Na representação de esquemas para bancos de dados relacionais por meio da notação IDEF1X, os relacionamentos podem ser identificadores ou não identificadores.
Sobre a consequência do uso de relacionamentos identificadores, assinale a afirmativa correta.
Considere que é preciso fazer uma alteração nos dados da referida tabela: todas as ocorrências do nome Natalia devem ser substituídas pelo nome Joana.
Assinale o comando que provoca essa alteração, como requisitada.
No âmbito da teoria de projeto de bancos de dados relacionais, considere as seguintes dependências funcionais para os atributos A, B, C, D.
A → B
B → C
C → D
Nesse caso, a dependência A → C poderia ser deduzida pelo axioma da
AS QUESTÃO DEVE SER RESPONDIDA A PARTIR DAS TABELAS DE BANCO DE DADOS T1 E T2, A SEGUIR.
Analise o comando SQL exibido abaixo.
A execução desse comando no MS SQL Server produz um resultado que contém, além da linha de títulos, n linhas.
Assinale o valor de n.
Acerca da abordagem relacional, da normalização e do SGBD, entre outros conceitos relativos a banco de dados, julgue o item a seguir.
É condição típica da propriedade de fechamento dos sistemas relacionais a saída de toda operação ser do mesmo tipo de objeto que a entrada, permitindo que se escrevam expressões relacionais aninhadas.
Considerando os conceitos de banco de dados relacionais, assinale a opção correta a respeito das propriedades de uma tupla.
Considerando o diagrama a seguir, responda a questão.
A cardinalidade apresentada no modelo anterior indica que a entidade FUNCIONARIO:
Acerca de banco de dados, julgue o item que se segue.
Relacionamentos do tipo um-para-um podem ser representados em até três tabelas, de acordo com a obrigatoriedade do relacionamento.
As informações anteriormente apresentadas correspondem aos campos de uma tabela de um banco de dados, a qual é acessada por mais de um sistema de informação e também por outras tabelas. Esses dados são utilizados para simples cadastros, desde a consulta até sua alteração, e também para prevenção à fraude, por meio de verificação dos dados da tabela e de outros dados em diferentes bases de dados ou outros meios de informação.
Considerando essas informações, julgue o item que se segue.
Os dados armazenados na referida tabela são considerados não estruturados.
No contexto das propriedades desejadas para transações executadas em banco de dados relacionais, é possível que, eventualmente, seja permitida ou forçada a leitura de dados que foram modificados em operações ainda não confirmadas (comitted).
Assinale a principal propriedade que é flexibilizada na ocorrência de um dirty read.
Considere o comando a seguir utilizando a tabela arvore, definida anteriormente.

Assinale o número de linhas que, além da linha de títulos, aparece no resultado produzido pela execução desse comando.
Acerca de aspectos diversos referentes a banco de dados relacional, julgue o item a seguir.
Em uma relação, os nomes das colunas são únicos, as linhas são distintas entre si, e a ordem da disposição das linhas e colunas é irrelevante para o banco de dados.
A respeito do sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Oracle em ambiente Linux, da arquitetura de banco de dados relacional e da metodologia de desenvolvimento Scrum, julgue os itens.
Geralmente, em uma arquitetura de banco de dados relacional do tipo cliente-servidor, uma aplicação que acesse o banco de dados será executada no módulo cliente.
Em um banco de dados relacional, garante-se que determinado valor que aparece em uma relação para dado conjunto de atributos também apareça em um conjunto de atributos de outra relação por meio da
Acerca de aspectos diversos referentes a banco de dados relacional, julgue o item a seguir.
A chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas de bancos distintos, sendo necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos.