Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta em que a palavra em destaque exerce o papel de verbo:
No segundo período do segundo parágrafo do texto CG1A1-I, a palavra “mágica” está empregada como um
No segundo período do segundo parágrafo do texto CG1A1-I, a palavra “mágica” está empregada como um
Leia o trecho a seguir, extraído do 6º parágrafo, para responder às questões 7, 8 e 9:
| “A biblioteca da meia-noite” também capricha no brilho, mas fala menos sobre livros do que sobre oportunidades perdidas e vidas em planos paralelos, uma espécie de “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo” em papel (mas menos confuso e mais tocante) |
Com relação às classes, as palavras destacadas são respectivamente:
Assinale a afirmativa na qual a palavra destacada NÃO exerce a mesma função que em “Mas a ele, no canto mais afastado do jardim,
que a seus cuidados cabia, ninguém via.” (3º§).

Considerando os sentidos e os aspectos gramaticais do texto, julgue os itens de 9 a 15.
As palavras “muitas” (linha 2) e “muito” (linha 12) pertencem à mesma categoria gramatical.
“O trecho ficou conhecido como “A curva do ohhhh”, em função da representação onomatopeica da interjeição, produzida pelos turistas que seguem no trem rumo à estátua mais famosa do Brasil. Tão certo como encontrar o Redentor de braços abertos é escutar o “ohhhhhh” em uníssono, expressado pelos passageiros rumo ao Cristo.”
Nesse segmento do texto, o cronista classifica “oh” como interjeição; nos trechos “A curva do ohhhh” e “é escutar o ohhhhhh”, esse mesmo vocábulo deve ser classificado, respectivamente, como
No trecho – … emita sua sagrada opinião… –, a função do termo destacado pode ser também observada em:
Atenção: Para responder às questões de números 01 a 04, considere o poema de Mario Quintana.
Recordo ainda... e nada mais me importa…
Aqueles dias de uma luz tão mansa
Que me deixavam, sempre, de lembrança,
Algum brinquedo novo à minha porta...
Mas veio um vento de desesperança
Soprando cinzas pela noite morta!
E eu pendurei na galharia torta
Todos os meus brinquedos de criança...
Estrada afora após segui... Mas, ai,
Embora idade e senso eu aparente,
Não vos iluda o velho que aqui vai:
Eu quero os meus brinquedos novamente!
Sou um pobre menino... acreditai…
Que envelheceu, um dia, de repente!...
(QUINTANA, Mario. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2005)
Verifica-se rima (ou seja, coincidência final de sons) entre palavras de mesma classe gramatical
As frases abaixo, que contêm o segmento verbo + advérbio em -mente, tiveram esses segmentos substituídos de modo a trocar o verbo pelo substantivo correspondente, e o advérbio por um adjetivo da mesma família.
A frase em que essa substituição foi feita de forma adequada, é:
Na língua portuguesa, considera-se que a concordância nominal seja redundante, pois é efetuada em gênero e número, entre o substantivo e as palavras que podem caracterizá-lo: adjetivos, artigos, pronomes adjetivos, numerais e particípios.
Indique a opção que exemplifica a concordância nominal do substantivo com todas as classes de palavras acima indicadas.
Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse. Punha anúncios nas folhas públicas, com os sinais do fugido, o nome, a roupa, o defeito físico, se o tinha, o bairro por onde andava e a quantia de gratificação. (4o parágrafo)
Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente,
Considerando os excertos retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, assinale a alternativa correta.