No segundo parágrafo, com o conteúdo entre parênteses, o narrador apresenta, especificamente, um juízo de valor acerca:
Utilize o Texto II para responder a questão.

Quanto às escolhas lexicais no texto, assinale a alternativa correta.
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O texto apresenta estratégia argumentativa que visa aproximar o leitor das ideias desenvolvidas pelo autor.
Leia o texto, para responder à questão.
Ao empregar a expressão “Ao amadurecermos", no primeiro parágrafo, a autora dá a entender que as pessoas
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Considere as afirmações abaixo a respeito do texto.
I. Para os brasileiros, isso é difícil de entender. O Brasil é um caso comparativamente raro, em que um Estado muito grande coincide com uma nação. As duas frases acima podem ser articuladas em um único período, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical, do seguinte modo: Para os brasileiros, isso é difícil de entender, conquanto, o Brasil é um caso comparativamente raro de um Estado muito grande, ao qual coincide com uma nação.
II. O autor chama a atenção para a importância de se distinguir os conceitos de “nação" e “Estado", distinção sem a qual não se compreende amplamente a história de diversos povos.
III. E muitos deles lutam pela instauração de um Estado nacional basco. Sem prejuízo da correção gramatical, e sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, o segmento “muitos deles" pode ser substituído por “cada um deles".
Está correto o que se afirma APENAS em
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.
Em seu texto, Sílvia Cardoso trata de um dos principais conceitos propostos por Bakhtin, que é o de
Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.
Do trecho O dialogismo, que é, para Bakhtin, a condição de existência do discurso, é duplo: ao mesmo tempo que é lei do discurso constituir-se sempre de “já ditos" de outros discursos (as palavras são sempre, inevitavelmente, “palavras de outrem"), o discurso não existe independentemente daquele a quem é endereçado, o que implica que a visão do destinatário é incorporada e determinante no processo de produção do discurso. (linhas 25 a 29), é possível compreender que
A textualidade é entendida como propriedade essencial do texto porque
Realização linguística concreta, marcada por determinações históricas e socioculturais e caracterizada por suas funções comunicativas é uma maneira de definir o/a
A paráfrase é um dos mecanismos de
Nos textos em que a progressão é estabelecida mediante o emprego das mesmas estruturas sintáticas preenchidas com itens lexicais diferentes ocorre
Costuma-se considerar como característica específica da linguagem culta
“Fatal foi teres chegado de manhãzinha, teus olhos de sono, quando ainda a cidade se espreguiçava e teres visto o casario, as ruelas tortuosas, os homens a gritar nomes e coisas.
[...]
Ao saltares dessas águas barrentas, ao abandonares sem saudade, rápido se perdeu o teu barco entre os tantos aportados naquele cais. Fatal foi tropeçares e seguires aos solavancos pelas ruas achando que eram de boas-vindas os olhares. Ao pé do casarão mal iluminado fatal foi pensares que ofereciam vida nova, pois ouviste os sinos.
A família dormia ainda. Soubeste logo que havia menino, que havia menina, um doutor e sua mulher a quem devias servir, branca e alta mulher.
[...]
Diante da mão espalmada, retorno ao meu ofício e aceito ler teu destino mas, te adianto, não vejo mais
- pesada hora - rastro sequer de fortuna, perdeu‐se a do coração.
Cheia de pejo e de dó vou te esconder, Ó senhora, que fatal foi te roubarem a linha da vida."
Sobre o trecho acima, retirado do conto “Velas. Por quem?", de Maria Lúcia Medeiros (1990, p. 11-13), pode-se afirmar que
Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.
Constitui estritamente resumo do texto o que consta em:
Tendo vicejado em meio à democracia e à demagogia, a retórica desenvolveu-se como instrumento para a soberania do povo e para seu direcionamento político; logo, passa a ser ensinada por professores como Empédocles e Córax.
O comentário acima, que retoma um segmento do texto, caracteriza-se como