e frases bem educadas na abordagem ao informante.
( ) No trato com o informante, o recenseador deve abordar temas delicados, como política ou religião, e sempre emitir opiniões, de modo a “quebrar o gelo”.
( ) O recenseador deve vestir-se de forma adequada e discreta e sempre portar o crachá de identificação.
As afirmativas são respectivamente, de cima para baixo,
Para o IBGE, o conceito de cômodo é todo compartimento coberto por um teto, limitado por paredes e que seja parte integrante do domicílio.
Assinale a opção a seguir que não apresenta um exemplo de cômodo.
É muito importante que o Recenseador tome providências e precauções para evitar a perda das informações coletadas.
Assinale a opção incorreta acerca de um desses cuidados.
É um trecho, geralmente retangular, de uma área urbana ou aglomerado rural, delimitado por elementos como: ruas, estradas, estradas de ferro, cursos d’água ou encostas. Contudo, pode ter forma irregular.
O texto define
Em relação às pessoas que devem ser recenseadas, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Os dados da tabela permite identificar que no período apontado o Mato Grosso do Sul passou por um processo de
O gráfico precedente mostra o crescimento populacional no Brasil a partir dos anos 40 do século passado e as tendências a partir do último censo (2010). Considerando os dados do gráfico, assinale a opção correta sobre crescimento populacional.
Menino de engenho
A minha mãe sempre me falava do engenho como de um recanto do céu. E uma negra que ela trouxera para criada contava histórias de lá, das moagens, dos banhos de rio, das frutas e dos brinquedos, que me acostumei a imaginar o engenho como qualquer coisa de um conto de fadas, de um reino fabuloso.
REGO, J. L. Menino de engenho. In:Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.
O conceito geográfico que define a relação descrita no texto entre indivíduo e espaço é:
As alterações no perfil demográfico brasileiro, descritas no texto, trouxeram como consequência socioeconômica o(a)
Define-se “transição demográfica” o processo pelo qual as sociedades passam de um estágio inicial (agrícola de subsistência), com altas taxas de natalidade e de mortalidade, para um estágio final (urbana pós-industrial), conforme o gráfico a seguir.

Sabendo que a taxa de crescimento vegetativo de um país varia conforme o estágio em que ele se encontra na transição demográfica, assinale a alternativa que melhor representa a tendência de comportamento dessa taxa ao longo daquele processo.
Os conjuntos das correntes não dialéticas que estudam a relação do homem com a natureza, sem se preocupar com as interfaces dos homens e as questões sociais, compõem a Geografia ________________. De modo simplório, elas podem ser assim compreendidas: ______________, com Ratzel como principal teórico; _____________, fundamentado, principalmente, por La Blache; e ________________, com bases também em La Blache e Richard Hartshorne, que focaliza o estudo das áreas e sua diferenciação mediante a descrição dos lugares e divisões territoriais.
Os termos que nomeiam e completam CORRETAMENTE as lacunas do texto acima são, respectivamente:
O fator socioeconômico que influencia no contraste descrito no texto é a
Uma consequência da implantação da política demográfica descrita é a
A figura a seguir revela a estrutura etária brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a partir da construção de pirâmides etárias absolutas. Analisando os gráficos, observamos uma tendência de ampliação do número de pessoas idosas (com 60 anos ou mais), alterando o formato da pirâmide etária em relação ao ano de 1980, com alargamento do topo e estreitamento da base. A estimativa do IBGE é de que em 2060, aproximadamente 1/3 da população brasileira será de pessoas idosas. Sendo assim, torna-se necessário pensar em estratégias para promover um envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável da população brasileira. Nesse sentido, foi instituída a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, por meio do Decreto nº 9.328, de 3 de abril de 2018.

I. Oferta de oportunidades para a convivência das pessoas idosas com pessoas de diferentes idades, como forma de evitar o isolamento social.
II. Ambientes físicos e relacionais mais favoráveis ao envelhecimento, livres de barreiras arquitetônicas e urbanísticas e de discriminação por idade.
III. Combate ao abuso financeiro, psicológico ou físico e à violência contra a pessoa idosa.
IV. Eliminação da perda de autonomia e de dependência.
V. Erradicação de fragilidades e doenças crônicas, alcançada por ações de promoção da saúde e do bem-estar;
VI. Superação total de vulnerabilidades e de desigualdades sociais.
Baseando-se nessa estratégia, assinale a seguir a alternativa que apresenta apenas os resultados esperados por ela: