Leia o texto para responder à questão.
A menção de Steven Pinker, Michael Shermer e Deirdre McCloskey, no quarto parágrafo, serve ao propósito de
Leia o texto para responder à questão.
Com relação ao que se afirma anteriormente, a frase “É uma caçamba de caminhão de lixo sendo jogada nas águas por minuto.” corresponde a uma
Observe o trecho do enunciado da questão e assinale o item que não condiz com o contexto criado.
“Janus era o deus com dupla face no mundo antigo." (Parágrafo 01- TEXTO I)
Assinale a alternativa que justifica o contexto semântico de “O rio da transformação desacelera e chega ao calmo fluxo da planície cotidiana.”(Parágrafo 02 – TEXTO I)
No título do texto, o autor faz uso de um artigo definido acompanhando o substantivo “rua”. Esse emprego constrói o seguinte efeito de sentido:
O texto III tem um caráter mais objetivo na apresentação de uma ideia. Assinale a alternativa que apresenta um elemento que não contribui para essa objetividade:
De acordo com as ideias do texto CB2A1-I,
os avanços em pesquisa durante a transição do século XX para o século XXI foram os que, historicamente, mais trouxeram benefícios para a sociedade.
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos se o trecho “A revolução (...) para o atual” (l. 7 a 10) fosse reescrito da seguinte forma: A revolução nas comunicações, na produção de alimentos, na diversificação de máquinas, nos equipamentos e na sofisticação da medicina atestam avanços extraordinários alcançados pela sociedade, na transição do século XX para o atual.

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O texto, tipicamente argumentativo, apresenta informações acerca do ensino superior com o propósito de convencer o leitor da importância desse nível de ensino na formação educacional do cidadão brasileiro.
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte - parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.
Considerando-se o contexto, deve-se entender que
No que se refere às ideias, aos fatores de textualidade do texto 6A1AAA e à variação linguística, julgue o seguinte item.
Na construção do texto, o autor, além de narrar fato que aconteceu com “o revisor", explora, repetidas vezes e de diferentes modos, a ideia de que a dúvida pode ser algo positivo.
Com relação às ideias do texto 6A2BBB, julgue o item seguinte.
O autor do texto apresenta uma visão idealizadora de Maquiavel, priorizando arbitrariamente, em sua análise, as obras que considera inovadoras.
Considerando as informações e as ideias do texto 6A3BBB, assim como seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
O texto desenvolve argumentos contrários à adoção de modelos corporativos de gestão pela administração pública.
Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto 6A4AAA e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguintes.
Conclui-se do texto que “o poder de vida ou de morte profissional sobre o autor" (R. 3 e 4) que os revisores têm restringe-se a alterações na forma superficial dos textos, sem atingir seu conteúdo.