Os sites de instituição, pessoa ou entidade assessoradas devem ter como premissa, EXCETO:
Um banco detectou, através de uma pesquisa de opinião, que é necessário implementar uma política de comunicação de mão dupla.
Para isso, deve implantar a seguinte ferramenta de comunicação:
As publicações se enquadram no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e o sistema cultural-interno, ambiental e competitivo, podendo ser caracterizadas quanto a alguns aspectos. Em relação a esses aspectos, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:
Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.
Ao produzir notícias para colaboradores, as organizações devem compartilhar o máximo de informações possível para exprimir uma imagem de transparência institucional.
Considere as proposições abaixo. I. SWOT é uma matriz de análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio. II. A matriz SWOT faz parte do plano de negócios para criação de uma nova empresa, enquanto a matriz FOFA é a recomendada para o empreendedorismo individual. III. A análise SWOT pode ser aplicada não só para a constituição de um novo negócio, mas também para definir oportunidades e ameaças para as ações planejadas dentro de uma instituição já em funcionamento. Está correto o que se afirma APENAS em
A marca, de uma instituição ou empresa, também é denominada como
Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.
Apesar da aparente otimização de recursos, direcionar a mesma publicação para os públicos interno e externo configura um erro estratégico.
Um órgão público precisa lançar uma campanha institucional voltada para um público formador de opinião, de nível superior. De modo geral, o meio mais adequado para atingir esse público é o(a):
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No processo de comunicação dentro das organizações, o fluxo comunicativo transversal permite uma ligação direta do processo de informações da cúpula diretiva da empresa com os funcionários do nível operacional, o que causa quebra do fluxo hierárquico vertical, o qual exige passagem do fluxo comunicativo pelo gestor intermediário.
Nas afirmações abaixo sobre Identidade e Imagem Institucional de uma empresa, assinale a alternativa incorreta:
Nas afirmações abaixo sobre Plano de comunicação institucional, assinale “V" se forem verdadeiras ou “F" se forem falsas, e, em seguida, marque a alterativa correta:
( ) Três eixos são fundamentais para a construção de um plano de comunicação. A primeira etapa fundamental é a de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização; a segunda seria a etapa de Planejamento estratégico da comunicação organizacional; e a terceira corresponde à Gestão estratégica da comunicação organizacional.
( ) Na etapa de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização, a identificação da visão da empresa refere-se à expressão das crenças, aos atributos ou às convicções filosóficas de seus fundadores e dirigentes.
( ) No planejamento da comunicação institucional, a definição de parâmetros de avaliação e mensuração dos resultados fazem parte de todo o processo, pois permitem uma visão crítica do que está sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos.
( ) As políticas da organização representam o conjunto de crenças, valores e maneiras de pensar e agir; enquanto a filosofia, o grande conjunto de orientações que servirão de base para a sustentação das decisões.
Qual a opção abaixo não corresponde a uma característica da comunicação pública?
Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.
Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:
O responsável pela comunicação de uma instituição financeira detectou que os diretores da instituição, que são constantemente entrevistados por diversos veículos, utilizam uma linguagem demasiadamente técnica.
A melhor forma de corrigir esse problema, mantendo o bom relacionamento com os jornalistas e o público, é:
Um banco pretende veicular uma comunicação para um público bastante amplo e disperso, com diversos níveis de instrução.
As ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir esse público são: