
Conforme a autora, aprender a língua inglesa, no contexto dado, representa:

De acordo com a discussão proposta no texto, a centralização dos Estados nacionais produz efeitos sobre as línguas que podem ser definidos pela seguinte formulação:

A menção à “famosa Ordonnance de Villers-Cotterêts", no quarto parágrafo, representa, em relação à discussão presente no terceiro parágrafo, uma:

No segundo parágrafo, a delimitação do sentido de “língua oficial" ocorre pelo emprego de um mecanismo linguístico descrito como:

“a gente entra como uma observação de uso no português falado no Brasil, em situações coloquiais" (1º parágrafo). Ao longo do texto, é possível perceber o seguinte posicionamento a respeito dessa afirmação:

A oração “o que certamente tem influência nas crenças e atitudes dos informantes" (2º parágrafo) estabelece, com o trecho anterior, uma relação de:
No primeiro parágrafo, o trecho PARA CRIAR UM SISTEMA QUE DETERMINA SE UM TEXTO É ORIGINAL OU FOI COPIADO DA INTERNET expressa, no contexto:
O trecho “Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado (...)" pode ser reescrito da seguinte forma, sem perda de sentido:
Com base no texto, responda à questão.
No segundo paragrafo, uma estrategia argumentativa utilizada para sustentar a discussao e:
Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo e responda à questão.

O trecho “divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch" pode ser corretamente reescrito da seguinte forma:
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item que se segue.
De acordo com o texto, o quadro de concentração de renda, de precarização das relações de trabalho e de falta de direitos básicos como educação, saúde e moradia é resultado da negligência estatal com relação às necessidades da população.
A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
O desejo de igualdade entre os indivíduos, manifesto a partir da criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, impulsionou a busca por autorrespeito.
Com relação às ideias do texto CB2A1-I, julgue o item a seguir.
De acordo com o texto, as sociedades deste século vivenciaram a substituição da agricultura e, a partir disso, passaram a se submeter ao controle dos proprietários de veículos de informação.
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.
Mantendo-se a correção gramatical e os sentidos do texto, o primeiro período do terceiro parágrafo poderia ser reescrito da seguinte maneira: O progresso científico e tecnológico, a globalização, as guerras mundiais, as revoluções proletárias, o ensino universal e os meios de comunicação de massa representam o fórceps com o qual foi extraída do ventre da sociedade industrial anterior a recém-nascida sociedade pós-industrial.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Para o autor do texto, todo período histórico que se tornou passado se caracteriza como um período de crise moral.