O esquema representa um experimento feito com células do protozoário Amoeba proteus. Nele, um grupo de células foi tratado com a droga citocalasina B, enquanto outro grupo não foi tratado, servindo como controle. O formato e o movimento das células tratadas foram
comprometidos.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia — volume I: célula e
hereditariedade. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).
Qual componente celular foi afetado pela droga utilizada no experimento?
Há muito tempo são conhecidas espécies de lesmas-do-mar com uma capacidade ímpar: guardar parte da maquinaria das células das algas que consomem — os cloroplastos — e mantê-los funcionais dentro das suas próprias células, obtendo assim parte do seu alimento. Investigadores portugueses descobriram que essas lesmas-do-mar podem ser mais eficientes nesse processo do que as próprias algas que consomem.
Disponível em: www.cienciahoje.pt. Acesso em: 10 fev. 2015 (adaptado).
Essa adaptação confere a esse organismo a capacidade de obter primariamente
Os macrófagos dos alvéolos pulmonares fagocitam as partículas de sílica ou de asbesto, mas são incapazes de digeri‐las. O acúmulo dessas partículas em determinada organela celular acaba por perfurá‐la, levando ao extravasamento de enzimas para o citosol e à alteração do funcionamento das células pulmonares. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta a organela celular afetada.
O Retículo endoplasmático é uma organela celular que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. A respeito dessa organela, assinale a alternativa correta.
Sabe-se que as membranas de células eucarióticas diferem-se uma das outras nos organismos, isso ocorre porque:
Células normais em cultura possuem um padrão de crescimento representado por uma curva sigmoidal, que reflete as fases de adaptação das células às condições ambientais, à disponibilidade de nutrientes e ao suporte de ancoragem necessários para promover a produção de novas células. A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir (I-IV): I Considerando-se que a biologia celular modifica-se em cada fase da curva, é importante o controle do estágio em que as células podem ser coletadas, quando será realizada a passagem da cultura, ou quando novos nutrientes serão adicionados. II No início da curva, chamada fase “lag”, ocorre principalmente adaptação, sem proliferação, logo após adição das células ao meio de cultivo. III Na fase logarítmica ou exponencial, ocorre multiplicação celular máxima e constante. Por ser a fase de maior viabilidade e atividade metabólica das células é o melhor período para estudo e experimentação. IV Na fase estacionária ou “plateau”, ocorre redução drástica do número de células e o número de células mortas excede o de células novas. Está correto o que se afirma em
Com base na figura abaixo, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta. Podemos falar sobre neoplasias malignas metastáticas:
I- Muitas publicações apontam que o encontro de células malignas em um “fundo" limpo deve alertar para a possibilidade de um tumor metastático. Contudo, isso não é a regra.
II- Muitos carcinomas metastáticos são acompanhados de diátese tumoral, especialmente quando há invasão direta pelo tumor.
III- Estruturas não celulares, como corpos de psammoma, apesar de mais frequentemente acompanhar adenocarcinoma papilar seroso de ovário, não são específicas deste tumor, podendo ser encontradas em adenocarcinoma de endométrio e mais raramente de colo.
Assinale a alternativa correta. Histologicamente são reconhecidos quantos estágios do processo de metaplasia escamosa?
Assinale a alternativa correta. Estas células podem ser observadas em agrupamentos monoestratificados (quando vistas de frente) ou representando arranjos em paliçada ou tira quando vistas lateralmente. O citoplasma é delicado, semitransparente, cianofílico corando fracamente, finamente vacuolizado ou mais raramente apresentando vacúolo único, evidenciando-se às vezes finos grânulos acidófilos. Na segunda fase do ciclo menstrual (fase progestacional), o citoplasma pode se tornar distendido, globoso, pelo acúmulo de muco. O núcleo é localizado na região basal, redondo ou oval, com discreta variação do tamanho, cromatina finamente granular com cromocentros ou nucléolo. Estamos falando de que tipo celular?
Assinale a alternativa correta. Podemos falar sobre A citologia de meio líquido
I- Pode ser realizada através de métodos automatizados e não automatizados.
II- Entre os automatizados, os mais utilizados são Liqui- Prep, Gel hidroalcoólico, entre outros.
III- Os métodos não automatizados incluem o ThinPrep (Hologic, Inc., Marlborough, MA) e o SurePath (Becton, Dickinson and Company, Franklin Lakes, NJ).
Assinale a alternativa correta. Representa o estado da célula ou tecido com aumento da atividade biológica e inclui a preparação para a divisão celular, aumento da atividade secretória, resposta a estímulos externos e reparação.
O desenho a seguir é de uma célula que se encontra em uma etapa da divisão meiótica de certa espécie.
Se uma célula somática, dessa mesma espécie, estivesse em metáfase mitótica, seria possível observar:
Durante a espermatogênese, uma espermatogônia irá originar um espermatócito primário, que, ao realizar a meiose I, irá originar dois espermatócitos secundários. Cada espermatócito secundário realiza a meiose 11 e origina duas espermátides, as quais sofrem uma diferenciação, originando um total de quatro espermatozoides.
Considerando que em uma espermátide, a quantidade de DNA é igual a X, quanto de DNA iremos encontrarem um espermatozoide?
Assinale a alternativa correta. Podemos falar sobre a citologia em meio liquido.
I- Esta possibilita a realização de testes de biologia molecular para o DNA do HPV e outros microorganismos, como a Chlamydia trachomatis e a Neisseria gonorrhoeae, no mesmo material encaminhado para o estudo citológico.
II- A citologia em meio liquido consiste na suspensão e centrifugação de células provenientes do material colhido em líquido fixador, obtendo-se a seguir uma fina camada de células sobre a lâmina.
III- Na citologia em meio líquido a área de leitura é reduzida em até 51%, e como ocorre a eliminação dos interferentes que normalmente obscurecem a amostra, permite um ganho de cerca de 30% no tempo de leitura.