No aprimoramento da gestão de uma organização, o Cobit 4
(Control Objectives for Information and Related Technology,
versão 4) pode servir como modelo de controle interno na
governança de tecnologia da informação (TI). Acerca desse
modelo, julgue os seguintes itens.
Para se avaliar se a força de trabalho está habilitada a utilizar os sistemas de TI de maneira segura, deve-se empregar o domínio Monitorar e Avaliar, do Cobit, que trata mais diretamente dessa questão.
A área de foco da governança de TI, no COBIT, denominada Alinhamento Estratégico, tem relacionamento primário com processos de TI mapeados
O processo Gerenciar os Recursos Humanos de TI (PO7) pertence ao domínio CobiT (ref V4.1)
Acerca dos domínios do COBIT, julgue os itens seguintes.
Para o gerenciamento do processo denominado Identificar Soluções Automatizadas, determina-se uma métrica capaz de auferir o percentual de usuários satisfeitos com as funcionalidades entregues.
Julgue os itens subsequentes, relativos a governança de tecnologia
da informação (TI) e modelo COBIT 4.1.
Na governança de TI, gerenciar mudanças, identificar soluções automatizadas e gerenciar investimentos são processos do domínio adquirir e implementar.
Julgue os itens subsequentes, referentes ao COBIT.
Caso um gestor eleve o nível de maturidade de seus processos de 2 para 3, ele estará realizando uma ação em que os processos, por seguirem um padrão de regularidade, precisam atingir um nível em que sejam monitorados e medidos.
Analise as seguintes afirmativas sobre os conceitos de governança de TI, com base no framework do COBIT.
I. O conselho de diretoria e o corpo executivo são responsáveis pela governança de TI, o que envolve estruturas e processos que direcionam a organização na direção de alcançar seus objetivos. Para isto, são utilizados os seguintes princípios: Direção e Controle, Responsabilidade, Prestação de Contas e Atividades.
II. O modelo de maturidade nível 3 (Definido) está associado a um processo estar padronizado, documentado e comunicado.
III. Para mapear as 17 metas de negócio o COBIT utiliza a metodologia de Balance Score Card, que permite mapear a estratégia de uma organização em objetivos, através de indicadores de desempenho distribuídos em 4 perspectivas: Aprendizado e Crescimento, Processo Interno, Cliente, Financeira.
Marque a alternativa CORRETA:
O objetivo de negócio Reduzir Custos de Processos, segundo o COBIT, é atendido adequando-se ao critério de informação:
No COBIT 4.1, identificar e alocar custos, assegurar a conformidade com requisitos externos e gerenciar mudanças pertencem, respectivamente, aos domínios conhecidos como
As organizações bem-sucedidas reconhecem os benefícios
da tecnologia da informação (TI) e a utilizam para direcionar os
valores das partes interessadas no negócio. Essas organizações
consideram que as boas práticas do Control Objectives for
Information and Related Technology (COBIT) podem auxiliá-las
a otimizar os investimentos em TI.
IT Governance Institute, COBIT 4.1, 2007, p. 7 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relativos ao COBIT 4.1.
A disponibilidade refere-se à entrega da informação por meio do melhor ou mais produtivo e econômico uso dos recursos.
Acerca dos domínios do COBIT, julgue os itens seguintes.
Entre os objetivos do processo denominado Monitorar e Avaliar os Controles Internos, incluem-se a monitoração, a comparação e o aprimoramento continuado do ambiente e da estrutura de controles de TI, a fim de que sejam atingidos os objetivos organizacionais.
Julgue os itens subsequentes, relativos a governança de tecnologia
da informação (TI) e modelo COBIT 4.1.
A implantação do COBIT como modelo de governança de TI de uma empresa ou organização propicia, como um dos seus benefícios, o cumprimento dos requisitos do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) para controle de ambientes de TI.
Julgue os itens subsequentes, referentes ao COBIT.
O COBIT propicia um modelo de gestão embasado em objetivos de controle, enquanto os indicadores-chaves de meta (ou KGI) estão estritamente relacionados às medições que auxiliam a gerência a determinar quando um processo de TI está atingindo os requisitos do produto.
O desenvolvimento e a imposição da arquitetura da informação são completamente sustentados por métodos e técnicas formais. A responsabilização pelo desempenho dos processos de desenvolvimento da arquitetura é imposta, e o sucesso da arquitetura de informação é medido. Na definição da arquitetura da informação(PO2) do Cobit V4.1, trata-se do nível de maturidade
A necessidade de uma nova aplicação ou função, requer uma análise prévia à aquisição ou ao desenvolvimento, para assegurar que os requisitos de negócio sejam atendidos por meio de uma abordagem eficaz e eficiente. No Cobit 4.1, o processo que contempla a definição das necessidades, as fontes alternativas, a revisão de viabilidade econômica e tecnológica, a execução das análises de risco e de custo-benefício e a obtenção de uma decisão final por desenvolver ou comprar, é