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Folha de respostas:

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Um tipo de documento que tem inúmeras funções, tais como: apresentar síntese de variados tipos de trabalhos ou apresentação de resultados, parciais ou finais, de atividades variadas, das acadêmicas às prestações de contas, é

“_____________________ No5 , DE 7 DE FEVEREIRO DE 2002.

Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ

O CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 9° do Decreto no 4.073, de 3 de janeiro de 2002,

RESOLVE:

Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARG. 

Art. 2º ___________________________entra em vigor na data de sua publicação.

PEDRO PARENTE”

O documento acima reproduzido se trata de:

É instrumento formal através do qual a Administração Pública expressa seu consentimento para que um particular desenvolva certa atividade. Trata-se de:

Gênero textual comum em comunicações externas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos, enviado normalmente a funcionários ou autoridades públicas para solicitar, reivindicar ou comunicar algo, e exige grande atenção ao tratamento utilizado ao destinatário. Assinale a alternativa que contém o documento citado acima:

A elaboração de documentos administrativos requer não apenas o cuidado com a linguagem, mas o conhecimento do contexto em questão. Alguns documentos devem seguir as normas e atos que norteiam o Serviço Público, pois tratam-se de unidades de registro de informação, produzidos no decurso das atividades administrativas de Instituições. Relacione os tipos de documentos com a respectiva forma e estrutura.

Tipos de documentos
1 Atestado
2 Edital
3 Ofício
4 Ordem de Serviço
5 Portaria

Características
( ) Comunicação que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial. É o tipo mais comum de correspondência oficial.
( ) Ato interno por meio do qual se determinam instruções a respeito de procedimentos estabelecidos em Norma de Serviço e Resolução.
( ) Documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa ou função que exerce declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração.
( ) Ato administrativo que define competências, estabelece normas e procedimentos e disciplina matéria não regulada em lei. Define situações funcionais e aplica medidas de ordem disciplinar.
( ) Instrumento de comunicação utilizado para fins de abertura de concorrência e de concurso público, provimento de cargo público, convocação de servidor, licitações e divulgação de atos deliberativos.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

Assinale a alternativa correta:

Vossa Reverendíssima é um pronome de tratamento utilizado para:

A Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais de uma universidade federal necessita enviar uma comunicação oficial a uma universidade estrangeira, com o intuito de apresentar um professor que irá participar de um evento internacional na condição de professor intercambista. O fecho adequado para o documento a ser redigido deve ser obtido no Manual de Redação

Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:

Os documentos oficiais devem ser utilizados segundo o propósito a que se destinam, respeitando a forma a ser adotada para cada caso. Analise as afirmativas abaixo que tratam de situações em que foram editados documentos oficiais:

I - O decreto pode ser emanado pelos Secretários Municipais para disciplinar o funcionamento dos órgãos que estão sob sua responsabilidade.

II - Os processos internos de um Ente público devem ter como origem o documento oficial denominado Memorando quando a tramitação seja exclusivamente interna.

III - Portaria pode ser publicada para nomeação de servidores públicos aprovados em concurso público.

Estão corretas as alternativas:

Supondo que uma escola da rede privada tenha de contratar professores e servidores administrativos para o preenchimento de vagas, mediante realização de concurso público, considere os itens a seguir sobre os procedimentos a serem tomados quanto à divulgação a ser feita do referido processo: I. Contatar diretamente com pretensos candidatos, cujo currículo integrava o banco de dados da escola, priorizando sua participação em respeito ao fato de terem se candidatado anteriormente para trabalhar na escola. II. Publicar uma nota nos jornais locais, para comunicar a existência de vagas e valer-se de eventos públicos para a divulgação do concurso, a fim de que mais interessados tomem conhecimento do concurso. III. Estabelecer contato com os interessados por meio do corpo docente e do pessoal técnico-administrativo. IV. Publicar nos jornais locais e em outros meios de divulgação edital específico para o concurso, de forma a notificar a existência de vagas e a realização do concurso público a todos os interessados. Está (estão) certo(s) o(s) item (itens):

O __________ é uma forma de comunicação que está sendo menos usada devido ao desenvolvimento da Internet. É utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico.

Assinale a alternativa correta

Ao elaborar uma exposição de motivos a ser enviada à Presidência da República, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o Ministério da Educação deve utilizar o modelo definido como “padrão ofício” e utilizar como fecho para a referida comunicação a expressão

Exposição de fatos ocorridos em uma reunião de qualquer tipo define:

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