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Os vocábulos “possível”, “projéteis” e “psicológicos” apresentam acento gráfico em razão da mesma regra de acentuação.

Depreende-se do texto que a medicina, como a arte de curar, era aplicada desde as civilizações mais antigas.

Assinale a alternativa que apresenta palavra na qual NÃO haja a ocorrência do prefixo “in-” com o mesmo sentido que ele apresenta em “indescritível”.

Acerca da estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item a seguir.

Sem prejuízo gramatical, ainda que possa haver alteração dos sentidos originais do texto, a estrutura “Na Idade Antiga, a humanidade desconhecia os processos de contaminação que disseminavam as doenças, como a peste, a cólera, a varíola, a febre tifoide, entre outras.” (primeiro período do primeiro parágrafo) poderia ser assim reescrita e reordenada: As pessoas, na Antiguidade, não tinham conhecimento dos processos de contágios de doenças como peste, cólera, varíola, tifo, entre outras doenças transmissíveis.

Acerca da estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item a seguir.

No quarto parágrafo, no trecho “Surgiram, então, as regras e providências sanitárias, a exemplo do transporte da água para abastecer as cidades por meio de aquedutos, que se constituíam na tecnologia de ponta da época.”, ficam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso seja feita a substituição do vocábulo “então” pelo elemento assim.

Acerca da estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item a seguir.

No trecho “as doenças eram frequentemente vistas como punições divinas, e os tratamentos eram embasados em preces, penitências e remédios herbais.”, manter‑se‑ão a correção gramatical e os sentidos textuais caso se substitua o termo “herbais” pela expressão a base de ervas.

No que se refere à estruturação e às ideias do texto, julgue o item a seguir.

Conforme o texto, desde o século XVII, a partir do que veio a se estabelecer como vigilância sanitária, eram de conhecimento comum algumas vias de contaminação e propagação de doenças entre os povos, e tais fatores ainda hoje são assim considerados.

Com relação aos aspectos linguísticos e gramaticais do texto, julgue os itens seguintes.

Na primeira linha do texto, as vírgulas empregadas para intercalar o vocábulo “hoje” não podem ser suprimidas, sob pena de prejuízo à correção gramatical.

Com relação aos aspectos linguísticos e gramaticais do texto, julgue os itens seguintes.

As palavras “considerável”, “longínquos” e “ruína” são grafadas com acento em razão da mesma regra de acentuação gráfica.

A respeito das ideias apresentadas no texto, julgue os itens a seguir.

No texto, afirma-se que os estudiosos brasileiros conseguiram encontrar corpos inteiros e intactos de homens da Pré-História.

Com relação aos aspectos linguísticos e gramaticais do texto, julgue os itens seguintes.

No quarto parágrafo, o coletivo de “partes moles do corpo” recebe o nome de tecido mole.

 

A Bela e a Fera


1  Um dos desejos de minha infância foi habitar um palácio como o da Bela e da Fera, evidente que sem a Fera. Tinha tudo do bom e do melhor naquele palácio. As luzes se acendiam à passagem da moça, a mesa estava posta, havia solidão e silêncio, ninguém enchia o saco dela, a Fera providenciava tudo e ainda fazia o favor de não aparecer, não queria assustá-la.

2  Eu imaginava um palácio mais modesto, seria a minha própria casa, apenas com um acréscimo: em todas as paredes haveria umas torneirinhas que despejariam guaraná no meu copo. Eu era louco por guaraná, ficava triste quando tomava um, confinado numa garrafa banal, que mal dava para encher um copo. 

3  Queria mais, e muito, daí que sonhava com torneiras em todas as paredes, bastava abri-las e o guaraná geladinho jorraria para matar a minha sede e me tontear de prazer. 

4  A injúria do tempo, somada ao desgaste dos anos, sepultou o delírio, mas fui fiel a ele, não tive outros pela vida afora. Esqueci a Bela e a Fera, o Palácio Encantado, as torneirinhas jorrando guaraná.

5 Eis que, deixando de ler historinhas infantis, de repente descobri um sucedâneo, bem verdade que às avessas: a internet. Ela não me deslumbra como os contos de Grimm e Perrault; pelo contrário, me aterroriza, mas tem alguma coisa de encantado.Toda vez que abro a caixa postal, é como se abrisse a torneirinha daquele palácio que a memória não esqueceu, mas a vida demoliu. 

6  Não recebo o guaraná mágico para matar minha sede e me tontear de prazer. Recebo mensagens propondo regimes de emagrecimento, oferecem-me terrenos que não quero comprar e viagens que não pretendo fazer. Vez ou outra, pinga uma gota de afeto – mal dá para encher o copo e embromar a sede.

7  Ouvi dizer que a internet está na Idade da Pedra, mais um pouco ela poderá me dar mais e melhor. Um dia abrirei o computador e terei o guaraná que não mereço. 

 


CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio 
de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado

O tema central desse texto, que faz referência ao conto A Bela e a Fera, pode ser resumido na seguinte frase:

Todas as frases abaixo mostram comparações.
Assinale a única opção em que a comparação está explicada.

Relacionamento com o dinheiro


Desde cedo, começamos a lidar com uma série de situações ligadas ao dinheiro. Para tirar melhor proveito do seu dinheiro, é muito importante saber como utilizá-lo da forma mais favorável a você. O aprendizado e a aplicação de conhecimentos práticos de educação financeira podem contribuir para melhorar a gestão de nossas finanças pessoais, tornando nossas vidas mais tranquilas e equilibradas sob o ponto de vista financeiro. Se pararmos para pensar, estamos sujeitos a um mundo financeiro muito mais complexo que o das gerações anteriores. No entanto, o nível de educação financeira da população não acompanhou esse aumento de complexidade. A ausência de educação financeira, aliada à facilidade de acesso ao crédito, 
tem levado muitas pessoas ao endividamento excessivo, privando-as de parte de sua renda em função do pagamento de prestações mensais que reduzem suas capacidades de consumir produtos que lhes trariam satisfação.  Infelizmente, não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas buscar informações que as auxiliem na gestão de suas finanças. Para agravar essa situação, não há uma cultura coletiva, ou seja, uma preocupação da sociedade organizada em torno do tema.  Nas escolas, pouco ou nada é falado sobre o assunto. As empresas, não compreendendo a importância de ter seus funcionários alfabetizados financeiramente, também não investem nessa área. Similar problema é encontrado nas famílias, nas quais não há o hábito de reunir os membros para discutir e elaborar um orçamento familiar. Igualmente entre os amigos, assuntos ligados à gestão financeira pessoal muitas vezes são considerados invasão de privacidade e pouco se conversa em torno do tema. Enfim, embora todos lidem diariamente com dinheiro, poucos se dedicam a gerir melhor seus recursos.A educação financeira pode trazer diversos benefícios, entre os quais, possibilitar o equilíbrio das  finanças pessoais, preparar para o enfrentamento de imprevistos financeiros e para a aposentadoria, qualificar para o bom uso do sistema financeiro, reduzir a possibilidade de o indivíduo cair em fraudes, preparar o caminho para a realização de sonhos, enfim, tornar a vida melhor.


BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação 
Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 
2013. p. 12. Adaptado.

O texto tem o objetivo primordial de

O nosso gramático mais conhecido, Evanildo Bechara, declarou o seguinte:

“A linguagem tem variações regionais, sociais e de estilo. Mas a língua de cultura se sobreleva e possibilita a unidade nacional do idioma”.

Segundo esse fragmento textual, a língua escrita (língua de cultura) deve ser defendida por sua função de:

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