Assinale a alternativa em que todas as características estão presentes nos sulcos dos enforcados, segundo a classificação de Bonnet:
Em um caso de suicídio, um indivíduo trancou-se na garagem e ligou o motor do seu veículo. Grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) foram liberadas pelo veículo devido à combustão da gasolina e desta forma o indivíduo foi a óbito. Quanto ao monóxido de carbono, podemos dizer que:
I. O CO é um gás classificado como asfixiante bioquímico por diminuir o transporte de oxigênio no sangue.
II. A afinidade do CO pela hemoglobina é cerca de 240 vezes maior do que a do oxigênio.
III. O CO liga-se à mioglobina formando carboxihemoglobina.
IV. Para um individuo adulto, concentrações tóxicas e letais de carboxihemoglobina no sangue são aproximadamente de 5 e 25%, respectivamente.
Assinale:
Considere a traumatologia para assinalar a alternativa INCORRETA sobre as características na morte por enforcamento.
Em relação às asfixias, assinale a opção correta.
Diante de notícia sobre a ocorrência de crime de homicídio, policiais civis foram ao local para investigar o fato. Ao chegarem, foi possível observar que a vítima estava com o corpo totalmente em contato com o solo, em decúbito ventral, com as mãos amarradas para trás. Na região do pescoço, foi possível observar que havia um fio que circulava a região por três vezes. A perícia no material revelou que nas duas pontas do fio havia um pedaço de madeira amarrado, o que possibilitava o tracionamento para lados opostos. O sulco provocado pelo fio era contínuo, com profundidade uniforme e em sentido horizontal, tendo lesionado a região inferior ao osso hioide. Diante das informações apresentadas acima, pode-se afirmar que houve:
A pneumonia (ou pneumonite) de origem bacteriana é um quadro patológico pulmonar que gera um dos maiores índices de discrepâncias diagnósticas quando se compara o quadro clínico do paciente com os resultados do exame necroscópico. No exame macroscópico em necropsia, o principal diagnóstico diferencial da pneumonia bacteriana de relevância médico legal, dentre os apresentados abaixo é:
O corpo não putrefeito de uma jovem foi encontrado, em sua residência, pendurado em uma viga, suspenso parcialmente por um laço feito com uma corda, cujo nó estava situado na região anterior do pescoço. A perícia realizada no local não constatou desordem no ambiente, tendo encontrado apenas um bilhete de despedida. O médico-legista foi questionado pelo delegado sobre a causa da morte, ou seja, se havia decorrido de suicídio ou de homicídio seguido da simulação de suicídio. O exame necroscópico da vítima mostrou sinais locais e gerais de asfixia; sulco cervical horizontal, contínuo, de profundidade uniforme, sem sinais de reação vital. Entre as lesões externas descritas no laudo cadavérico incluíam-se escoriações ungueais (provocadas por unhas) e equimoses arredondadas na região cervical e ao redor da boca; escoriações e equimoses nas mãos, antebraços bem como nas regiões dorsal e posterior da cabeça.
Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que
Considere a traumatologia para assinalar a alternativa correta sobre a forma de asfxia da esganadura.
Considere a traumatologia para assinalar a alternativa
correta sobre as características gerais externas da
morte por asfxia.
De acordo com a classificação de Afrânio Peixoto, as asfixias podem ser definidas como puras, complexas e mistas. Acerca desta classificação, é um exemplo de asfixia pura a(o):
De acordo com os conceitos médico-legais, enforcamento incompleto é aquele no qual:
Adolescente de 15 anos é avaliado em uma perícia. Ele
apresentava: (a) dificuldade na fala, rouquidão e relatava
dor na região cervical e na face; (b) edema e equimose
de coloração vermelho–violácea na região periorbitária direita
e esquerda; (c) hemorragia conjuntival e petéquias
na pálpebra inferior de ambos os olhos; (d) escoriação
linear, horizontal, uniforme, de coloração avermelhada,
medindo 0,4 cm de largura, localizada abaixo da tireoide,
estendendo–se pela circunferência do pescoço e interrompendo–se
em sua região lateral esquerda.
A perícia descrita mais provavelmente sugere
A asfixia causada por uma constrição cervical que se valha
de um laço com nó atípico e deslizante é chamada de
Quanto às asfixias de causa violenta, assinale a alternativa
que apresenta uma síndrome de imersão ou hidrocussão que
se relaciona a um tipo de asfixia causado por modificação do
meio ambiente.
Experimentalmente, o enforcamento evolui em três períodos até o êxito letal. Constitui um sinal clínico característico da evolução do seu “segundo período":