“Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo!" significa que o narrador:
A sequência decrescente representada pela forma como a galinha era alimentada no decorrer do texto, de pão-de-ló, passando a farelo e, finalmente, a milho, demonstra que:
“[...] tende a criar nessa massa humana tal uniformidade em matéria de uso e consumo de bens materiais [...]". O verbo em destaque se refere a:
Texto para responder à questão.
“Para arrematar nossa conversa, disse-lhe" o trecho “Para arrematar nossa conversa" pode ser adequadamente substituída, sem mudança de seu sentido original, pela seguinte oração:
O nome de “Mamonas Assassinas” dado à banda de pop-rock mostra um traço de modernidade, que é:
A declaração que constitui o último parágrafo do texto tem caráter
De acordo com o autor, a expressão “McMundo" pode ser compreendida como sendo:
Leia o infográfico para responder ao que se pede.

A partir da leitura do infográfico, é INCORRETO afirmar que:
Todos os termos destacados sinalizam opinião do articulista, EXCETO:
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do segmento "Agora, quando lembro este fato, concluo que não estava mentindo. Ele vira, realmente, o avião cair. Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais. E ele acreditava no que dizia, porque era um ficcionista. Tudo que precisava, naquele momento, eram um lápis e um papel. No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso. Se tivesse escrito o que dizia, seria um escritor; como não escrevera, tratava-se de um mentiroso. Uma questão de nomes, de palavras.", é correto afirmar:
Em todas as alternativas o significado das palavras destacadas está adequado ao texto, exceto em:
Texto para responder à questão.
De acordo com o texto, quando se fala em preservação do meio ambiente, “é importante também pensarmos nas cidades, principalmente nas grandes cidades”, porque: