No que diz respeito ao meio de produção e à concepção discursiva, respectivamente, a notícia de TV é um gênero
Anatol Rosenfeld (1965, p. 11), em seu O teatro épico, escreve que o “gênero lírico foi [...] definido como sendo o mais subjetivo: no poema lírico uma voz central exprime um estado de alma e o traduz por meio de orações. Trata-se essencialmente da expressão de emoções e disposições psíquicas, muitas vezes também de reflexões e visões enquanto intensamente vividas e experimentadas."
Não perdendo de vista o caráter histórico de qualquer conceito envolvendo gêneros literários, assinale, entre os excertos abaixo, aquele que se adequa ao que Rosenfeld considera como lírico:
Por que, na opinião do autor Mia Couto, “são demasiado pobres os nossos «ricos»?
Considerando a opinião da autora do texto I, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. Na opinião da autora:
I. O Direito Penal não deve interferir em condutas em que o assédio não se caracteriza de forma objetiva.
Porque
II. As relações privadas e íntimas podem ser geridas sem recurso aos tribunais.
O trecho “Essa área relevante para a Moral (e para a Religião) pode ser debatida em público em relação a casos concretos como o que recentemente foi suscitado quanto a um alto dignitário da Igreja? A confusão apressada entre a perspectiva moral e o Direito pode afetar profundamente as pessoas visadas, expondo-as à humilhação pública e provocando danos irreparáveis." (L.15-21) pode ser classificado como um parágrafo que claramente realiza uma sequência textual:
A expressão em destaque na oração: A menina QUE TUDO LIA, em relação ao seu termo antecedente" a menina", ao qual se relaciona, apresenta o valor semântico de:
A questão refere-se ao Texto II.
Em relação aos termos destacados no seguinte excerto: “Embora ele a afirme explicitamente apenas mais uma vez, a crença de que batalhas frequentes debilitam um estado e que mesmo inúmeras vitórias o podem levar à ruína subjaz a todos os Métodos militares.", analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O verbo destacado “subjaz" está no singular para concordar com o sujeito “à ruína".
II. A locução verbal “podem levar", em destaque, tem como sujeito “batalhas frequentes.
III. O pronome oblíquo “o", em destaque, é utilizado para estabelecer coesão anafórica, retomando “um estado".
De acordo com o texto 01, podemos afirmar que o câncer de próstata:
Na frase “Existe um estigma de que a população masculina procura pouco o médico" (l.24) a palavra em destaque significa:
A partir da leitura do texto 03, podemos afirmar que seu autor tem como objetivo:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Avalie as seguintes afirmações sobre palavras do texto: I. Na linha 02, a correta grafia da expressão que preenche a lacuna pontilhada é ‘acerca da’. II. Na linha 09, o vocábulo que vem ao encontro do contexto de ocorrência, preenchendo a lacuna pontilhada, é ‘docentes’. III. Na linha 11, o vocábulo ‘segmento’ poderia substituir ‘seguimento’ sem provocar alteração de sentido ao contexto. Quais estão corretas?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que contém uma palavra de sentido oposto à palavra “agressivo” (linha 05), levando em consideração o contexto.
Identifique entre os itens a seguir o que se refere adequadamente à função das palavras HUM, PUXA e OBRIGADA na tira.
Considere o seguinte trecho inicial de uma notícia publicada na revista Super Interessante (edição 394, out/2018):
Onde as formigas constroem os formigueiros?
Depende bastante da espécie de formiga.
Os segmentos abaixo dão continuidade a esse trecho inicial, mas estão fora de ordem. Numere os parênteses, identificando a sequência que dá lógica discursiva ao texto.
( ) As formigas traçam os caminhos por meio de feromônios, substância que permite que os insetos se comuniquem.
( ) Umas constroem sua casa acima do solo. Outras, abaixo. Já a formiga-carpinteira faz seu ninho em árvores ou em qualquer madeira disponível, tal qual os cupins.
( ) Em geral, a toca tem várias galerias, usadas para estoque ou transporte de detritos, por exemplo.
( ) Assim, nenhuma cava um túnel que não dê em lugar algum.
( ) Nesse mundo de mais de 13 mil espécies, há até as que estão mais para cigarra boa-vida do que para a formiga da fábula: nem se dão o trabalho de erguer um formigueiro.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.