O vocábulo “maior” se refere prioritariamente a realidades que tenham uma extensão física; nesse caso, a frase abaixo em que esse vocábulo foi bem empregado é:
Um célebre crítico disse certa vez sobre um político: “Era um deputado conservador. Seu único programa político era conservar sua cadeira na Câmara”.
O humor dessa frase está no(a):
“Quanto mais a pena for rápida e próxima do delito, tanto mais justa e útil ela será”.
Nesse pensamento, há uma correlação entre dois termos precedidos por “Quanto mais” e “tanto mais”, que são:
Trocadilho é o emprego de palavras ou expressões de duplo sentido. Assinale a alternativa em que ocorre emprego de trocadilho.
Considere o seguinte início de um texto retirado revista Galileu (11/2017):
Uma pesquisa comandada pelo neurocientista da Universidade de Cambridge, Taylor W. Schmitz, apontou o GABA, um neurotransmissor inibidor presente nos mamíferos, como fundamental para suprimir pensamentos e memórias indesejáveis.
Numere os parênteses, identificando a ordem das ideias para que o texto apresente lógica textual.
( ) Depois reuniram 24 jovens saudáveis e, enquanto eram monitorados pelo MRS, os colocaram para jogar. Com um controle com dois botões na mão, foram orientados a apertar um ou outro botão de acordo com as cores que apareciam.
( ) Para chegar à conclusão, os pesquisadores utilizaram um equipamento raro e caro, chamado ressonância magnética espectroscópica (ou MRS na sigla em inglês).
( ) O joguinho foi repetido com insistência, até que os participantes já apertassem botões sem nem pensar direito.
Foi então que os pesquisadores introduziram um novo desafio: se a luz fosse acompanhada por um som, nenhum botão deveria ser apertado.
( ) As pessoas com maior presença do GABA no hipocampo – a região do cérebro responsável pela memória – foram as que se saíram melhor no teste.
( ) Com ele, além das imagens da atividade do cérebro, é possível identificar também a química que rola dentro da cabeça.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Articulam-se na composição da temática central do texto as seguintes noções:
Considerando os textos 3 e 4, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O texto 3 produz intertextualidade com o texto 4.
II. O texto 4 produz intratextualidade com o texto 3.
III. Os textos 3 e 4 são ambos construídos fazendo uso de linguagem verbal e não verbal.
IV. Os textos 3 e 4 são exemplares do mesmo gênero e da mesma tipologia.
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
O autor do texto se posiciona claramente contra
A frase O vigor e o tom dos ataques traem o melindre contém um argumento semelhante ao que está nesta outra frase:
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.
O futuro do indicativo em estará usando e teremos ultrapassado (2º parágrafo) serve ao propósito discursivo de
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.
Nesse texto, o autor conta
De acordo com as convicções que tinha Cícero sobre a amizade, esta
O texto a seguir serve de referência para a questão.
A partir da leitura do texto sob análise, NÃO é possível afirmar que:
O texto a seguir serve de referência para a questão.

A partir da leitura do fragmento de romance sob análise, NÃO é possível afirmar que: