O Tribunal de Contas da União adotou de forma adaptada algumas ferramentas de auditoria utilizadas pelo U.S. Government Accountability Office (U.S. GAO), a exemplo da matriz de planejamento, que é uma ferramenta importante na definição do escopo do trabalho de auditoria.
Na situação hipotética de um trabalho de auditoria que tem por objeto a concessão de auxílio financeiro emergencial a pessoas que perderam renda em decorrência de uma epidemia que atingiu o país e afetou a economia, a matriz de planejamento:
Um princípio relevante nos trabalhos de auditoria é a independência. As normas internacionais para o exercício profissional de auditoria interna entendem a independência como a imunidade quanto às condições que ameaçam a capacidade da atividade de auditoria interna de conduzir as responsabilidades de auditoria de maneira imparcial.
Nos trabalhos de auditoria interna, o grau adequado de independência:
A respeito da natureza e do campo de atuação da auditoria, julgue o item subsequente.
A natureza da auditoria é investigativa, com vistas a dar segurança aos agentes externos às entidades no que se refere a suas decisões de investimento e a contribuir, secundariamente, para a melhoria da gestão das entidades.
João Bosco, auditor experiente, chefe de uma equipe contratada para realizar auditoria em uma grande empresa brasileira, em reunião prévia com os demais componentes, e visando orientá-los sobre a metodologia que seria adotada na realização dos trabalhos, esclareceu que seria utilizada a amostragem para determinar a precisão e a integridade dos saldos contábeis nas demonstrações financeiras. Esse processo é necessário quando a população (as informações de transações de contas) é grande. Sobre essa técnica e de acordo com a NBC TA 530 – Amostragem em auditoria, analise as afirmativas a seguir.
I. Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de uma população relevante.
II. A distorção tolerável é um valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população.
III. Estratificação é o processo de dividir uma população em subpopulações, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com características heterogêneas.
IV. Quanto maior a taxa tolerável de desvio, maior o tamanho da amostra necessária na auditoria.
Está correto o que se afirma apenas em
Com relação aos procedimentos e testes de auditoria, julgue o item seguinte
Ao observar a maneira como os empregados realizam o inventário anual de estoques, o auditor interno está pondo em prática o procedimento de auditoria denominado de inspeção.
Uma equipe de auditores foi designada para investigar irregularidades na compra de equipamentos hospitalares adquiridos em regime de urgência em decorrência de um incêndio que afetou os equipamentos em uso anteriormente. Após um exame inicial das notas fiscais constantes no processo de aquisição, os auditores começaram a buscar evidências de superfaturamento.
Para obter esse tipo de evidência, uma técnica recomendada é: (A)
Ao planejar a adoção de um programa de adequação às boas práticas de governança na gestão pública, um gestor recebeu a sugestão da equipe de que deveria realizar uma auditoria com o objetivo de analisar de forma mais aprofundada a observância aos princípios gerais que regem a boa gestão financeira no órgão, bem como a conduta dos seus servidores.
Por seu escopo, esse tipo de trabalho deve observar as orientações para realização de auditoria:
A respeito da natureza e do campo de atuação da auditoria, julgue o item subsequente.
A avaliação de processos internos e operações não compõe o campo de atuação da auditoria.
Ao realizar um trabalho de auditoria, o auditor deve obter evidência de auditoria que seja suficiente e apropriada para persuadir uma pessoa conhecedora de que os achados de auditoria são razoáveis.
Quanto a essas duas características da evidência de auditoria à luz da NBASP/ISSAI 3000 – Norma para Auditoria Operacional, é correto afirmar que:
Nos trabalhos de auditoria, é necessária a definição de critérios, que consistem em referências para avaliar o objeto auditado. Tais referências são previamente determinadas pelo auditor. No contexto das entidades públicas, conforme a ISSAI 100, a definição desses critérios:
No desenvolvimento de um trabalho de asseguração sobre as demonstrações contábeis de uma instituição pública, a equipe realizou o processo de identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante do contexto auditado.
Em relação ao processo de avaliação e resposta aos riscos de distorção relevante, é correto afirmar que:
Uma equipe de auditoria foi estabelecida para realizar um trabalho de asseguração sobre as demonstrações contábeis de uma instituição pública referentes a 31/12/2021.
Em relação às características e aos procedimentos para a determinação da materialidade, é correto afirmar que:
As características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna são tratadas nas normas internacionais para o exercício profissional da auditoria interna.
De acordo com essas normas, a natureza de avaliações (assurances) fornecidas para partes externas à organização deve ser definida:
Julgue o item seguinte, considerando o disposto nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, do Conselho Federal de Contabilidade
Assessorar a administração da entidade auditada a prevenir a ocorrência de fraudes e erros não se inclui entre as atividades obrigatórias da auditoria interna
Julgue o item seguinte, considerando o disposto nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, do Conselho Federal de Contabilidade
Os resultados da auditoria interna devem estar fundamentados em informações denominadas de evidências, as quais devem atender a uma série de requisitos capazes de proporcionar uma base sólida às conclusões e recomendações que serão levadas ao conhecimento dos gestores da entidade auditada.