Leia, atentamente, o texto abaixo e, em seguida, responda à questão proposta.
Perdedor, vencedor
O perdedor cumprimentou o vencedor. Apertaram-se as mãos por cima da rede. Depois foram para o vestiário, lado a lado. No vestiário, enquanto tiravam a roupa, o perdedor apontou para a raquete do outro e comentou, sorrindo:
- Também, com essa raquete...
Era uma raquete importada, último tipo. Muito melhor do que a do perdedor. O vencedor também sorriu, mas não disse nada. Começou a descalçar os tênis. O perdedor comentou, ainda sorrindo:
- Também, com esses tênis...
O vencedor quieto. Também sorrindo. Os dois ficaram nus e entraram no chuveiro. O perdedor examinou o vencedor e comentou:
- Também, com esse físico...
O vencedor perdeu a paciência.
- Olha aqui - disse. - Você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse. Se perdesse essa barriga. Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube. Pode comprar uma raquete igual à minha e tênis melhores do que os meus.
Mas sabe de uma coisa? Não é equipamento que ganha jogo. É a pessoa. É a aplicação, a vontade de vencer, a atitude. E você não tem uma atitude de vencedor.
Prefere atribuir sua derrota à minha raquete, aos meus tênis, ao meu físico, a tudo menos a você mesmo. Se parasse de admirar tudo que é meu e mudasse de atitude, você também poderia ser um vencedor, apesar dessa barriga.
O perdedor ficou em silêncio por alguns segundos, depois disse:
- Também, com essa linha de raciocínio...
Luis Fernando Verissimo
Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/marcelmatias/Disciplinas/lingua-portuguesa/lingua-portuguesa2012.2/perdeedor-vencedor/view.
Crônica de Luis Fernando Verissimo publicada no livro "Diálogos impossíveis".
Assinale a única opção CORRETA. Utilizando a ironia e o humor, o autor do texto “Perdedor, vencedor” promove uma reflexão em relação.
De acordo com o texto, um dos motivos pelos quais a “[...] felicidade dá lucro [...]” (linha 4) é porque
Analise as assertivas abaixo:
I. O texto esclarece aos leitores a razão pela qual as plantas do cenário de Chernobyl (uma obra que trata de uma catástrofe nuclear) parecem saudáveis.
II. Segundo a explicação dada, o desastre nuclear, em Chernobyl, foi positivo para as plantas daquele lugar, pois, além de se regenerarem, cresceram devido à ausência de interferência humana.
III. As plantas da Zona de Exclusão de Chernobyl adaptaram-se à radiação por necessidade; é possível que os seres humanos e animais também se adaptassem se tivessem ficado lá.
Quais encontram respaldo no texto?
Assinale a alternativa INCORRETA entre as seguintes considerações sobre o texto e informações implícitas suscitadas por ele
Leia a charge.

Assinale a alternativa correta.
Considerando uma leitura global do texto, observa-se que, além de informar sobre o estágio atual dos estudos sobre a Covid-19, o texto tem o propósito de:
No quinto parágrafo, a segunda frase estabelece com a primeira uma relação de:
“Segundo José Francisco Gonçalves Júnior, professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB), todos esses impactos reunidos podem levar a uma indisponibilidade natural de recursos hídricos” (6º parágrafo). Na frase, o emprego do pronome “todos” tem a função de:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
LELÉU: Oxente! Tô feito super-homem?! Dona Inaura, minha bandeira... pernambucana! Eu nem sei como lhe agradecer.
INAURA: Nem precisa. O amor que lhe tenho é de graça. Da outra vez que você salvou Leléu de Frederico, eu tive bem muita inveja do seu amor por ele. E foi por inveja do seu amor por ela que eu mandei Frederico acabar com você.
Mas eu senti uma dor tão grande, que entendi que meu amor é maior do que qualquer inveja.
LISBELA: Você matou seu marido pra salvar o meu.
Extraído de Lisbela e o prisioneiro (1964, Lins, Osman, p.31)
Disponível em https://www.wattpad.com/153512056-lisbela-e-o-prisioneiro.
Qual das conclusões abaixo está correta, sobre a personagem de Leléu?
Em 1982, Clemente Nascimento, vocalista da banda Inocentes, produziu um texto chamado de Manifesto Punk, no qual escreveu o trecho a seguir:
“Nós estamos aqui para revolucionar a Música Popular Brasileira, para dizer a verdade sem disfarces (e não tornar bela a imunda realidade): para pintar de negro a asa branca, atrasar o trem das onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer.”
Manifesto Punk de 1982, por Clemente Tadeu Nascimento.
A partir do excerto acima, é correto afirmar que:
No que concerne às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, a expressão “uma quadra distante da estação de trem” (l. 1 e 2) poderia ser substituída por a uma quadra de distância da estação de trem.
Assinale a alternativa correta sobre a interpretação da repetição da palavra "péssimo" no primeiro quadrinho,podemos afirmar que ela expressa.
Assinale a alternativa correta que contenha a expressão mais condizente com a interpretação sobre trabalho proposta pelo [texto 1].