Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o próximo item.
As formas verbais que iniciam a redação dos itens estão na terceira pessoa do singular, o que constitui uma incoerência no texto, pois, na verdade, os verbos deveriam aparecer no imperativo afirmativo, na segunda pessoa, referindo-se àqueles que, lendo o texto, poderiam praticar atividade física.
“Tu ias dormir e eu velava para que dormisses bem e profundamente. Tua irmã, embora menor, creio que ela me embromava: na realidade, ela já devia pressentir que Papai Noel era um mito que nós fazíamos força para manter em nós mesmos. Ela não fazia força para isso, e desde que a árvore amanhecesse florida de pacotes e coisas, tudo dava na mesma. Contigo era diferente. Tu realmente acreditavas em mim e em Papai Noel." Entre os termos sublinhados nesse segmento, assinale aquele que não se liga a nenhum termo anterior.
Na estruturação da notícia do texto 1, o jornal deu principal destaque ao seguinte papel de Stephen Hawking:
Conforme as ideias apresentadas no texto, é CORRETO afirmar que a ética:
A respeito dos 7,1 milhões de empregos a serem perdidos no mundo, conforme o texto, assinale a alternativa que NÃO condiz com os sentidos negociados no texto.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto e às ideias nele expressas, julgue o item subsequente.
A expressão inicial “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA", que levaria, normalmente, ao uso do verbo em terceira pessoa, associada a uma forma verbal em primeira pessoa, leva ao entendimento inconteste de que o presidente tanto decretou quanto sancionou a lei em questão.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item a seguir.
No primeiro parágrafo, apresentando-se como velho, o autor adota um tom de autocomiseração ao afirmar que estudar o envelhecimento implica aprender a lidar com a morte e que esse aprendizado deveria ter prioridade sobre outras reflexões humanas.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue o próximo item.
De acordo com o autor, os conceitos de influência e liderança não estão relacionados entre si.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue o próximo item.
De cunho predominantemente argumentativo, o texto tem o objetivo geral de convencer o leitor da validade da perspectiva humanista em relação à noção de liderança.
Acerca dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto 6A4BBB, julgue o item subsequente.
Infere-se do texto que o revisor passa a ser considerado experiente quando, ao revisar um texto, ele opta por um caminho menos simples que se compõe de três passos: identificação de problemas que possam existir no texto objeto de revisão, correção desses problemas e busca de máxima manutenção da produção original.
Leia o texto para responder à questão.
Uma frase em consonância com o que se argumenta no texto é:
Julgue o item a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
Pode-se inferir da ausência de aspas e do estilo característico do texto que a passagem “Não esqueça os dois pacotes de leite (...) a partir do qual a vida vem da vida" (R. 9 a 13) é uma extrapolação imaginativa da autora a partir da carta escrita por Francis Crick a seu filho.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB4A1AAA, julgue o item a seguir.
Há cerca de três décadas, em contextos históricos, culturais e literários, o termo narrativa passou a ser considerado um sinônimo de narração.
Julgue os itens a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
Pode-se inferir da ausência de aspas e do estilo característico do texto que a passagem “Não esqueça os dois pacotes de leite (...) a partir do qual a vida vem da vida” (R. 9 a 13) é uma extrapolação imaginativa da autora a partir da carta escrita por Francis Crick a seu filho.