Assinale a opção em que o diminutivo “velhinho” apresenta valor semântico diferente do da charge.
Leia as afirmações sobre o texto:
I. A reflexão proposta pelo autor contempla repensar o ensino, de modo que se reconsiderem o propósito de ensinar e o professor como agente profissional desse processo.
II. Para justificar que a classificação de um ato como “ensino" não é possível com base em uma simples descrição de um conjunto de procedimentos, o autor exemplifica que “declamar uma poesia" não ensina nada a alguém e que é uma atividade que corresponde mais ao “doutrinar" do que ao “ensinar".
III.O conceito de ensino implica “o respeito à integridade intelectual e ao juízo independente do aluno a quem se ensinou" (linhas 29 e 30).
De acordo com as ideias do texto:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) De acordo com o sentido no texto, as palavras sumária (linha 7) e fecunda (linha 7) referem-se à definição (linha 7) e estabelecem entre si uma relação de sinonímia.
( ) Os dois pontos no primeiro parágrafo (linhas 2 e 5) foram empregados de acordo com a mesma regra para o uso dos dois pontos no quinto parágrafo (linha 29).
( ) No período: “mas há aqui elementos que merecem consideração", (linha 11), se substituirmos o verbo haver pelo verbo existir, o verbo existir deverá ser flexionado no mesmo tempo e modo verbal, mas na terceira pessoa do plural.
( ) O pronome oblíquo, empregado no final do terceiro parágrafo, retoma o substantivo gesto (linha 17).
( ) As conjunções Mas (linha 11), pois (linha 33) e a conjunção e (linha 34) expressam, respectivamente, sentido de adversidade, conclusão e adição de ideias.
( ) A expressão “fora de moda" (linha 2) caracteriza a linguagem do texto como coloquial e comprova a predominância do sentido conotativo no texto.
Considerando os percentuais empregados no texto, analise as afirmativas a seguir: I. O percentual 31% corresponde ao número de pessoas que apresentaram apneia em 2017. II. O percentual 9% faz referência às pessoas com apneia em estado moderado em 2007, enquanto o percentual 18% faz referência às pessoas em iguais condições em 2017. III. Os percentuais 7% e 19% correspondem, respectivamente, ao número de pessoas com apneia em estado grave em 2007 e em 2017. De acordo com o texto:
Use as letras V e F para indicar a veracidade ou falsidade das afirmativas sobre o texto. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) A Agenda do Diretor se tornou uma necessidade na E.E. Edvaldo Brandão Correia, visto que a escola se localiza na zona central de Salvador, com várias equipes de trabalho que precisavam estar em constante contato para informações sobre as questões da escola.
( ) As aspas, empregadas no último parágrafo do texto, destacam o ponto de vista da diretora Firmina Viterno Azevêdo sobre a importância da comunicação, transcrevendo sua justificativa acerca da gestão escolar.
( ) A palavra pares (linha 21), no texto, tem o mesmo sentido que na frase: “Os volumes I e II da Cartilha sobre o cuidado com o meio ambiente foi distribuída aos pares para os alunos da E.E. Edvaldo Brandão Correia".
( ) A palavra termômetro (linha 10) está empregada, no contexto do texto, no sentido conotativo.
( ) A palavra disseminado (linha 21), conforme o texto, pode ser substituída, sem prejuízo de significado, pela palavra propagado.
( ) A segunda palavra acentuada do primeiro parágrafo recebe acento gráfico em atenção à mesma regra da última palavra acentuada do texto.
De acordo com o texto II, “...o e-mail é um meio prático e rápido para divulgar informações" (linhas 17 e 18) nas escolas. Sobre o e-mail, analise as afirmativas abaixo, indicando-as como verdadeiras “V" ou falsas “F". Após, marque a alternativa que contém a ordem correta das letras, de cima para baixo.
( ) O e-mail pode integrar o conjunto de meios utilizados por uma escola para a comunicação interna entre seus pares, visto tratar-se de um canal eficiente e rápido para a troca de mensagens.
( ) Em termos de escrita, o e-mail agiliza a elaboração da mensagem, visto que o emissor pode valer-se de uma série de recursos nesse sentido, como o uso de abreviaturas, abreviações e reduções de palavras que, além de facilitarem a produção do texto, são reconhecíveis por parte do receptor.
( ) O e-mail, em uma organização como a escola, contribui para aproximar os professores, funcionários e alunos entre si, criando um clima de amizade e camaradagem, fator que permite que as mensagens, mesmo as com teor de trabalho, possam ser escritas em uma linguagem coloquial e de maneira informal.
( ) Como qualquer outra mensagem escrita, a mensagem eletrônica deve atender aos princípios de clareza e precisão textual, observando os aspectos de coerência e coesão textual.
( ) A praticidade do e-mail justifica a ideia de que quanto maior o número de palavras abreviadas melhor será o efeito da mensagem.

Qual título expressa melhor a forma escolhida pelo produtor do texto em análise na apresentação e exploração do tema?

O texto mostra uma conversa entre um homem e uma mulher que dividem a mesma casa. Da análise do texto, infere-se que:
Considerando a interpretação do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
O texto apresentado pertence ao gênero campanha comunitária, portanto conclui-se que o (a)
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) A primeira oração do texto expressa sentido de finalidade à ação do Ministério da Saúde de incluir mais práticas complementares aos tratamentos de saúde.
( ) A primeira vírgula do segundo período do primeiro parágrafo (linha 2) isola um adjunto adverbial que expressa uma circunstância de tempo.
( ) Pluralizando a palavra lista, na oração: “Essa nova lista contempla as práticas custeadas pelo governo federal...." (linhas 21 e 22), todas as palavras que estiverem no singular deverão passar para o plural, a fim de atender à concordância.
( ) A expressão Ou seja (linha 31), empregada no último parágrafo, pode ser substituída pela expressão Isto é, sem que haja alteração de sentido.
( ) No contexto do texto, as expressões aromaterapia (linha 5) e cromoterapia (linha 5) são sinônimas.
( ) A palavra aleatória (linha 31) tem, no texto, o sentido de obrigatória.
A soma correta de todos os pontos corresponde à alternativa:
Analise as afirmativas a seguir sobre o texto: I. A crise que afeta a natureza, com danos evidentes e nocivos ao meio ambiente e que provoca graves alterações climáticas, decorre única e exclusivamente das ações humanas, como jogar lixos nos rios e praticar atividades como o desmatamento. II. Cientistas, pesquisadores amadores, membros de organizações não governamentais e governantes reúnem-se constantemente para discutir soluções à crise ambiental, estabelecendo parâmetros de comportamento para a população em geral e leis específicas de sustentabilidade. III. É importante que todos os cidadãos sejam instruídos quanto aos danos que as ações humanas podem causar ao meio ambiente, conscientizando-os da importância de adoção de práticas que favoreçam a sustentabilidade. Em conformidade com o texto:
O título dado à crônica – Fontes Murmurantes – justifica-se pelo fato de
As opções a seguir apresentam os argumentos apresentados pelo autor contra as fontes sigilosas, à exceção de uma. Assinale-a.
“No carnaval, o jornal publicou uma charge em que um policial está fantasiado de bandido e um bandido de policial. Os policiais justificam que a charge é ofensiva à categoria. Mas o colunista alerta que atitudes como esta ferem a liberdade de expressão e configuram censura prévia".
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.