A expressão “atenção residual”, utilizada no texto, pode ser substituída, sem prejuízo do significado original, por atenção afetada:
Com base no texto, identifique como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as seguintes afirmativas:
( ) A primeira observação sobre o mesentério como órgão do corpo humano foi feita por Leonardo da Vinci.
( ) O mesentério é um ligamento do sistema digestório, exatamente como descrito há mais de cem anos.
( ) O mesentério só foi reconhecido como órgão na mais recente publicação de Coffey & O'Leary, baseada em mais de
seis anos de estudos.
( ) O que permitiu a reclassificação dessa parte do corpo como órgão foi o fato de ser uma estrutura fragmentada, mas
simples e única.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Leia e analise as proposições abaixo sobre o texto:
I- Em “Levantamento publicado pela Folha mostrou que mais de 80% do conteúdo informativo tramitado pelo Twitter..." (linha 12-13), os dados numéricos desqualificam a argumentação do texto, pois esses perdem o efeito de veracidade porque não podem ser provados no próprio texto.
II- A expressão “Ninguém duvida" (linha 1) faz o leitor acreditar que o que vai ser dito é uma verdade inquestionável, dando credibilidade sobre o que o texto está exemplificando.
III- O pronome demonstrativo “isso" (na contração “disso") (linha 11) refere-se às falhas de informação e à parcialidade dos jornalistas independentes.
Está ão CORRETA s, apenas
Sabe-se que a linguagem pode ter uso denotativo e conotativo, e que a conotação (sentido especial que tonam os termos em um contexto específico) pode acarretar metaforização. Assinale a única alternativa em que NÃO ocorre o processo da conotação/metaforização.
No texto 2, a fim de produzir um tom de humor para a tirinha, o autor se utiliza da distribuição de informações implícitas no texto.
Assinale a alternativa que exemplifique corretamente o uso dessa estratégia.
Dadas as intenções que subjazem ao texto publicitário, como a de levar o receptor a aceitar a visão de quem o produz, várias são as estratégias utilizadas para construir um texto que seja informativo, e, ao mesmo tempo, evidencie o uso criativo da língua. O jogo das palavras e a repetição são recursos muito comuns, como ilustra o texto a seguir.

Nesse sentido, um texto bem construído reflete o domínio do autor quanto ao emprego dos itens linguísticos. Avalie as proposições abaixo, que tratam desse processo de elaboração textual, e, em seguida, categorize-as como ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso:
( ) A ideia de universalização da audiência da emissora é confirmada no texto não apenas por meio dos pronomes TODO/S (L. 1), mas pelo uso recorrente de estruturas com orações adjetivas, a exemplo de “Uns que se emocionam"; “Uns que se informam". “Uns que gostam da gente" (L. 3).
( ) O período que finaliza o texto, introduzido pelo PORQUE (L.4), reforça o motivo de a emissora valorizar todos os indivíduos; considerando que se trata de uma conclusão, seria correto também o uso de PORTANTO.
( ) Ao mesmo tempo em que o autor sinaliza a ideia de totalidade, ao fazer referência aos “cem milhões" de espectadores (Ls. 1, 2 e 5), busca envolver o espectador, enfatizando a noção de unicidade, já que esse indivíduo “é você" (L. 5).
( ) O jogo das palavras fica evidente quando o item UM/S, originariamente classificado como artigo, assume, nos diferentes contextos de uso, papel de numeral, ou de substantivo (cf. título do texto); ainda como substantivo em “cem milhões de uns" (L. 2) e também pronome em “uns que dizem que não" (L. 4).
( ) Para esclarecer a noção de que as pessoas diferem umas das outras, o autor lista diferentes comportamentos, o que ocorre por meio de estruturas com orações adjetivas explicativas, como: “Uns que se emocionam" (L.3).
A sequência CORRETA é
Na narrativa de São Bernardo (Texto 11), ficam evidentes duas visões diferentes acerca da composição de uma obra literária. Na concepção defendida por Azevedo Gondim, o escritor deve se preocupar em compor um texto
“Primavera Ácrata Saiz das Neves é uma mulher que enfrentou o açoite e os insultos do mundo (...)". Um sinônimo para a palavra em destaque é:
Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem nas ideias do texto.
I. A crônica se desenrola, através do uso da linguagem literária, sobre o ritmo de vida contemporâneo, característica marcante do tempo na sociedade.
II. O texto aponta ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à memória de acontecimentos que se desfazem rapidamente, indicando fugacidade do tempo.
III. O que espanta o autor não é a velocidade, mas sim os acontecimentos não esquecidos, o tempo demarcando acontecimentos que deveriam pertencer à memória recente da sociedade, típica da ficção.
Está correto o que se afirma apenas em:
Em relação ao poema de Drummond, analise as proposições e coloque V para Verdadeira e F para Falsa.
( ) O poema expressa a perplexidade de quem, na escola, se encontra frente a frente com uma língua que parece outra.
( ) O poema mostra que existe uma gramática particularizada que contempla os usos considerados aceitáveis na ótica da língua prestigiada socialmente.
( ) O poema enseja uma reflexão sobre as aulas de Português que devem ser pautadas numa “linguagem na superfície estrelada das letras".
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Maria Helena Martins diz que tudo que impressiona a nossa mente jamais é esquecido, mesmo que permaneça na obscuridade do inconsciente.
Nesta perspectiva,
Leia o Texto para responder à questão.
O sentimento do eu-lírico com relação ao cerrado é de